Tarcísio Meira: 5 filmes para conhecer a carreira do ator nos cinemas
Tarcísio Meira, querido ator brasileiro, morreu neste dia 12 de agosto em São Paulo, em decorrência da Covid-19. O ator, que nos deixou aos 85 anos, marcou a história...
Tarcísio Meira, querido ator brasileiro, morreu neste dia 12 de agosto em São Paulo, em decorrência da Covid-19.
O ator, que nos deixou aos 85 anos, marcou a história da televisão, sendo conhecido como o sinônimo de galã para o público brasileiro. Tendo começado sua carreira no teatro, o Tarcísio também teve passagens pelo cinema, apesar de não ser o lado mais lembrado de sua carreira.
Confira cinco filmes para conhecer melhor a carreira de Tarcísio Meira nos cinemas:
Independência ou Morte (1972)
Filme que conta uma visão romantizada do processo que levou à emancipação política do Brasil em relação a Portugal. Aqui Tarcísio interpreta uma versão idealizada do imperador Dom Pedro I como grande herói nacional. Sua esposa, Glória Menezes, também está no elenco, como Marquesa de Santos.
A Idade da Terra (1980)
Inspirado em um poema de Castro Alves, o este é o último filme de Glauber Rocha. O diretor faz um retrato da situação política, cultural e racional do Brasil no final dos anos 70, utilizando a figura de Cristo.
Entre os seguimentos, temos o protagonizado pelo conquistador português Dom Sebastião, interpretado por Tarcísio Meira
O Beijo no Asfalto (1980)
Versão de Bruno Barreto para a peça de Nelson Rodrigues. Prestes a morrer, um homem pede a Arandir que lhe dê um beijo na boca. Tarcísio Meira dá vida ao preconceituoso sogro de Arandir, Aprígio.
O tratamento estético faz o filme se aproximar do público habituado as telenovelas, trazendo estrelas da época em uma história muito polêmica para o horário nobre da televisão.
Amor Estranho Amor (1982)
Cercado por muitas controvérsias, este é o famoso filme onde a apresentadora Xuxa protagoniza cenas de sexo. Tal fato fez com que a obra fosse alvo de inúmeras disputas judiciais ao longo dos anos, sendo literalmente proibido sua exibição.
Contudo, diferente de boatos, não se trata de um filme pornográfico. Dirigido por Walter Hugo Khouri, a fita se encaixa mais numa tradição de dramas eróticos do período.
No filme, o saudoso galã dá vida a Dr. Osmar, uma importante figura política que é dono de um bordel onde a maior parte da trama se desenrola.
Não se Preocupe, nada Vai Dar Certo! (2011)
Trazendo a assinatura autoral de Hugo Carnava como cineasta, o filme capta a típica atmosfera colorida e absurda do cinema popular nas décadas de 70 e 80.
Aqui Tarcísio Meira faz dupla com um Gregório Duvivier em inicio de carreira. Os dois interpretam pai e filho, que se metem em golpes para sobreviver.
Leia mais sobre Cinema Brasileiro