Adélia Sampaio: Conheça e assista ‘Amor Maldito’ o primeiro longa metragem dirigido por uma mulher preta no Brasil
Na última quinta-feira (23/09) o canal do YouTube da Fundação Clóvis Salgado apresentou uma masterclass on-line da diretora Adélia Sampaio, a primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem no...
Na última quinta-feira (23/09) o canal do YouTube da Fundação Clóvis Salgado apresentou uma masterclass on-line da diretora Adélia Sampaio, a primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem no Brasil: Amor Maldito (1984).
“Dirigindo Amor Maldito ou a mulher que enfrentou o sistema” teve participação especial da professora, curadora e pesquisadora Tatiana Carvalho Costa.
Em pouco mais de uma hora de papo, Adélia Sampaio bordou sua trajetória, bastidores da produção, e aspectos de representatividade feminina na história da direção cinematográfica nacional. Assista:
Este verdadeiro documento para o cinema brasileiro faz parte do programa da mostra Exagerados: Cinema Contra o Baixo-Astral, promovido pela equipe do Cine Humberto Mauro.
O evento ocorre oficialmente entre 9 a 29 de setembro de 2021, com 18 emblemáticos longas nacionais da década de 1980. Saiba mais sobre o evento aqui.
Amor Maldito
Confira a sinopse do filme
Duas jovens mulheres, Fernanda (Monique Lafond), uma executiva, e Sueli (Wilma Dias), uma ex-miss, se apaixonam e decidem morar juntas. Porém, Sueli se cansa do relacionamento amoroso que leva com Fernanda e envolve-se com um jornalista.
A moça engravida do amante e ele o abandona. Em desespero, Sueli se atira da janela do apartamento de Fernanda, que passa a ser acusada de homicídio.
Além de fazer parte da mostra, a própria Adélia Sampaio disponibilizou em seu canal do YouTube o filme na integra. Maldito Amor é restrito para maiores de 16 anos por conter cenas de sexo.