Episódios dos Simpsons que foram longe demais
De ser processado por sua má representação do Brasil a fazer uma cidade influenciar uma criança a algo horrível, as vezes que Os Simpsons foram longe demais.
Embora não tenham causado tantas polêmicas como programas mais voltados para adultos, como South Park e Family Guy, Os Simpsons já revelou personagens amados como impostores e foi processada por sua representação questionável de culturas.
Os escritores dos Simpsons tendem a estar cientes de onde a linha é traçada, mas eles ocasionalmente cruzam essa linha, como nos exemplos abaixo:
Temporada 19, Episódio 14
No episódio “Dial ‘N’ for Nerder” da 19ª temporada de Os Simpsons, Bart e Lisa acreditam que acidentalmente mataram Martin Prince e lutam desesperadamente para encobrir o suposto homicídio culposo. A cidade se envolve no mistério do desaparecimento de Martin, tornando a visualização desconfortável e tensa, enquanto Bart e Lisa lutam com a culpa de acreditar que mataram um colega de classe. No final, descobre-se que Martin está vivo e bem.
Temporada 13, Episódio 5
No episódio “The Blunder Years” da 13ª temporada de Os Simpsons, um hipnotizador faz com que Homer relembre um trauma de infância, onde ele encontra um cadáver em decomposição enquanto nadava em uma pedreira. A justaposição da inocência de uma criança com a imagem horripilante do cadáver cria uma atmosfera verdadeiramente perturbadora, mais reminiscente de um conto de terror de Stephen King do que de um episódio típico dos Simpsons.
Temporada 1, Episódio 11
No episódio “The Crepes of Wrath” da 1ª temporada dos Simpsons, Bart é maltratado e usado como trabalho escravo por dois vinicultores franceses, César e Ugolin, durante uma visita de intercâmbio à França. A trama é notavelmente mais sombria e brutal do que o humor típico dos Simpsons, e a crueldade de César e Ugolin para com Bart não possui valor cômico, destacando-se do restante da série.
Temporada 13, Episódio 15
No episódio “Blame It on Lisa” da 13ª temporada dos Simpsons, a família viaja ao Rio de Janeiro em busca do amigo por correspondência desaparecido de Lisa. O episódio gerou polêmica aqui no Brasil, pois retratou o Rio de Janeiro de forma negativa, mostrando-o como perigoso, dominado pelo crime e infestado de ratos. O então presidente, Fernando Henrique Cardoso, criticou o episódio por sua visão distorcida da realidade brasileira, e o conselho de turismo da cidade processou a Fox em resposta ao retrato negativo da cidade.
Temporada 18, Episódio 18
No episódio “The Boys of Bummer”, da 18ª temporada dos Simpsons, Bart se torna um pária social após perder um importante jogo de beisebol. Ele é condenado ao ostracismo pela cidade e, em um momento perturbador, a multidão o encoraja a tentar o suicídio quando ele sobe em uma torre de água. Marge intercede para defender Bart, mas é angustiante ver uma cidade inteira agindo dessa forma em relação a um menino de 10 anos.
Temporada 12, Episódio 5
No episódio “Homer vs. Dignity” da 12ª temporada, Homer se humilha por dinheiro, fazendo coisas humilhantes para o Sr. Burns. Isso inclui uma cena controversa em que Homer é agredido sexualmente por um panda em um zoológico. Essa cena é considerada um ponto de virada para Os Simpsons, onde a série perdeu parte de sua grandeza e inteligência, tornando-se mais sensacionalista.
Fique ligado aqui no Legado Plus para não perder nenhuma novidade!