Oppenheimer ultrapassa US$ 300 milhões na bilheteria americana
Oppenheimer tornou-se a terceira maior arrecadação para um filme dirigido por Christopher Nolan na bilheteria dos EUA, atrás apenas de seus filmes do Batman.
Mesmo após pouco mais de um mês em cartaz, Oppenheimer segue nas primeiras posições das bilheterias ao redor do mundo.
O drama de época chegou a um total de US$ 300,1 milhões na bilheteria dos EUA e US$ 478,7 milhões fora de lá, resultando em US$ 778,9 milhões globalmente.
Trata-se de um dos maiores sucessos da carreira do diretor Christopher Nolan. Nos Estados Unidos, Oppenheimer é a terceira maior bilheteria para um longa comandado por Nolan, perdendo apenas para dois blockbusters do Batman: O Cavaleiro das Trevas (US$ 533,7 milhões em 2008) e O Cavaleiro das Trevas Ressurge (US$ 448,1 milhões em 2012).
Já no âmbito global, Oppenheimer fica na quarta posição no ranking de maiores bilheterias do diretor britânico, logo atrás de O Cavaleiro das Trevas Ressurge (US$ 1.08 bilhão), O Cavaleiro das Trevas (US$ 1 bilhão) e A Origem (US$ 826 milhões). Porém, considerando que o longa ainda segue relativamente forte na maioria dos mercados e que ele ainda deve estrear na China, é possível que Oppenheimer supere A Origem nas próximas semanas.
Seja como for, Nolan segue como um dos raríssimos diretores em atividade capazes de atrair multidões aos seus filmes somente com seu nome. Mesmo Tenet, seu maior fracasso, conseguiu faturar US$ 360 milhões ao redor do mundo numa época em que boa parte do mundo vivia o lockdown da pandemia de Covid-19.
O diretor mantém uma relevância em toda uma geração de cinéfilos que cresceu enquanto ele conquistava público e crítica com seus filmes do Batman e hits como A Origem e Interestelar.
Ainda assim, a fama de Nolan sozinha não explica o tamanho sucesso de Oppenheimer, cujo faturamento foi bem acima da média para um drama sombrio e adulto sobre a Segunda Guerra Mundial. As excelentes críticas e o fator “você tem que ver isso na maior tela possível!” fizeram do longa um verdadeiro evento entre o público, roubando esse status do novo Missão: Impossível.
E, claro, não podemos nos esquecer do fenômeno Barbenheimer. A competição com a comédia de Greta Gerwig acabou beneficiando ambos os longas. Os memes os tornaram mais relevantes do que eles seriam de outra forma caso estreassem em datas separadas.
Mas e para você, qual o melhor filme da temporada: Barbie ou Oppenheimer? Comente aí embaixo!
[fonte: Box Office Mojo]