Saiba qual foi a série mais assistida de 2023 nos serviços de streaming

Foram divulgados dados sobre os filmes e séries mais assistidos via streaming do ano, e o primeiro lugar vai te surpreender!

Saiba qual foi a série mais assistida de 2023 nos serviços de streaming

Foram divulgados dados sobre os filmes e séries mais assistidos via streaming do ano, e o primeiro lugar vai te surpreender!

Saiba qual foi a série mais assistida de 2023 nos serviços de streaming
MAIS VISTOS DE 2023
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

A Nielsen divulgou recentemente dados sobre a usabilidade dos serviços de streaming ao longo de 2023 nos EUA. Segundo o Hollywood Reporter, o consumo de streaming cresceu 21% durante o ano passado entre os americanos, o segundo ano consecutivo em que ele aumenta mais de 20%. 36% de todo o período de utilização da TV ao longo do ano foi gasto com streaming, contra 30% de TV a cabo “tradicional” e 23% de TV aberta.




PUBLICIDADE



No entanto, mesmo com o crescimento da popularidade desse tipo de televisão, os filmes e séries mais assistidos não foram nenhuma das caríssimas produções exclusivas do streaming que todos os anos consomem orçamentos gigantescos. Em um ano sem lançamentos tão bombásticos quanto Stranger Things ou Wandinha, as produções mais assistidas via streaming de 2023 foram… séries “comuns” da TV tradicional e filmes lançados normalmente no cinema.

A Nielsen divulgou três tabelas com os top 10 mais assistidos entre séries adquiridas (ou seja, que não foram produzidas originalmente para o streamer em questão mas sim para a TV linear), séries originais e filmes. Comparando as duas tabelas de séries, fica claro que as adquiridas levam imensa vantagem sobre as originais no tempo de visualização: a última colocada no ranking das adquiridas ainda foi mais assistida que a primeira colocada no ranking das originais.


Portanto, a série (adquirida ou original) mais assistida via streaming em 2023 nos EUA foi o drama jurídico Suits. Exibida originalmente no canal a cabo norte-americano USA Network entre 2011 e 2019, a série atualmente encontra-se disponível nos EUA em dois serviços: Netflix e Peacock.

Ao longo de 2023, Suits foi assistida por nada menos que 57,7 bilhões de minutos. Como comparação, a comédia The Office foi vista durante 57,1 bilhões de minutos ao longo de 2020, o ano da pandemia, no qual a série estrelada por Steve Carrell esteve disponível na Netflix.


Outras séries da TV linear que foram populares nos streamers no ano passado foram os infantis Bluey (43,9 bilhões de minutos) e Cocomelon (36 bilhões), o drama policial NCIS (39,4 bilhões), as comédias The Big Bang Theory (27,8 bilhões), Gilmore Girls (25,2 bilhões) e Friends (25 bilhões) e o suspense Supernatural (23 bilhões).

Quase todas elas estavam disponíveis na Netflix, seja de maneira exclusiva ou em conjunto com algum outro streamer (Peacock no caso de Suits, Paramount+ no de NCIS e Hulu e Peacock para a comédia dramática Heartland). Friends e The Big Bang Theory pertencem ao Max (antiga HBO Max) e Bluey é do Disney+.


Apesar disso, no ranking das séries originais mais assistidas, a campeã não pertence a nenhum deles e sim à AppleTV+: a comédia esportiva Ted Lasso, assistida durante quase 17 bilhões de minutos no ano. Tal série, vale lembrar, estreou sua temporada final em 2023, que trouxe episódios de duração estendida. Isso compensou um pouco o fato do streaming da Apple ter uma quantidade de assinantes menor que os rivais mais populares.

O restante do ranking dos originais pertence à séries da Netflix que se aproximam ao menos em parte das produções da TV regular, como The Night Agent (uma série de espionagem que lembrou os espectadores nostálgicos da saudosa 24 Horas), o reality show Love is Blind e The Lincoln Lawyer (outro drama jurídico, similar a… Suits).


O Prime Vídeo também aparece no ranking com outra série de ação e espionagem: Jack Ryan. Já a Disney+ está representada por The Mandalorian, que exibiu sua terceira temporada em 2023.

Nenhuma delas tem uma quantidade de tempo assistido que se compare à das séries adquiridas, embora a comparação seja relativamente injusta. A maioria das séries originais dos streamers tem bem menos episódios produzidos do que as adquiridas, justamente por terem temporadas mais curtas (com entre 8 a 10 episódios).

Quanto aos filmes, uma surpresa: 7 dos 10 mais assistidos via streaming no ano são animações infantis. São quatro longas da Disney/Pixar disponíveis no serviço da Casa do Mickey (o campeão Moana, Encanto, Elementos e Frozen: Uma Aventura Congelante) e três da Illumination disponíveis na Netflix (Super Mario Bros.: O Filme, Minions 2: A Origem de Gru e Sing 2).

Apenas a partir do oitavo lugar encontramos filmes para o público adulto: Pantera Negra: Wakanda para Sempre (no Disney+), Avatar: O Caminho da Água (no Disney+ e no Max) e Glass Onion: Um Mistério Knives Out (único original de um streamer deste ranking, no caso, da Netflix).

Tal predominância de infantis pode ser explicada pelo próprio comportamento das crianças, que assistem seus filmes e cenas preferidos repetidas vezes. Portanto, para um filme voltado para os mais velhos sequer cogitar entrar nesse ranking, ele precisará de muita audiência.

Ainda assim, tanto entre longas para crianças quanto para adultos, fica claro o domínio dos filmes lançados no cinema sobre aqueles que vão direto para streaming. Mesmo para que quem assiste tais longas em casa, o simples fato de eles terem saído no cinema lhes confere um status maior aos que nunca tiveram essa oportunidade.

No fim das contas, analisando os filmes e séries de maior audiência, duas coisas ficam claras. A primeira é que o streaming cada vez mais se consolida como principal escolha do público para assistir filmes e séries no conforto de casa. E a segunda é que, apesar de toda inovação (prometida ou realizada) pelos streamers, o público simplesmente continua usando seus serviços como uma versão repaginada da TV normal, priorizando os mesmos tipos de séries e filmes que até então eram vistos nos canais lineares e a cabo.

E a transformação do streaming numa mera versão da antiga TV a cabo estará completa esse ano com a introdução de comerciais.

Confira as tabelas da Nielsen:

Fonte: Nielsen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL