Death Stranding e o poder do silêncio; entenda

Death Stranding e o poder do silêncio; entenda

Death Stranding e o poder do silêncio; entenda

Há uma abundância de jogos que foram melhorados por suas trilhas sonoras. As estações de rádio nos jogos de Grand Theft Auto se tornaram uma parte icônica da franquia,...

Death Stranding e o poder do silêncio; entenda
Imagem: Reprodução | Divulgação
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Há uma abundância de jogos que foram melhorados por suas trilhas sonoras. As estações de rádio nos jogos de Grand Theft Auto se tornaram uma parte icônica da franquia, e as ondas orquestrais que acompanham as batalhas épicas em God of War amplificam sua ação.

 


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As vibrações assustadoras de Lavender Town em Pokémon se tornaram lendas urbanas, enquanto as trilhas sonoras dos jogos do Sonic são suficientes para provocar nostalgia em muitos. Com Death Stranding, Hideo Kojima demonstra que o silêncio pode ser tão poderoso quanto.


O primeiro jogo da Kojima Productions faz com que os jogadores passem longos períodos em relativo silêncio, e isso tem um efeito profundo. Embora Death Stranding apresente uma trilha sonora atmosférica que os jogadores podem ouvir em casas seguras, o tempo longe da música talvez seja mais impactante.

Sam Bridges faz uma jornada solitária em Death Stranding

Death Stranding e o poder do silêncio; entenda


O protagonista de Death Stranding é Sam Porter Bridges, um homem com fobia de ser tocado. Ele vive em um mundo onde a sociedade americana foi fragmentada e as pessoas se refugiaram em bunkers, então a tarefa de Sam é reconectar pessoas isoladas e reconstruir as Cidades Unidas da América. 

A história pode ser interpretada de várias maneiras: Kojima, em entrevista à revista Time, afirmou que o jogo é inspirado por sentimentos de solidão que sentiu depois que saiu da Konami. No entanto, o jogo pode ressoar com algumas pessoas que, na era digital, encontram menos desculpas para conhecer outras pessoas ao vivo. 


Após a pandemia do COVID-19, o jogo ganhou um novo significado à medida que grande parte do mundo se encontrava em quarentena, isolado de amigos e familiares. Para reconectar a América, Sam precisa fazer entregas. A jornada de Sam é solitária, atravessando paisagens desoladas e cordilheiras austeras. 

À medida que o jogo avança, Sam ganha acesso a estruturas que facilitam o trabalho: tirolesas, caminhões, motocicletas, estradas e pontes ficam disponíveis e são imensamente úteis. No entanto, nas primeiras horas do jogo, antes que Sam possa fazer uso da maioria dessas estruturas, as pessoas experimentam a forma mais pura de Death Stranding

Os jogadores precisam fazer longas jornadas a pé com pouca ajuda, e isso pode ser frustrante quando levam os jogadores por terrenos acidentados ou encostas íngremes, ou um teste de resistência quando os jogadores vão de um canto ao outro do mapa. A luta faz parte da experiência.

Para a maioria das caminhadas de Sam, os jogadores são tratados com silêncio, o que pode ser uma escolha excêntrica para um jogo que faz muito de sua jogabilidade parecer uma tarefa árdua, mas o efeito do silêncio em Death Stranding é mais poderoso do que qualquer trilha sonora. O silêncio enfatiza o quão isolado Sam está enquanto marcha por trechos distópicos da Terra

Isso faz com que os jogadores se sintam mais agradecidos quando tropeçam em uma escada ou uma corda de escalada colocada por um colega porteiro e ajuda a induzir uma sensação calma e meditativa. O mundo de Sam pode ser pós-apocalíptico, mas também é lindo; contemplar a natureza sublime enquanto Sam caminha em silêncio torna-se tão pacífico quanto uma caminhada na vida real.

A experiência Death Stranding

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Os fãs de Death Stranding pediram repetidamente que o jogo recebesse uma atualização que desse a Sam algum tipo de MP3 player para usar ao fazer entregas. Metal Gear Solid 5, um jogo também desenvolvido por Kojima, tem Venom Snake carregando um Walkman para tocar os melhores hits dos anos 80 enquanto ele se infiltra nas bases inimigas. 

Death Stranding recebeu muitas atualizações, incluindo um lançamento do Director’s Cut, mas um MP3 player ainda não foi incluído. A razão mais provável para a omissão do MP3 player é que ele colidiria com os objetivos que o jogo está tentando alcançar. 

Silêncio e solidão fazem parte da experiência Death Stranding, e o jogo recompensa os jogadores por aguentarem. Ocasionalmente, após uma jornada árdua, os jogadores encontrarão seu destino aparecendo no horizonte, e a música perfeita será tocada para levantar o ânimo na última milha.

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Créditos: Gamerant

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