O estúdio Universal lidera com três filmes na bilheteria americana

O estúdio Universal lidera com três filmes na bilheteria americana

O estúdio Universal lidera com três filmes na bilheteria americana

Os três longas de maior bilheteria no último fim de semana na América do Norte são todos distribuídos pelo mesmo estúdio. A Universal é a responsável pelo líder Velozes...

O estúdio Universal lidera com três filmes na bilheteria americana
Imagem: Reprodução | Divulgação
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Os três longas de maior bilheteria no último fim de semana na América do Norte são todos distribuídos pelo mesmo estúdio. A Universal é a responsável pelo líder Velozes & Furiosos 9 (que está na segunda semana) e pelos estreantes O Poderoso Chefinho 2: De Volta aos Negócios e The Forever Purge, que ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente.

Trata-se da primeira vez que isso ocorre desde fevereiro de 2005 (!), quando as primeiras posições do ranking das bilheterias foram ocupados por filmes distribuídos por um mesmo estúdio, no caso, a Sony Pictures. Foram eles Hitch: Conselheiro Amoroso, que estreou com US$ 43,1 milhões, seguido pela segunda semana do terror O Pesadelo e pela quarta da comédia familiar Querem Acabar Comigo


Após sua excelente estreia na semana passada, Velozes 9 arrecadou mais US$ 24 milhões entre sexta e domingo nos EUA. Ao todo, o longa de ação tem US$ 117,1 milhões na bilheteria americana. Trata-se da maior bilheteria alcançada após 10 dias em cartaz, superando Um Lugar Silencioso: Parte II e Godzilla vs Kong (que tinham respectivamente US$ 88 milhões e US$ 60 milhões ao final de seu 10º dia).

Isso significa que Velozes 9 deve ultrapassar a sequência de Um Lugar Silencioso (que tem US$ 144,4 milhões até o momento) e tornar-se a maior bilheteria americana do ano, certo? Bem, talvez não seja tão fácil assim. O nono capítulo da Saga Velozes sofreu uma queda de nada menos que 66% entre seu primeiro e segundo fins de semana. 


Cena de Velozes e Furiosos 9 - legadoplus

Para ser justo, os longas da franquia costumam ter quedas enormes em suas segundas semanas. Todos os capítulos despencaram mais de 60%, com exceção do spin-off Hobbs & Shaw (queda de 58% em agosto de 2019), Desafio em Tóquio (59% em junho de 2003) e do primeiro (50% em junho de 2001). Ainda assim, nenhum deles caiu tanto quanto o nono. E sua situação pode se complicar ainda mais a partir da semana que vem, que receberá a estreia de Viúva Negra.


Ainda assim, se ele tiver um desempenho parecido com os dos capítulos 4, 6, 7 e 8 (que tinham arrecadado uma média de 72% de seu total até a segunda semana), VF9 pode sair de cartaz com entre US$ 155 milhões e US$ 164 milhões. Caso ele não despenque muito frente a Viúva Negra, pode ter um desempenho similar ao do quinto capítulo (que, tal como o nono, teve um filme da Marvel como principal concorrente, no caso Thor), o que lhe daria um total de US$ 176 milhões. 

Já está claro que, como as bilheterias nos EUA ainda não se recuperaram totalmente (não espere que Viúva Negra tenha números similares aos de Pantera Negra e Capitã Marvel), Velozes 9 deve sair de cartaz sem conseguir chegar à casa dos US$ 200 milhões, tal como fizeram os capítulos 5 a 8. Apenas com muita sorte o longa conseguirá alcançar Hobbs & Shaw (US$ 173 milhões), mas um total acima dos US$ 155 milhões de Velozes 4 ainda é possível. Tudo vai depender de como ele vai se sair na semana que vem frente à espiã de Scarlett Johansson.


Na segunda posição, a animação da DreamWorks O Poderoso Chefinho 2 estreou com US$ 17,3 milhões ao longo do fim de semana. Trata-se de uma abertura bem abaixo da do primeiro longa, que estreou com US$ 50,2 milhões em março de 2017. No entanto, era previsível que isso fosse ocorrer, pois nos últimos anos tornou-se comum que sequências de animações de sucesso faturassem bem abaixo de seus predecessores, praticamente inviabilizando suas franquias. 

Foi o caso de Uma Aventura Lego (US$ 258 milhões para o primeiro filme e US$ 106 milhões para o segundo), Pets: A Vida Secreta dos Bichos (US$ 368 milhões para o primeiro e US$ 159 milhões para o segundo) e Angry Birds (US$ 108 milhões para o primeiro e US$ 41 milhões para o segundo). Agora o mesmo ocorreu com O Poderoso Chefinho, em que a bilheteria final desta continuação deve ficar bem abaixo dos US$ 175 milhões que seu antecessor arrecadou em 2017.

O fracasso de franquias animadas até então confiáveis tem deixado Hollywood em alerta. Foi por isso que a Universal decidiu que O Poderoso Chefinho 2 estrearia também simultaneamente no serviço de streaming do estúdio, o Peacock. É uma prática que deve se tornar comum mesmo depois da pandemia.

Na terceira posição, The Forever Purge é o quinto e último capítulo da franquia iniciada com Uma Noite de Crime em 2013. Ele arrecadou US$ 12,7 milhões entre sexta e domingo na bilheteria americana, um total bem abaixo de seu predecessor A Primeira Noite de Crime, que estreou com US$ 17 milhões entre sexta e domingo (e US$ 31 milhões entre quarta e domingo) em julho de 2018. 

Ainda assim, tal como outros filmes de terror de sua produtora, a Blumhouse, o longa foi bem barato, de modo que ele pode arrecadar menos do que A Primeira Noite de Crime (US$ 70 milhões) e ainda ser lucrativo. 

Há um motivo para que algumas das maiores histórias de sucesso nas bilheterias desde a pandemia sejam sobre filmes de terror: eles custam bem menos do que o seu típico blockbuster de ação e aventura, por isso não precisam quebrar recordes para dar lucro. Assim, após os sucessos de Um Lugar Silencioso: Parte II e Invocação do Demônio 3, The Forever Purge pode fornecer números decentes para seu estúdio.

Veremos na semana que vem como todos esses filmes se sairão contra Viúva Negra.

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