Velozes e Furiosos 10 é a segunda maior abertura de 2023 na bilheteria global
Velozes e Furiosos 10 é um dos únicos filmes do ano a abrir com mais de US$ 300 milhões nas bilheterias globais. Ainda assim, desempenho na China preocupa.
Novo capítulo da saga da Família Toretto, Velozes e Furiosos 10 arrecadou US$ 319 milhões nas bilheterias de todo o globo em seu fim de semana de estreia.
Deste total, US$ 67,5 milhões vieram dos EUA e Canadá e US$ 251,4 milhões vieram de outros 84 países.
Trata-se da segunda maior abertura global de 2023, atrás apenas do também distribuído pela Universal Super Mario Bros (US$ 377 milhões durante a Páscoa) e superando o hit da Marvel Guardiões da Galáxia Vol. 3 (US$ 290 milhões). Porém, considerando apenas os mercados internacionais, Velozes 10 supera tanto a animação da Illumination (US$ 173 milhões) quanto os aventureiros espaciais (US$ 171 milhões).
Tudo isso graças à China, onde o longa arrecadou US$ 78,3 milhões. É a maior abertura para um filme hollywoodiano na China desde o próprio Velozes 9, em maio de 2021, superando outros hits dos EUA entre os chineses como Jurassic World: Domínio (US$ 52,9 milhões) e Avatar: O Caminho da Água (US$ 56,8 milhões).
O país oriental é grande fã da franquia, sendo o maior mercado para todos os longas desde o sétimo. Por outro lado, a julgar pelas bilheterias, mesmo os chineses estão se cansando da Saga Velozes. O oitavo estreou com absurdos US$ 191 milhões em 2017, enquanto o nono, mesmo prejudicado pela pandemia, faturou US$ 128 milhões em seu primeiro fim de semana. Já este décimo conseguiu uma estreia quase 40% abaixo da de seu predecessor imediato.
Isso é uma notícia preocupante para Hollywood. Desde a pandemia, os chineses se mostraram muito menos receptivos aos filmes americanos, virando as costas até mesmo para o que, na década passada, era o subgênero favorito no país: longas de heróis da Marvel e DC.
Velozes é uma das poucas franquias americanas ainda comparativamente fortes por lá. Porém, o nono capítulo teve resposta ruim do público local e despencou nas bilheterias de forma veloz e furiosa: após sua abertura de US$ 128 milhões, ele atingiu um total de US$ 215,3 milhões – ou seja, 60% de sua bilheteria final foi feita apenas no primeiro fim de semana.
Essa péssima recepção ajudou no desgaste da saga no país e certamente contribuiu para a queda de quase 40% na abertura para o décimo. Ainda é provável que a China seja o maior mercado para a franquia, acima dos EUA. Porém, será que isso vai ser o suficiente para fazer Velozes 10 alcançar os US$ 720 milhões global do 9?
Felizmente para a Universal, o restante do mundo ainda não parece ter se cansado: segundo o Deadline, se excluirmos a China, a estreia internacional do longa foi 77% acima da de Velozes 9 (que, mais uma vez, foi prejudicado pela pandemia), 8% à frente da de Hobbs & Shaw e apenas 13% menor que a de Velozes 8 (que, com US$ 541 milhões ao redor do planeta no primeiro fim de semana, foi por um breve período a maior abertura global da história).
O caminho à frente de Velozes e Furiosos 10 não será fácil, pois as próximas semanas serão lotadas de concorrentes. Além disso, seu custo de produção foi o mais alto de toda a franquia: nada menos que US$ 340 milhões, o que faz dele um dos filmes mais caros da história do cinema. Sua bilheteria precisará ser, no mínimo, bilionária se o longa não quiser dar prejuízo.
Ainda assim, creio eu que, caso Velozes 10 despenque feito rocha nos próximos dias, na pior das hipóteses a Universal vai forçar o encerramento da saga no próximo filme, cuja estreia já está marcada para 2025. Porém, caso o longa mostre, através de boa sustentação nas próximas semanas, que os fãs aprovaram o último longa e estão dispostos a voltar para mais, então aí Vin Diesel terá a autorização que precisa para fazer sua sonhada trilogia de encerramento.
Qual o seu filme preferido da saga Velozes e Furiosos? Comente conosco aí embaixo ou em nossas redes!