Snake Eyes estreia com PÉSSIMA bilheteria nos EUA!
Um dos fracassos mais previsíveis dos últimos anos acaba de se confirmar: Snake Eyes, filme de G.I. Joe, estreou com míseros US$ 13,3 milhões na bilheteria americana. Ele ficou em segundo...
Um dos fracassos mais previsíveis dos últimos anos acaba de se confirmar: Snake Eyes, filme de G.I. Joe, estreou com míseros US$ 13,3 milhões na bilheteria americana. Ele ficou em segundo lugar no fim de semana, logo atrás do também estreante Tempo.
O longa é uma prequel da franquia G.I. Joe, cujos capítulos anteriores foram lançados em 2009 e 2013 (ou seja, uma eternidade atrás). O primeiro filme, subtitulado A Origem de Cobra, arrecadou bons US$ 150 milhões nos EUA e US$ 302 milhões globalmente. Porém, o filme recebeu críticas terríveis e foi caro demais (US$ 175 milhões), de modo que sua lucratividade não foi muito alta.
Por conta disso, a continuação que saiu quatro anos depois na verdade funcionou mais como um reboot. Personagens e diretor foram substituídos e The Rock e Bruce Willis entraram para o elenco, numa tentativa da Paramount de lançar uma continuação que fizesse o público esquecer o pavoroso longa de 2009. Assim, G.I. Joe: Retaliação arrecadou US$ 122 milhões nos EUA e US$ 375 milhões globalmente – um resultado que não foi exatamente estelar considerando seu orçamento de US$ 140 milhões. Além disso, as críticas mais uma vez foram péssimas.
Enfim, a Paramount havia tentado e falhado duas vezes em lançar os Joes como sua nova franquia de ação. Nem o carisma de The Rock salvou o segundo filme. O mais lógico a se fazer seria deixar a franquia quieta, certo? O problema é que a Paramount é um dos estúdios que menos podem deixar de explorar suas poucas franquias restantes.
No final dos anos 2000, o estúdio da montanha ocupava o topo da cadeia alimentar em Hollywood: dono de marcas famosas como o MCU e a DreamWorks Animation (esta última então em seu ápice de popularidade), a franquia Transformers arrecadava ótimas bilheterias, Star Trek foi rebootado com sucesso no longa comandado por J.J. Abrams, e até Indiana Jones recebeu mais um capítulo, com O Reino da Caveira de Cristal faturando quase US$ 800 milhões globalmente.
Porém, a partir de 2012 começaram os problemas para a Paramount. O estúdio perdeu o Universo Cinematográfico da Marvel para a Disney e a DreamWorks para a Fox, e suas franquias caseiras começavam a dar sinais de cansaço. Transformers lançou dois filmes bilionários em 2011 e 2014 apenas para o quinto capítulo afundar em 2017. A nova trilogia de Star Trek teve de enfrentar o descaso dos fãs mais antigos e uma fraca bilheteria para o terceiro filme.
O pode ter dado errado em Snake Eyes?
O estúdio amargou um fracasso atrás do outro e viu sua participação nas bilheterias cair consideravelmente. A pandemia de Covid-19 obrigou a empresa comandada pela ViacomCBS a vender uma série de filmes para serviços de streaming, como Um Príncipe em Nova York 2, A Guerra do Amanhã e o terceiro Bob Esponja. Por outro lado, o estúdio teve alguns sucessos de proporções mais modestas (Um Lugar Silencioso e sua continuação, Sonic: O Filme, Bumblebee) nos últimos anos.
Atualmente, a única franquia que ainda rende gordos números na bilheteria para a Paramount é Missão: Impossível, cujo novo capítulo será lançado ano que vem.
Isso explica a situação do estúdio que, necessitado de franquias relevantes, fez uma terceira tentativa com os G.I. Joe. Porém, não é como se Snake Eyes fosse o personagem mais memorável dos dois longas anteriores, que aliás dificilmente ocupariam a lista de melhores blockbusters da década.
Hollywood crê que basta pegar um personagem qualquer minimamente reconhecível e colocá-lo numa história de origem genérica para acreditar que os fãs comparecerão em peso. Porém, se nem Star Wars conseguiu que essa estratégia fosse bem sucedida com o humilhante fiasco de Han Solo, que chance tinha G.I. Joe?
Como uma prequel de uma franquia cujos capítulos anteriores, lançados anos atrás, tiveram recepções terríveis, estrelada por um coadjuvante totalmente mudo nos filmes pregressos, tinha alguma chance de fazer sucesso? Você se lembra de alguma cena memorável de Snake Eyes nos G.I. Joe anteriores? Algum momento marcante com o ninja que te deixou querendo ver uma aventura solo?
Aliás, você sequer sabe dizer quem é o ator que o interpreta nos dois Joe sem olhar no Google? Spoiler: ele se chama Ray Park e é mais famoso por interpretar o Darth Maul em A Ameaça Fantasma (no filme solo, Snake Eyes é vivido por Henry Golding).
A única decisão sensata da Paramount envolvendo esse projeto foi a de não gastar horrores com ele. O estúdio sabia que as chances de ser bem sucedido na empreitada eram ínfimas, por isso esse Snake Eyes custou apenas US$ 88 milhões, metade do que o primeiro G.I. Joe precisou para ser feito. Ainda assim, a bilheteria até o momento do filme é tão horrível que o prejuízo virá de qualquer maneira. É provável que Snake Eyes fature em sua carreira menos do que Retaliação arrecadou em seu primeiro fim de semana (US$ 40,5 milhões).
No fim das contas, Snake Eyes é mais uma tentativa desesperada da Paramount de fazer com que as franquias ainda sob seu poder façam dinheiro. É triste ver o estúdio, antes tão poderoso, agora reduzido a humilhações como essa. Creio que seus executivos hoje se arrependem de não terem dado uma oferta pela Marvel melhor do que a da Disney.
Bilheterias EUA de 23/07/2021 a 25/07/2021
# | Filme | Distribuidora | Bilheteria no fim de semana | % da queda em relação à semana anterior | Bilheteria total |
1 | Tempo | Universal | US$ 16.500.000 | – | US$ 16.500.000 |
2 | G.I. Joe Origens – Snake Eyes | Paramount | US$ 13,350.000 | – | US$ 13,350.000 |
3 | Viúva Negra | Disney | US$ 11.600.000 | -55% | US$ 154.806.683 |
4 | Space Jam: Um Novo Legado | Warner | US$ 9.560.000 | -69% | US$ 51.367.605 |
5 | Velozes & Furiosos 9 | Universal | US$ 4,600.000 | -40% | US$ 163.296.825 |
6 | Escape Room 2: Tensão Máxima | Sony | US$ 3.400.000 | -61% | US$ 16.048.270 |
7 | O Poderoso Chefinho 2: Negócios da Família | Universal | US$ 2.690.000 | -43% | US$ 50.122.635 |
8 | Uma Noite de Crime: A Fronteira | Universal | US$ 2.300.000 | -44% | US$ 40.306.710 |
9 | Um Lugar Silencioso: Parte II | Paramount | US$ 1.250.000 | -44% | US$ 157.523.623 |
10 | Roadrunner: A Film About Anthony Bourdain | Focus | US$ 830.000 | -58% | US$ 3.701.480 |
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