Barbie lidera as bilheterias americanas e mundiais com números incríveis, confira
Barbie é um fenômeno global, com uma bilheteria de estreia acima dos US$ 300 milhões no fim de semana, veja os números completos.
No último fim de semana, os cinemas de vários países no mundo se pintaram de rosa. Barbie estreou fazendo números históricos nas bilheterias americanas e globais.
Nos EUA e Canadá, o longa arrecadou US$ 155 milhões entre sexta e domingo, segundo as estimativas. Isso faz da comédia:
- A maior abertura de três dias em 2023 até o momento na bilheteria americana, superando Super Mario Bros (US$ 146,3 milhões em abril).
- Maior abertura para um filme comandado por uma diretora, nesse caso, Greta Gerwig, superando Capitã Marvel (US$ 153,4 milhões em 2019), que foi co-dirigido por um casal de diretores. Dentre os filmes onde uma mulher recebeu o único crédito de direção, Barbie supera outra produção da Warner: Mulher-Maravilha (US$ 103 milhões em 2017).
- Maior abertura da história para uma comédia, um dos gêneros que mais sofreu nas bilheterias na última década após a ascensão do streaming. Excluindo animações, trata-se da primeira vez que uma comédia arrecadou mais de US$ 100 milhões nos EUA na estreia.
- Maior abertura da história para a diretora Greta Gerwig e os astros Margot Robbie e Ryan Gosling.
- 5ª maior abertura nos EUA para a Warner, atrás apenas de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (US$ 169,2 milhões em 2011), Batman vs Superman: A Origem da Justiça (US$ 166 milhões em 2016), Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (US$ 160,8 milhões em 2012) e seu predecessor O Cavaleiro das Trevas (US$ 158,4 milhões em 2008).
- 5ª maior abertura da história para o mês de julho, perdendo somente para O Rei Leão (US$ 191,7 milhões em 2019) e os citados As Relíquias da Morte: Parte 2, O Cavaleiro das Trevas Ressurge e O Cavaleiro das Trevas.
Graças a Barbie e seu rival/parceiro de memes Oppenheimer, este foi o 4º maior fim de semana da história na bilheteria americana, onde todos os filmes somados faturaram mais de US$ 300 milhões. É a primeira vez que isso ocorre desde o início da pandemia – a última ocasião foi em abril de 2019, quando Vingadores: Ultimato liderou o primeiro e até agora único fim de semana acima dos US$ 400 milhões.
Tal como seria de se esperar, 65% do público de Barbie foi composto por mulheres, uma porcentagem maior que a de outros blockbusters voltados para o público feminino como Mulher-Maravilha (52%) e A Bela e a Fera (60%), porém levemente menor que a do recente remake de A Pequena Sereia (68%).
Fora dos EUA, o longa faturou ótimos US$ 182 milhões, resultando numa abertura global de US$ 337 milhões. É a segunda maior do ano, logo atrás de Super Mario Bros (US$ 377 milhões).
Finalmente, Barbie é simplesmente o maior sucesso da Warner desde o ano passado, quando o estúdio lançou Batman e Elvis. De lá para cá, a principal aposta da WB foi em filmes da DC que invariavelmente acabaram naufragando, como Adão Negro, Shazam! Fúria dos Deuses e The Flash.
Será que Barbie tem condições de chegar ao bilhão? Tudo parece apostar que sim. É um filme único, muito diferente do típico blockbuster que Hollywood lança no meio do ano e explicitamente feminino. As críticas são excelentes, a recepção do público também, enfim, Barbie tem tudo para ter uma carreira longa nas próximas semanas.
E você, já assistiu a Barbie? Comente conosco o que você achou!
[fontes: Box Office Pro, The Numbers]