Velozes e Furiosos 10 ultrapassa US$ 500 milhões na bilheteria global
Velozes e Furiosos 10 sofre queda enorme nas bilheterias mas ainda consegue chegar aos US$ 500 milhões global. Confira os números!
Em seu segundo fim de semana em cartaz ao redor do planeta, Velozes e Furiosos 10 chegou a US$ 108 milhões na bilheteria americana e US$ 399,3 milhões na internacional, resultando num total de US$ 507,3 milhões ao redor do globo.
É o suficiente para fazer do longa a quinta maior bilheteria de 2023 e a terceira para um filme hollywoodiano, atrás apenas de Super Mario Bros e Guardiões da Galáxia Vol. 3. No entanto, graças à estreia de A Pequena Sereia, Velozes 10 sofreu uma queda forte em diversos territórios.
Nos EUA, o filme arrecadou US$ 23 milhões, sofrendo uma queda de quase 66% em comparação com sua abertura, que já não foi das melhores. A saga Velozes e Furiosos é notória por despencar na segunda semana na bilheteria americana, na maioria das vezes acima dos 60%, mas mesmo assim a queda de Velozes 10 consegue ser uma das piores de sua franquia. Só não é maior que a de Velozes 9 (67%), e olha que tal longa foi lançado em um momento bem mais grave da pandemia.
Assim, se ao enfrentar A Pequena Sereia, cujo público-alvo é totalmente diferente, Velozes 10 já sofre uma das piores quedas de sua franquia, imagine quando ele tiver que disputar público com outros filmes de ação, como Transformers: O Despertar das Feras e The Flash? É um forte sinal de que o longa não deve ir muito além dos US$ 108 milhões que conquistou nos EUA até o momento.
Fora da América do Norte, porém, a situação de Velozes e Furiosos 10 é menos feia. Vin Diesel e sua família arrecadaram US$ 87,3 milhões em 84 países, sofrendo uma queda de 58% em relação à estreia.
Na China, Velozes 10 atingiu um total de US$ 110 milhões, o que por um lado faz dele um dos raros filmes americanos pós-pandemia a quebrar a barreira dos US$ 100 milhões no país (os outros são Godzilla vs Kong, Jurassic World: Domínio, Avatar: O Caminho da Água e o próprio Velozes e Furiosos 9).
Por outro lado, o novo capítulo da saga de Dominic Toretto ainda está bem abaixo dos imensos totais alcançados pela franquia na China. Velozes 9 e Hobbs & Shaw encerraram suas carreiras com mais de US$ 200 milhões no país oriental, já o sétimo e oitavo filmes quase bateram a marca dos US$ 400 milhões – um total simplesmente inatingível no contexto atual.
Isso mostra que, enquanto a franquia permanece popular entre os chineses, ela é bem menos forte do que costumava ser. Ainda é capaz de faturar mais do que quase qualquer outro blockbuster americano que ouse tentar a sorte no país, mas os números deixam claro que até o antes fiel público chinês está se cansando da saga.
Por isso, com performances abaixo da média nos EUA e na China, é improvável que Velozes e Furiosos 10 alcance as bilheterias finais de Hobbs & Shaw (US$ 761 milhões), do sexto (US$ 789 milhões) e mesmo do nono filme (US$ 726 milhões, conquistados quando havia bem menos pessoas vacinadas contra o coronavírus), isso sem falar nada dos totais acima do bilhão de Velozes 7 e 8. E olha que este décimo capítulo é o mais caro de toda a franquia, com um custo de produção de nada menos que US$ 340 milhões.
Parece que Vin Diesel terá que encerrar a saga no décimo-primeiro (ou seria no décimo parte 2?) filme mesmo.
Qual o seu filme preferido da saga Velozes e Furiosos? Deixe seus comentários aí embaixo!