Frozen 2 ultrapassa a marca de US$ 1 bilhão na bilheteria global!
Apesar da competição pelo público familiar com Jumanji: Próxima Fase, Frozen 2 tem se mantido firme e forte nas bilheterias dos EUA e de todo o planeta, onde o filme praticamente já chegou (o Brasil, tal como sempre acontece com as animações de fim de ano da Disney, só o receberá em janeiro).
Apesar da competição pelo público familiar com Jumanji: Próxima Fase, Frozen 2 tem se mantido firme e forte nas bilheterias dos EUA e de todo o planeta, onde o filme praticamente já chegou (o Brasil, tal como sempre acontece com as animações de fim de ano da Disney, só o receberá em janeiro). O longa certamente terminará sua carreira como um dos maiores filmes de 2019, e uma das maiores animações de todos os tempos.
Na bilheteria americana, após três semanas de supremacia, a segunda aventura musical das irmãs Anna e Elsa compreensivelmente caiu para a segunda posição graças à estreia do novo Jumanji. Ainda assim, o filme arrecadou mais bons US$ 19 milhões e agora possui um total de excelentes US$ 366,4 milhões na bilheteria americana. Em apenas quatro semanas, Frozen II tornou-se a 4ª maior animação produzida pela Disney na bilheteria americana, de modo que agora o ranking da Casa do Mickey é encabeçado pelos dois O Rei Leão (o clássico de 1994, com US$ 423 milhões, e seu remake de 2019, com US$ 544 milhões) e pelos dois Frozen (o primeiro possui US$ 401 milhões), demonstrando a força das aventuras de Simba, Mufasa, Anna e Elsa na empresa. Claro, nada disso leva em conta a inflação – clássicos como Branca de Neve e os Sete Anões, Cinderela, 101 Dálmatas, etc., levaram multidões aos cinemas ao longo das décadas.
Se incluirmos os filmes da Pixar no ranking de maiores animações lançadas pela Disney, então Frozen II cai para a 9ª posição, atrás de Os Incríveis 2 (US$ 609 milhões), O Rei Leão de 2019, Procurando Dory (US$ 486,2 milhões), Toy Story 4 (US$ 434 milhões), O Rei Leão de 1994, Toy Story 3 (US$ 415 milhões), Frozen e Procurando Nemo (US$ 380,8 milhões). De toda forma, a segunda aventura do boneco de neve Olaf deve deixar para trás o primeiro longa dos peixes Marlin, Dory e Nemo nos próximos dias.
Para se mover para o top 5, porém, Frozen II precisará ultrapassar O Rei Leão de 94 – e esta não é uma missão impossível. Afinal, após 24 dias, o longa está pouco à frente dos US$ 347 milhões conquistados por Toy Story 4 no mesmo período em cartaz. O novo filme dos bonecos Woody e Buzz ainda veio a faturar mais US$ 87 milhões depois disso – ainda que, naquele momento, o elogiado filme da Pixar já estivesse enfrentando Homem-Aranha: Longe de Casa e na semana seguinte viria a concorrer contra seu colega de Disney O Rei Leão. De certa forma, ao enfrentar Próxima Fase e Star Wars: A Ascensão Skywalker a partir da semana que vem, Frozen II está numa situação similar. Portanto, caso o filme consiga se segurar tão bem quanto Toy Story 4, pode sair de cartaz com ótimos US$ 459 milhões – superando não apenas o quarto longa dos icônicos brinquedos como também o sucesso da DreamWorks Shrek 2 (US$ 441,2 milhões), embora o filme ainda fosse ficar atrás de Procurando Dory.
Por outro lado, aparentemente Jumanji: Próxima Fase causou mais dano a Frozen II do que Homem-Aranha: Longe de Casa a Toy Story 4. A gelada animação da Disney caiu 45,5% em comparação com a semana passada, uma queda maior que a do quarto filme dos brinquedos e também Os Incríveis 2 (ambos com 38%), bem como o primeiro Frozen (28%). Além disso, seus US$ 19,1 milhões nesta semana representam “apenas” o 15º maior quarto fim de semana para uma animação, atrás dos filmes citados na frase anterior, bem como outros desenhos que estrearam com números bem inferiores aos de Frozen II, como Uma Aventura Lego (US$ 20,8 milhões), Procurando Nemo (US$ 21,1 milhões), Up: Altas Aventuras (US$ 23,4 milhões) e Monstros S.A. (US$ 24 milhões).
Então sim, some o duro embate com Próxima Fase com a chegada de A Ascensão Skywalker e a animação Um Espião Animal no dia de Natal e, a não ser que Frozen II mantenha um ótimo boca a boca, ele pode ter dificuldades em ir muito além da marca dos US$ 400 milhões, uma vez que o peso de tantos competidores pode ser difícil para o longa. Mas vamos ter uma ideia mais clara a partir da semana que vem.
Na bilheteria internacional, Frozen II arrecadou mais US$ 55,7 milhões, mantendo a liderança em diversos mercados, como França, Alemanha, Polônia, Austrália, Japão e Coréia do Sul. Em vários países asiáticos, como Indonésia, Filipinas, Malásia, Tailândia e Coréia, o musical já é a maior animação da história nas bilheterias. Seus 5 maiores mercados fora dos EUA até o momento são a China (US$ 111,5 milhões, excelente para uma animação estrangeira), Coréia (US$ 85,4 milhões), Japão (US$ 67,3 milhões), Reino Unido (US$ 49,6 milhões) e Alemanha (US$ 39,9 milhões).
No total, o filme possui incríveis US$ 667,1 milhões na bilheteria internacional, o que, somado aos seus números americanos, dá um total de US$ 1.033 bilhão globalmente. Trata-se do sexto filme da Disney a bater a marca do bilhão em 2019, com um sétimo ainda por vir – um sucesso sem precedentes para qualquer estúdio hollywoodiano. 13 anos após a Casa do Mickey lançar seu primeiro filme bilionário (Piratas do Caribe: O Baú da Morte), hoje em dia a empresa lançou 25 dos 45 longas a ultrapassar a marca do bilhão, graças aos sucessos da Marvel, Lucasfilm, Pixar, suas próprias animações e os remakes de seus clássicos animados.
Em geral (e contando o remake de O Rei Leão como sendo uma animação, como eu tenho feito), Frozen II é a 8ª maior animação da história na bilheteria global. À sua frente, estão apenas O Rei Leão (US$ 1.656 bilhão), o primeiro Frozen (US$ 1.27 bilhão), Os Incríveis 2 (US$ 1.24 bilhão), Minions (US$ 1.16 bilhão), Toy Story 4 (US$ 1.073 bilhão), Toy Story 3 (US$ 1.067 bilhão) e Meu Malvado Favorito 3 (US$ 1.034 bilhão). Será que o filme vai conseguir superar a bilheteria de seu antecessor? Difícil dizer mas, considerando o amor do público ao redor do mundo por Anna e Elsa, eu não me surpreenderia.