Barbie é a terceira maior abertura da história na bilheteria do Brasil
Barbie quebrou recordes e conquistou um dos maiores fins de semana de estreia da história da bilheteria brasileira, superando filmes da Marvel e da Disney.
O Brasil foi um dos epicentros do fenômeno global conhecido como Barbie. Por aqui, a estreia do longa foi simplesmente uma das três maiores da história.
A comédia cor de rosa vendeu nada menos que 4,19 milhões de ingressos e arrecadou R$ 85,6 milhões entre quinta e domingo no país. É um total excelente, que levou o longa a conquistar uma série de recordes:
Recordes quebrados por Barbie na bilheteria do Brasil
- Terceira maior abertura da história, tanto em público quanto em renda, atrás apenas de Vingadores: Ultimato (5,6 milhões de ingressos/R$ 103,6 milhões em abril de 2019) e Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (4,54 milhões de ingressos/R$ 90,9 milhões em dezembro de 2021);
- Maior abertura da história para o mês de julho, superando o remake de O Rei Leão (3,77 milhões de público/R$ 69 milhões em 2019);
- Maior abertura para um filme distribuído pela Warner, ultrapassando com facilidade Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2,48 milhões de ingressos/R$ 41,5 milhões em março de 2016);
- Maior abertura da história para um filme dirigido por uma mulher, à frente de Capitã Marvel (2,92 milhões de público/R$ 52 milhões em março de 2019);
- Maior abertura da história para uma comédia, ultrapassando Minha Mãe é uma Peça 3 (1,9 milhão de ingressos/R$ 31,4 milhões);
- Maior abertura de 2023 até o momento, à frente de Velozes e Furiosos 10 (1,98 milhão de público/R$ 44,6 milhões em maio passado).
Graças à Barbie e Oppenheimer, os cinemas brasileiros viveram o melhor fim de semana do ano, com um total de 5,3 milhões de ingressos vendidos para as salas nacionais de quinta a domingo. Até então, nenhum outro fim de semana de 2023 tinha vendido sequer 3 milhões de ingressos.
Considerando os excelentes números de abertura do filme estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, o hype gigantesco pelo longa e as férias, já é praticamente certo que Barbie vai ultrapassar a marca dos 10 milhões de público, tornando-se no processo o primeiro filme da Warner em quase cinco décadas a chegar lá – a última vez que isso ocorreu foi com Inferno na Torre, nos anos 1970.
Afinal, todos os filmes que tiveram um público de estreia acima dos 3 milhões conseguiram chegar pelo menos aos 14,5 milhões ao final de sua carreira. O Rei Leão chegou a 16,3 milhões, um total que parece ser o mínimo que Barbie deverá atingir. Na melhor das hipóteses, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (17,9 milhões) pode ir dando adeus ao posto de segundo maior público do século.
Dito isso, um ponto que merece destaque é o fato de que, segundo a Filme B, o melhor dia de Barbie não foi sábado ou domingo, mas sim a quinta-feira, onde teve um público de 1,2 milhão. É um comportamento que reflete a ansiedade do público em assistir o blockbuster o quanto antes, e bem similar ao ocorrido com Vingadores: Ultimato, que também teve em seu primeiro dia o melhor.
Aliás, os primeiros dias de Ultimato foram tão potentes que o longa não demorou a cair. Claro, ainda é a maior bilheteria da história do Brasil, com 19,7 milhões de ingressos e faturamento de R$ 339 milhões, mas esse sucesso todo ficou concentrado nos primeiros dias, diferentemente de O Rei Leão, por exemplo, que mostrou boa sustentação ao longo de todo o mês seguinte à sua estreia.
Particularmente, ainda creio que a performance de Barbie será mais próxima da de O Rei Leão do que de Ultimato. Porém, as próximas semanas dirão se a onda rosa continuará forte.
O que você achou de Barbie? Comente com a gente aí embaixo!
[fonte: Filme B]