Star Wars: A Ascensão Skywalker tem estreia decepcionante!

Star Wars: A Ascensão Skywalker tem estreia decepcionante!

Star Wars: A Ascensão Skywalker tem estreia decepcionante!

Reiniciada em 2015 após presumivelmente ter chegado ao fim dez anos antes, a icônica franquia Star Wars, uma das sagas mais importantes da história do cinema, novamente se encerra…...

Star Wars: A Ascensão Skywalker tem estreia decepcionante!
Imagem: Reprodução | Divulgação
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Reiniciada em 2015 após presumivelmente ter chegado ao fim dez anos antes, a icônica franquia Star Wars, uma das sagas mais importantes da história do cinema, novamente se encerra… Mas, desta vez, com uma recepção bem pior do que o desejado por seu atual estúdio, a poderosa (e impiedosa) Disney. Após anos de polêmicas, brigas, discussões em redes sociais e muita confusão, Star Wars: A Ascensão Skywalker chegou aos cinemas com uma bilheteria que, embora figure entre as maiores aberturas da história, ainda fica abaixo dos padrões de sua franquia nos últimos anos e, aliás, de vários blockbusters do gigantismo que o nono capítulo da saga espacial gostaria de se aproximar.

 


O longa estreou nos EUA com US$ 177,3 milhões em seu primeiro fim de semana. Sim, trata-se da terceira maior abertura para o mês de dezembro, e do 12º maior em geral na bilheteria americana, sem ajustar pela inflação. Parece incrível, não é? Bem, por um lado, o longa obteve de fato uma das maiores aberturas da história. Por outro… este terceiro Episódio lançado desde que a Disney comprou a Lucasfilm teve uma abertura 20% menor que a de seu predecessor imediato, Os Últimos Jedi (US$ 220 milhões em 2017, na época a segunda maior da história) e 30% inferior à do primeiro longa da nova trilogia, O Despertar da Força (US$ 248 milhões em 2015, um recorde na época, desde então ultrapassado pelos dois últimos filmes dos Vingadores).

 


Se A Ascensão Skywalker era para ser o glorioso encerramento da franquia, arrecadando uma bilheteria comparável ao dos embates dos heróis da Marvel com o vilão Thanos, na realidade o Episódio IX obteve uma abertura inferior ao dos dois Episódios que o precederam como dito acima, os quatro filmes dos Vingadores e também Capitão América: Guerra Civil, o primeiro Jurassic World, o elogiado sucesso Pantera Negra e até mesmo os infantis Os Incríveis 2 (US$ 182,6 milhões) e o remake de O Rei Leão deste ano (US$ 191,7 milhões), a despeito deste último ter sido recebido com as mesmas críticas mistas de A Ascensão Skywalker

 


 


 

 

Em valores ajustados pela inflação, a estreia do nono capítulo da auto-intitulada “Saga Skywalker” levou menos pessoas aos cinemas do que as aberturas de Homem de Ferro 3 (US$ 174,1 milhões em 2013 e US$ 195,1 milhões ajustados), os também encerramento de franquias Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (US$ 169 milhões em 2011 e US$ 194,2 milhões ajustados) e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (US$ 160 milhões em 2012 e US$ 184,1 milhões ajustados), e até mesmo o criticado remake de 2017 de A Bela e a Fera (US$ 174,7 milhões a quase três anos atrás e US$ 177,4 milhões ajustados).

 

Quando analisamos os números de A Ascensão Skywalker ao longo do fim de semana, a situação do nono Star Wars fica ainda mais triste. Na sexta-feira, dia 20 de dezembro, o filme arrecadou US$ 89,6 milhões, o sexto maior dia de abertura no cinema americano, atrás apenas de Vingadores: Ultimato (US$ 157,4 milhões), O Despertar da Força (US$ 119,1 milhões), Vingadores: Guerra Infinita (US$ 106,3 milhões), Os Últimos Jedi (US$ 104,6 milhões) e Relíquias da Morte – Parte 2 (US$ 91 milhões). Um início abaixo de seus predecessores, mas ainda promissor.

 

Porém, no sábado foram mais US$ 47,4 milhões, o que o deixa atrás dos primeiros sábados de longas como Jurassic World: Reino Ameaçado (US$ 49 milhões) Frozen II, Guardiões da Galáxia Vol. 2, Capitã Marvel (todos com pouco mais de US$ 50 milhões), os remakes de A Bela e a Fera e O Rei Leão e, sim, novamente, os quatro Vingadores (e Guerra Civil) e os dois Episódios de Star Wars anteriores. No domingo, foram mais US$ 40 milhões, atrás dos primeiros domingos de variados blockbusters e até de coisas como Deadpool. Curiosamente, A Ascensão Skywalker, “o épico encerramento da saga de nove filmes”, teve primeiros sábados e domingos muito similares aos do spin-off da franquia espacial Rogue One (US$ 46,3 milhões e US$ 37,6 milhões), a despeito deste último se passar décadas antes dos atuais Episódios e ser estrelado por personagens novatos na franquia.

 

 

 

A queda na performance de sexta para o fim de semana deveria deixar os executivos da Disney preocupados. Veja, 50,5% da bilheteria total de A Ascensão Skywalker foi feita apenas em seu primeiro dia, na sexta-feira – uma proporção similar às encontradas em finais de sagas como As Relíquias da Morte – Partes 1 e 2 (e a segunda parte é a recordista nesse quesito) e Amanhecer – Partes 1 e 2, bem como nos pessimamente recebidos Batman vs Superman e Esquadrão Suicida

 

O que isso quer dizer? Bem, teoricamente, em grandes franquias, é comum que os mais fanáticos compareçam aos cinemas no dia de abertura, enquanto o público mais casual e famílias deixam para ir no fim de semana. No caso dos finais das sagas Harry Potter e Crepúsculo, bem como com A Ascensão Skywalker (nunca pensei que compararia a clássica história criada por George Lucas com o romance piegas entre Edward e Bella, mas aqui estamos), houveram números gigantescos na primeira sexta, lotada de fãs, porém quedas duras no sábado e no domingo, o que indica que o público casual já havia perdido o interesse por estas franquias àquele ponto. 

 

Agora, compare isso com, por exemplo, os quatro Vingadores, nos quais a primeira sexta representou 38,9% do total do fim de semana do primeiro filme, 44,1% do de Era de Ultron, 41,2% do de Guerra Infinita e 44% do de Ultimato. Ou com os dois filmes lançados até o momento da franquia Jurassic World, em que a sexta representou apenas 39% do fim de semana. Ou mesmo com Pantera Negra, em que esta proporção foi de 37,5%. Em todos esses casos, o interesse do público afora os fãs era grande o suficiente pela franquia para garantir números excelentes também no sábado e no domingo.

 

 

Aliás, dos quase US$ 90 milhões que Skywalker faturou na sexta, US$ 40 milhões vieram de pré estreias realizadas na quinta – a 6ª maior pré da história, logo atrás de Ultimato, os dois Episódios anteriores de Star Wars e Relíquias da Morte 2. Portanto, 22,5% da bilheteria do Episódio IX no fim de semana foi feita apenas na pré estreia, uma proporção simplesmente absurda, pouco atrás dos 22,9% do Episódio VII e dos 25,7% do último Harry Potter. Como comparação, os aguardadíssimos e muito mais elogiados pela crítica Guerra Infinita e Ultimato também tiveram ótimas prés (US$ 60 milhões e US$ 39 milhões respectivamente), mas que responderam por pouco mais de 15% dos totais de seus respectivos fins de semana de estreia. 

 

Descontando da bilheteria de sexta os números das prés, Skywalker teve uma primeira sexta (de US$ 49,6 milhões) inferior à de filmes como O Rei Leão, Batman vs Superman, Os Incríveis 2 e até Velozes & Furiosos 7 (todos acima dos US$ 50 milhões). Ultimato e Guerra Infinita faturaram quase US$ 100 milhões e US$ 70 milhões nas primeiras sextas sem as prés, e os dois Episódios anteriores da saga arrecadaram em torno dos US$ 60 milhões.

 

Mais uma vez: os fãs compareceram em peso nas primeiras sessões do filme, que então foi decaindo graças à um crescente desinteresse do público em geral pela saga neste momento.

 

 

E para piorar, os filmes que tiveram uma performance similar à do Episódio IX ao longo do fim de semana (três da Saga Crepúsculo e os dois últimos Harry Potter, bem como Batman vs Superman e Esquadrão Suicida) não tiveram carreiras muito longas após à estreia e decaíram rapidamente, conforme os filmes falhavam em atrair um público muito grande afora a bolha dos fãs. Se algo parecido ocorrer com A Ascensão Skywalker, o filme pode, na pior das hipóteses, terminar com uma bilheteria em torno de US$ 350 milhões a US$ 370 milhões, caso desempenhe após a estreia como BvS ou uma das sequências de Crepúsculo. Já uma performance mais parecida com As Relíquias da Morte – Parte 1 ou Esquadrão Suicida leva o filme a sair de cartaz com US$ 420 milhões a US$ 430 milhões, um pouco melhor, mas ainda um total desastre. Seria abaixo de Toy Story 4 (US$ 434 milhões) e O Rei Leão (US$ 543,6 milhões), bem como a segunda pior bilheteria nos EUA da saga espacial desde a compra pela Disney, atrás até mesmo de Rogue One (US$ 532,1 milhões), superando apenas Solo (US$ 213 milhões).

 

Por outro lado, temos que levar em conta que A Ascensão Skywalker estreou pouco antes do Natal. Trata-se de uma das melhores épocas para se lançar um blockbuster de fantasia pois, com mais pessoas de folga das escolas e do trabalho durante as festas de fim de ano, elas tem mais disponibilidade para ir aos cinemas até o início de janeiro. No entanto, por conta das festividades, muitos decidem ir em outro dia que não seja o fim de semana de abertura. É por isso que, por exemplo, os três filmes da trilogia O Senhor dos Anéis saíram de primeiros fins de semana entre US$ 47 milhões e US$ 72 milhões até um total final de US$ 313 milhões, US$ 339 milhões e US$ 377 milhões, ou Aquaman, que partiu de uma abertura de US$ 65 milhões rumo a um total de US$ 335 milhões (embora, para ser justo, os premiados filmes da saga de fantasia estrearam numa quarta, enquanto o Rei de Atlântida estreou bem no início do feriado prolongado de Natal, o que diluiu seus primeiros fins de semana).

 

O primeiro filme da série O Hobbit saiu de uma abertura de US$ 84,6 milhões rumo a um total de US$ 303 milhões. Até mesmo blockbusters de dezembros passados como King Kong, A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos, Tron: O Legado e Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras partiram de aberturas consideradas decepcionantes para totais relativamente decentes (de US$ 50,1 milhões para US$ 218 milhões para o gorila gigante; de US$ 45 milhões para US$ 220 milhões para a aventura com Nicolas Cage; de US$ 44 milhões para US$ 172 milhões para a ficção científica da Disney; e de US$ 39,6 milhões para US$ 186,9 milhões para o detetive de Robert Downey Jr.). Os exemplos mais notórios, claro, são de James Cameron: em dezembro de 1997, Titanic partiu de uma fraca abertura (até para os padrões da época) de US$ 28,6 milhões para um total acima dos US$ 600 milhões, enquanto no final de 2009 Avatar estreou com US$ 77 milhões e saiu de cartaz com nada menos que US$ 749 milhões.

 

 

Sendo otimista, uma performance similar à de Tron: O Legado leva A Ascensão Skywalker a nada menos que US$ 693 milhões, o que seria a quinta maior bilheteria da história nos EUA, enquanto uma parecida com O Despertar da Força o leva a US$ 670 milhões (sexta maior da história, pouco atrás de Vingadores: Guerra Infinita). Caso o filme desempenhe como o primeiro O Hobbit, sai de cartaz com US$ 635 milhões, US$ 15 milhões a mais que Os Últimos Jedi, ao passo em que um desempenho similar ao de Rogue One o leva a US$ 609 milhões, praticamente empatado com Os Incríveis 2. Finalmente, um desempenho como o de Os Últimos Jedi (cuja controversa recepção entre os fãs o levou a quedas mais duras que seu antecessor após a abertura) o leva a pouco mais de US$ 500 milhões – ainda abaixo de Rogue One, mas um resultado digno dadas as circunstâncias.

 

Entretanto, devemos lembrar que a recepção do filme entre os fãs tem sido dividida para dizer o mínimo, e as críticas são as piores para um filme da saga desde A Ameaça Fantasma, em 1999. Trata-se do primeiro filme desde a compra pela Disney a não receber uma nota acima de A no site CinemaScore (por enquanto, ele está num fraco B+, equivalente a um 8/10, entre o público da abertura). A audiência que perdeu o interesse pela franquia tem diversas opções em cartaz: Frozen II, Jumanji: Próxima Fase e Um Espião Animal para os mais jovens; 1917, Adoráveis Mulheres, Entre Facas e Segredos e diversos outros filmes da atual temporada de premiações para os adultos. Mas vamos saber melhor nos próximos dias como A Ascensão Skywalker irá desempenhar.

 

Fora dos EUA, onde o filme estreou em boa parte do globo, ele arrecadou US$ 199 milhões – o que não só é abaixo das estreias internacionais dos outros dois Episódios da atual trilogia (US$ 281 milhões para o sétimo e US$ 231 milhões para o oitavo), como também bem abaixo da expectativa de US$ 250 milhões da indústria. Seus melhores mercados internacionais foram na Europa, na qual a saga espacial geralmente tem ótimo desempenho, e no Japão, no qual A Ascensão Skywalker obteve a 3ª melhor abertura do ano.

 

 

Globalmente, o Episódio IX obteve uma abertura de US$ 376,1 milhões. Novamente, não é um número ruim e, entre longas que estrearam nos EUA e em boa parte de seus territórios num mesmo final de semana, trata-se da 12ª maior estreia global da história. No entanto (você já adivinhou) A Ascensão Skywalker fica atrás de seus dois predecessores (US$ 529 milhões para o sétimo e US$ 451 milhões para o oitavo), bem como dos dois últimos Vingadores (US$ 640 milhões para Guerra Infinita e, bem, US$ 1.2 bilhão para Ultimato), o primeiro Jurassic World (US$ 524 milhões), o sexto e o oitavo capítulos de Harry Potter (US$ 394 milhões para O Enigma do Príncipe e US$ 483 milhões para As Relíquias da Morte – Parte 2, um recorde na época e que permaneceu por quase seis anos), Capitã Marvel (US$ 456,7 milhões), Batman vs Superman (US$ 422 milhões), o oitavo Velozes & Furiosos (US$ 541,9 milhões) e até mesmo outro converso final de trilogia, Homem-Aranha 3 (US$ 382 milhões, e isso em 2007, quando os preços dos ingressos eram mais baratos do que hoje).

 

Claro, muitos desses longas são de gêneros e franquias fortes em mercados cruciais nos quais Star Wars não costuma alcançar valores tão grandes, como a China, Sudeste Asiático e América Latina. Ainda assim, isso não impediu os outros dois Episódios de terem excelentes estreias globais. 

 

Certamente A Ascensão Skywalker logo vai estar deixando o bilhão para trás. A depender de como ele se sair nas próximas semanas nos EUA e no mundo (e, claro, se Frozen II não se sair melhor que o esperado), é possível que ele seja a terceira maior bilheteria do ano, atrás de Ultimato e O Rei Leão. Por outro lado, é bem provável que o longa não alcance os US$ 1.33 bilhão de seu antecessor, Os Últimos Jedi, marcando a primeira vez que o último capítulo de uma trilogia de Star Wars não supera a segunda parte.

 

Mas e você, quanto acha que será a bilheteria do filme? Comente com a gente!

 

Bilheteria EUA 20/12/19 a 22/12/19:

 

Filme Semanas em cartaz Renda no fim de semana (em US$) Renda acumulada (em US$)
1- Star Wars: A Ascensão Skywalker 1 177.383.864 177.383.864
2- Jumanji: Próxima Fase 2 26.505.147 102.316.512
3- Frozen II 5 12.980.927 387.214.888
4- Cats 1 6.619.870 6.619.870
5- Entre Facas e Segredos 4 6.503.186 89.952.095
6- O Escândalo 2 5.109.146 5.518.427
7- O Caso Richard Jewell 2 2.583.372 9.561.031
8- Queen & Slim 4 1.847.230 36.595.995
9- Ford vs Ferrari 6 1.846.348 102.007.956
10- Natal Sangrento 2 1.838.015 7.286.665

 

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