Aloy e Lara Croft tiveram um impacto semelhante no mundo dos jogos
A mais recente oferta da Guerrilla Games, Horizon Forbidden West, foi elogiada por muitas razões. Os críticos destacaram como o jogo se concentrou nos melhores elementos de seu antecessor, como...
A mais recente oferta da Guerrilla Games, Horizon Forbidden West, foi elogiada por muitas razões. Os críticos destacaram como o jogo se concentrou nos melhores elementos de seu antecessor, como máquinas de montagem e exploração, e os melhorou.
LEIA MAIS!
-
Tudo o que você precisa saber antes de jogar Horizon Forbidden West
-
Horizon Forbidden West: Qual é o nível máximo de Aloy no jogo?
-
Todos as referências de God of War em Horizon Forbidden West
Outros também aplaudiram como o Horizon Forbidden West foi ousado o suficiente para introduzir muitos novos recursos, incluindo um Shieldwing Glider que permite que os jogadores desçam de grandes alturas. No entanto, apesar dos ambientes exuberantes e melhorias impressionantes na jogabilidade, é o protagonista do jogo, Aloy, que ainda rouba a cena.
Ao admirar a crescente fama e impacto de Aloy nos jogos, é impossível não notar que ela seguiu uma trajetória semelhante a Lara Croft, uma heroína que também se tornou uma figura monumental não apenas nos jogos, mas também na cultura pop. Seja para quebrar estereótipos ou desfrutar de um alcance global, Aloy e Lara trilharam terreno semelhante.
Aloy e Lara são duas pioneiras
Lara surgiu no cenário dos jogos quando apareceu como a estrela de Tomb Raider de 1996. Nesse jogo, e em todas as produções subsequentes em que ela apareceu, ela prova ser uma aventureira temerária disposta a ir até os confins da Terra para encontrar os tesouros mais valiosos.
Ela não é apenas uma atiradora de elite, mas também inteligente o suficiente para resolver armadilhas e quebra-cabeças criados por civilizações avançadas séculos atrás. Normalmente, Lara pode ser vista empunhando duas pistolas e usando o cabelo em um rabo de cavalo ou uma única trança.
Lara é uma personagem importante nos jogos porque ela não se conforma com a maneira típica como as mulheres são frequentemente retratadas nos jogos. Em vez de ser uma donzela que precisa ser salva de um herói, Lara toma as coisas em suas próprias mãos e consegue lutar para sair de problemas e pensar mais que seus inimigos.
Além disso, Lara provou que o papel do bravo aventureiro capaz de superar todos os obstáculos não deve ser limitado apenas aos personagens masculinos. A recepção positiva à série Tomb Raider provou que Lara forneceu algo que os jogadores desejavam há muito tempo. Décadas depois, a aparição de Aloy nos jogos veio em Horizon Zero Dawn de 2017.
O jogo foi uma oferta inesperada da Guerrilla Games, um estúdio que era então conhecido pela franquia Killzone. Como Lara, Aloy é ferozmente independente e está disposta a mergulhar de cabeça em todas as aventuras. Ela mudou a maneira como as personagens femininas podem ser retratadas nos videogames, evitando todas as inclinações românticas.
Ao contrário da maioria das personagens femininas que inevitavelmente se encontram nos braços de alguém, Aloy mantém sua independência, evitando quaisquer interesses românticos que surjam em seu caminho. Por causa disso, a história de Aloy é bastante refrescante, pois não é prejudicada pela estranheza e desgostos que acompanham os enredos de romance.
Controvérsias
Embora Lara seja uma personagem amada nos jogos, ela não se manteve sem ter um pouco de controvérsia em torno dela. Enquanto muitos jogadores celebram a bravura, inteligência e habilidades de Lara, outros argumentam que Lara Croft não quebrou tantas barreiras como alguns afirmam, e sua popularidade se deve ao seu status de símbolo sexual.
Lara não se esquivou totalmente de sua reputação de símbolo sexual, já que apareceu na revista Playboy. Para alguns jogadores, esse lado de Lara faz dela um mau modelo para as meninas. No entanto, para outros, o status de símbolo sexual de Lara é simplesmente outro elemento que a torna poderosa.
Enquanto Lara inspira polêmica por ser muito provocante, a polêmica envolve Aloy pelo motivo oposto. No período que antecedeu o lançamento de Horizon Forbidden West, muito do discurso em torno do jogo foi focado na aparência de Aloy. Houve alegações de que Aloy “ganhou peso” e que seu design de personagem carece de feminilidade.
Dado o cenário do jogo, é compreensível que Aloy não pareça uma supermodelo, considerando que não há muita maquiagem para ser encontrada em um mundo pós-apocalíptico. Se as personagens femininas são retratadas como símbolos sexuais perfeitas, ou se elas recebem uma aparência mais realista, parece que sua aparência é intensamente examinada de maneiras com as quais os personagens masculinos não lidam.
Duas mulheres com alcance global
É difícil relativizar a influência de Tomb Raider na cultura pop e o quanto Lara se tornou uma celebridade. A série de videogames gerou pelo menos uma dúzia de títulos e vendeu mais de 80 milhões de cópias. Seu último jogo foi Shadow of the Tomb Raider.
A produção levou Lara para as selvas traiçoeiras da América do Sul, e o jogo conseguiu vender mais de quatro milhões de cópias apenas em seu primeiro ano, ilustrando que os jogadores amam Lara da mesma maneira quando ela apareceu pela primeira vez décadas atrás.
Claro, Lara não se restringiu ao mundo dos videogames, e ela conseguiu se tornar um nome familiar em parte graças a uma fraquia de filmes de sucesso, onde foi interpretada por atrizes superstars como Angelina Jolie e Alicia Vikander. Mas apesar de existir há muito menos tempo do que Lara, o impacto de Aloy também foi impressionante.
Horizon Zero Dawn conseguiu vender mais de 20 milhões de cópias no PS4 e PC. Embora Horizon Forbidden West esteja disponível há apenas alguns dias, a recepção da crítica foi estelar e provavelmente será mais um sucesso comercial para a Guerrilla Games.
Em poucos anos, Aloy se tornou uma das personagens mais proeminentes do PlayStation, e a empresa até encomendou uma estátua da heroína na Itália. Embora ela ainda não tenha feito estrelado um filme live-action, o crescente esforço do estúdio para adaptar seus jogos nos cinemas mostra que é apenas uma questão de tempo até que isso aconteça.
De muitas maneiras, Aloy e Lara são muito diferentes. Lara é uma caçadora de tesouros inglesa, enquanto Aloy é uma caçadora de máquinas ruiva do futuro que usa arcos e estilingues em vez de armas. No entanto, seu impacto nos jogos foi semelhante, pois as duas provaram que, quando projetados de maneira inteligente, as heroínas podem trazer tanta diversão e emoção quanto os personagens masculinos.
Horizon Forbidden West já está disponível para PS4 e PS5. Mas e você, quais seus pensamentos sobre tudo isso? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais!
Para mais novidades sobre o mundo dos games, fique de olho no Legado Plus.