Batman Arkham Origins: As 5 melhores qualidades do jogo esquecido
A franquia Batman: Arkham, que começou em 2009 com Batman: Arkham Asylum, da Rocksteady Studios, é considerada a maior franquia de videogames de super-heróis de todos os tempos. É frequentemente considerado...
A franquia Batman: Arkham, que começou em 2009 com Batman: Arkham Asylum, da Rocksteady Studios, é considerada a maior franquia de videogames de super-heróis de todos os tempos. É frequentemente considerado uma das melhores adaptações do universo do Batman, com cada jogo evoluindo a jogabilidade enquanto aumenta o escopo da história.
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A franquia está programada para continuar com o próximo Suicide Squad: Kill the Justice. Apesar do sucesso da saga, existe uma ovelha negra. Arkham Origins é o terceiro jogo e o único não desenvolvido pela Rocksteady. Esta aventura prequel foi desenvolvida pela WB Games Montreal, e muitos fãs criticaram Origins por seus inúmeros bugs e jogabilidade reciclada.
No entanto, apesar dessas desvantagens, existem vários aspectos do jogo que podem ser facilmente considerados superiores aos próprios jogos da Rocksteady e valem a pena revisitar antes do próximo título do estúdio, Gotham Knights.
Lutas Contra Chefes
Apesar de apresentar versões fascinantes e novas dos muitos vilões de Batman, a saga foi criticada por suas lutas de chefes sem inspiração. Arkham Asylum apresenta apenas dois chefes tradicionais, e a maioria dos chefes de Arkham Knight são combatidos de dentro do Batmóvel.
Arkham City apresenta um tenso encontro furtivo com o Sr. Frio e algumas divertidas lutas de chefes tradicionais como Solomon Grundy e Ra’s al Ghul, mas estas ainda são poucas e distantes entre si. No departamento de luta contra chefes, Arkham Origins reina supremo sobre seus primos desenvolvidos pela Rocksteady.
Ele apresenta um duelo corpo a corpo icônico contra o Exterminador, que testa brutalmente a capacidade do jogador de contra-atacar os ataques do assassino. Há também uma série de outras lutas divertidas contra chefes, como brigas contra Bane, um cenário furtivo complexo com Pistoleiro, uma luta venenosa contra Copperhead e um encontro cinematográfico com o Vagalume.
Trabalho de Detetive
O trabalho de detetive está presente na série desde Arkham Asylum, mas as investigações são superficiais nos dois primeiros jogos. As cenas de crime se resumem a procurar uma pequena área, escanear um único item colocado de forma proeminente e seguir uma trilha marcada até o seu alvo.
Arkham Origins introduziu reconstruções da cena do crime em tempo real, uma mecânica que revitaliza a forma como o trabalho de detetive no jogo é conduzido. A WB Games Montreal adicionou a capacidade de retroceder ou avançar rapidamente em um crime, o que torna cada cenário mais complexo e força os jogadores a considerar como as evidências se encaixam em um crime.
Há toda uma missão paralela que encarrega os jogadores de resolver crimes em todo o mundo, destacando ainda mais a mecânica. As reconstruções da cena do crime foram tão bem recebidas que a Rocksteady incluiu o recurso em Arkham Knight, embora apenas por uma breve sequência.
Locais novos e antigos
Cada jogo aumenta o tamanho e o escopo do universo da franquia. O primeiro se passa na ilha isolada de Arkham Asylum, enquanto a sequência leva os jogadores à expansiva prisão murada de Arkham City. Arkham Knight permite que os jogadores atravessem as três principais ilhas de Gotham City, um mundo aberto grande o suficiente para exigir o Batmóvel movido a foguete para se locomover rapidamente.
O mundo de Arkham Origins se destaca entre o resto da série por alguns motivos. Ele incorpora a totalidade do mapa apresentado em Arkham City, com locais compartilhados sendo fortemente alterados para refletir o período de tempo diferente. Isso dá aos jogadores a chance de explorar locais icônicos de Arkham City, como Steel Mill ou Courthouse, com um novo toque. A WB Games Montreal adicionou novos locais para os jogadores experimentarem.
A Batcaverna, um local essencial do Batman que, infelizmente, nunca foi apresentado na trilogia Rocksteady, é um local totalmente desenvolvido em Arkham Origins ao qual os jogadores podem retornar a qualquer momento. Há também uma parte totalmente nova de Gotham, que apresenta marcos emblemáticos como o Gotham Royal Hotel e o Departamento de Polícia de Gotham City.
Bane
Embora a série Arkham seja uma adaptação fantástica do universo do Cavaleiro das Trevas, nem todos os personagens fazem justiça. Bane, um dos vilões mais poderosos e inteligentes do Batman nos quadrinhos, é retratado como um brucutu que ataca as paredes como um touro e é derrotado com facilidade.
Ele é consistentemente superado por Batman e nunca representa uma ameaça credível. Arkham Origins finalmente dá aos fãs uma adaptação fiel de Bane, um mercenário fisicamente imparável e intelectualmente imponente que rapidamente se torna o principal antagonista.
Origins adapta vagamente A Queda do Morcego, a história icônica em que Bane descobre a identidade de Batman e o quebra fisicamente e mentalmente. Bane acaba sendo deixado como um amnésico enorme, justificando sua aparição nos títulos cronologicamente posteriores da Rocksteady, mas não antes de servir como o terrível chefe final de Arkham Origins.
Batman
A trilogia da Rocksteady dá vida ao mundo do Batman, mas sua versão do Homem-Morcego sempre foi um pouco unidimensional. Batman não mostra profundidade emocional em Arkham Asylum, e até os momentos mais dramáticos em Arkham City parecem um pouco desconectados.
Até Arkham Knight, um jogo centrado nos medos e na psicologia de Batman, retrata Bruce Wayne como essencialmente perfeito e onisciente. Arkham Origins se concentra em um Batman jovem e irritado, o que contribui para uma versão mais crua e imperfeita do personagem.
O Batman da WB Games Montreal é um lobo solitário raivoso, o que leva a um conflito com os aliados tipicamente dedicados do personagem, Alfred e o Comissário Gordon. O conflito entre Bruce e Alfred em particular dá ao jogo um peso emocional que faltava nos títulos da Rocksteady. Ter um Batman falho também permite que o personagem tenha um arco forte.
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