Vale a pena jogar a trilogia original de God of War em 2022?
De Pac-Man a Uncharted, existem muitas franquias de videogames amadas, abrangendo diferentes gêneros e épocas. Onde alguns lançamentos introduziram os jogadores a novos mundos, personagens e estilos, outros reformularam clássicos para o...
De Pac-Man a Uncharted, existem muitas franquias de videogames amadas, abrangendo diferentes gêneros e épocas. Onde alguns lançamentos introduziram os jogadores a novos mundos, personagens e estilos, outros reformularam clássicos para o público moderno. Um ótimo exemplo disso é a franquia God of War.
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O que começou como um clássico jogo de hack-and-slash evoluiu para uma narrativa de ação e aventura em terceira pessoa com um fator em comum: Kratos. Nas entradas mais antigas, Kratos era um homem cheio de raiva contra os deuses gregos, não parando por nada para derrotá-los, mesmo que isso significasse destruir o mundo.
No entanto, God of War de 2018 viu uma versão mais suave e paciente do “herói”, que agora tinha um filho pequeno, Atreus. Devido ao seu enorme sucesso, a reinicialização de 2018 trouxe inúmeros novos jogadores para a franquia. Mas os jogos originais, que configuraram a história abrangente da franquia, realmente valem a pena revisitar antes de God of War: Ragnarok ser lançado?
Lançado em 2005, o God of War original apresentou aos jogadores uma versão de Kratos que estava em seu auge e (potencialmente) o mais mortal. A história abrangente explicava por que ele estava lutando contra os Deuses do Olimpo: ele foi manipulado para matar sua família para que não tivesse escolha a não ser servir seu mestre, Ares. Eventualmente, ele matou seu enganador e se tornou o novo Deus da Guerra.
Ao contrário da maioria dos protagonistas, Kratos é bastante desagradável e é a coisa mais distante de um herói inspirador. No entanto, seus feitos impressionantes e cheios de raiva fizeram com que jogá-lo enquanto ele enfrenta Deuses e Titãs um espetáculo para ser visto.
Isso é especialmente verdadeiro ao comparar o jogo de 2005 com sua reinicialização em 2018, que mostrou uma versão de Kratos ainda capaz desses feitos, mas menos propensa a realizá-los, a menos que seja necessário. Em termos de jogabilidade, os títulos originais de God of War implementaram dois modelos clássicos de jogabilidade e realmente os tornaram seus.
Primeiro, eles abraçaram suas influências hack-and-slash, permitindo que Kratos trouxesse caos ao campo de batalha com várias armas inspiradas na mitologia grega. Talvez o mais famoso tenha sido a Lâmina dos Caos, que trouxe uma carnificina generalizada na mesma linha da espada de Dante Rebellion em Devil May Cry.
A trilogia original também se concentrou em eventos rápidos ao enfrentar os deuses, elevando sua qualidade interativa a novos patamares. Um grande exemplo do controle que esses momentos trouxeram aos jogadores é durante a luta com Helios em God of War III, onde os jogadores controlavam Kratos enquanto ele arrancava a cabeça do deus.
O ritmo narrativo da saga original também foi mais enérgico do que o da reinicialização de 2018, que compensou seu ritmo mais lento com histórias e ambientes ricos. No entanto, os jogos originais fizeram os jogadores sentirem o impulso e a raiva correndo nas veias de Kratos do início ao fim.
Os jogadores não tiveram um momento de descanso quando Kratos encontrou inimigo após inimigo em sua jornada para se vingar de seu pai, Zeus. A trilogia é como um nervo exposto que transforma todas as emoções em 11, e tocá-la parece um álbum de heavy metal ganhando vida. Comparado ao reboot, o ritmo narrativo da trilogia é como um treino que mantém os jogadores correndo do início ao fim.
Mesmo com seu estilo de jogo diferente, narrativa de alta octanagem e história intensa de vingança e justiça, a trilogia original não é necessária para os jogadores obterem o impacto total do jogo de 2018. A maioria dos jogadores de God of War (2018) provavelmente conhecia a história da trilogia original devido à sua reputação e status na cultura pop.
Momentos como quando Kratos pegou as Lâminas do Caos parecem mais míticos do que simplesmente servir como um easter egg para os fãs de longa data. Para aqueles que não jogaram os originais, os retornos de chamada aumentaram o mistério de um personagem que muitos só ouviram histórias – muito parecido com o que o filho de Kratos o via.
À medida que o lançamento de God of War: Ragnarok se aproxima, os jogadores descobrirão que os jogos originais ainda são agradáveis, e aprimoram e informam a narrativa mais ampla, caso optem por jogá-los. No entanto, esses jogos não são de forma alguma um requisito para que os jogadores aproveitem ao máximo a narrativa e a jogabilidade da série reiniciada.
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