Mostra Estúdio Hammer exibe clássicos do horror gratuitamente
Múmias amaldiçoadas, vampiros sanguinários e outras criaturas da noite vão habitar o cinema do Centro Cultural Banco do Brasil neste inicio de ano. A mostra Estúdio Hammer – A...
Múmias amaldiçoadas, vampiros sanguinários e outras criaturas da noite vão habitar o cinema do Centro Cultural Banco do Brasil neste inicio de ano. A mostra Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror exibirá 30 filmes em sessões presenciais, além de uma programação online celebrando o cultuado estúdio inglês. Tudo gratuito.
A retrospectiva começa pelo Rio de Janeiro (de 6 de janeiro a 1º de fevereiro), depois indo para São Paulo (de 20 de janeiro a 8 de fevereiro) e Distrito Federal (2 a 21 de fevereiro). Os ingressos devem ser retirados no site Eventin.
O Legado da Hammer
Ressuscitando os ícones góticos descartados por Hollywood após a Segunda Guerra, a Hammer se tornou sinônimo de produções de horror e filmes de monstro. “Devido a imensa demanda dos adolescentes e jovens adultos por histórias mais violentas, sensuais e aterrorizantes diferentes da morna e conservadora programação da TV”, comenta Eduardo Reginato, um dos curadores da mostra.
Embora a idade de ouro do Hammer tenha terminado no início dos anos setenta, suas produções trouxeram cores definitivas no lado sombrio da cultura pop. É dela a criação do imaginário das presas pontiagudas sujas de sangue vermelho vivo do Drácula. Projetou estrelas como Christopher Lee, Barbara Shelley e Peter Cushing. Imortalizou Terence Fisher, influência expressa nas obras de outros diretores como Guillermo Del Toro e Tim Burton.
Acompanhe a fanpage da mostra para saber maiores informações sobre as sessões, e como se inscrever para palestra e curso relacionados à retrospectiva. Veja abaixo a programação na edição carioca:
Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror
Quarta – 06/01:
15h – O Monstro do Himalaia. (“The Abominable Snowman”, 1957)
17h30 – O Monstro de Duas Caras. (“The Two Faces of Dr. Jekyll”, 1960).
Quinta – 07/01:
15h – O Homem que Enganou a Morte. (“The Man Who Could Cheat Death”, 1958).
17h30 – Drácula – o Perfil do Diabo. (“Dracula Has Risen From the Grave”, 1968).
Sexta – 08/01:
15h – A Serpente. (“The Reptile”,1966).
17h30 – O Médico e Irmã Monstro. (“Dr. Jekyll and Sister Hyde”, 1971)
Sábado – 09/01:
13h – Capitão Cronos – o Caçador de Vampiros. (“Captain Kronos Vampire Hunter Squad”, 1974).
15h15 – A Múmia. (“The Mummy”, 1959).
17h30 – O Cão dos Baskervilles. (“The Hound of The Baskervilles”, 1959).
Domingo – 10/01:
15h – A Lenda dos 7 Vampiros. (“The Legend of The 7 Golden”, 1974).
17h30 – Epidemia de Zumbis. (“The Plague of the Zombies”, 1966).
Segunda – 11/01:
15h – Os Ritos Satânicos de Drácula. (“The Satanic Rites of Dracula”, 1973).
17h30 – “Bruxa, a Face do Demônio”. “The Witches”. De Cyril Franke (Inglaterra, 1966).
Quarta – 13/01:
15h – “A Maldição da Múmia”. “The Curse of The Mummy’s Tomb”. De Michael Carreras (Inglaterra, 1964).
17h30 – “O Sangue de Drácula”. “Taste the Blood of Dracula”. De Peter Sasdy (Inglaterra, 1970).
Quinta – 14/01:
15h – Drácula – o Perfil do Diabo. ( “Dracula Has Risen From the Grave”, 1968).
17h30 – O Conde Drácula. “Scars of Dracula”. De Roy Ward Baker (Inglaterra, 1970).
Sexta – 15/01:
15h – O Cão dos Baskervilles. “The Hound of The Baskervilles”. De Terence Fisher (Inglaterra, 1959).
17h30 – “Capitão Cronos – o Caçador de Vampiros”. (“Captain Kronos Vampire Hunter Squad!”. , 1974)
Sábado – 16/01:
15h00 – Uma Filha para o Diabo. (“To the Devil… A Daughter”, 1976).
17h30 – Atração Mortal. (“The Vampire Lovers”, 1970).
Domingo – 17/01:
15h – A Serpente. (“The Reptile”,1966).
17h30 –Condessa Drácula. (“Countess Dracula”, 1971).
Segunda – 18/01:
15h – O Conde Drácula. (“Scars of Dracula”, 1970).
17h30 – As Filhas de Drácula. (“Twins of Evil”, 1971).
Quarta – 20/01:
15h – A Lenda dos 7 Vampiros. (“The Legend of The 7 Golden”, 1974).
17h30 – Drácula no Mundo da Minissaia. (“Dracula A.D. 1972”, 1972).
Quinta – 21/01:
14h – Epidemia de Zumbis. (“The Plague of the Zombies”, 1966).
16h15 – A Múmia. (“The Mummy”, 1959).
19h – Masterclass on-line – com o cineasta Rodrigo Aragão, referência brasileira em filmes de terror. O link do Zoom para a masterclass será divulgado na página do Facebook da mostra. Lotação: 500 pessoas.
Sexta – 22/01:
15h – Drácula no Mundo da Minissaia. (“Dracula A.D. 1972”, 1972).
17h30 – Frankenstein Tem Que Ser Destruído. (“Frankenstein Must Be Destroyed”, 1969).
Sábado – 23/01:
13h – O Horror de Frankenstein. (“The Horror of Frankenstein”, 1970).
15h15 – Atração Mortal. (“The Vampire Lovers”, 1970).
17h30 – Vampiro da Noite. (“Horror of Dracula”, 1958).
Domingo – 24/01:
13h – As Noivas de Drácula. “The Brides of Dracula”, 1960).
15h15 – Condessa Drácula. (“Countess Dracula”, 1971).
17h30 – A Górgona. (“The Gorgon”, 1964).
Segunda – 25/01:
15h – O Beijo do Vampiro. (“The Kiss of the Vampire”, 1963).
17h30 – A Maldição da Múmia. (“The Curse of The Mummy’s Tomb”, 1964).
Quarta – 27/01:
14h – O Sarcófago Maldito. (“The Mummy’s Shroud”, 1967).
16h15 –Drácula – o Príncipe das Trevas. (“Dracula: Prince of Darkness”, 1966).
19h – Curso On-line com o curador Eduardo Reginato – Aula 1. O link do Zoom para a aula será divulgado na página do Facebook da mostra. Lotação: 500 pessoas.
Quinta – 28/01:
14h – Vampiro da Noite. (“Horror of Dracula”, 1958). Sessão Inclusiva com LIBRAS, audiodescrição e closed caption (filme dublado).
16h15 – Sangue no Sarcófago da Múmia. (“Blood from the Mummy’s Tomb”, 1971).
19h – Debate On-line
Sexta 29/01:
15h – Os Ritos Satânicos de Drácula. (“The Satanic Rites of Dracula”, 1973).
17h30 – A Górgona. (“The Gorgon”, 1964).
Sábado – 30/01:
15h – Vampiro da Noite. (“Horror of Dracula”, 1958).
17h30 – As Noivas de Drácula. (“The Brides of Dracula”, 1960).
Domingo – 31/01:
15h – Frankenstein Tem Que Ser Destruído. (“Frankenstein Must Be Destroyed”, 1969).
17h30 – O Beijo do Vampiro. (“The Kiss of the Vampire”, 1963).
Segunda – 01/02:
15h – O Horror de Frankenstein. (“The Horror of Frankenstein”, 1970).
17h30 – Drácula – o Príncipe das Trevas. (“Dracula: Prince of Darkness”, 1966).