Star Wars: A Ascensão Skywalker é derrubado frente à Minha Mãe é uma Peça 3!

Star Wars: A Ascensão Skywalker é derrubado frente à Minha Mãe é uma Peça 3!

Star Wars: A Ascensão Skywalker é derrubado frente à Minha Mãe é uma Peça 3!

Enfrentando a titânica estreia do blockbuster nacional Minha Mãe é uma Peça 3, Star Wars: A Ascensão Skywalker até que não se saiu tão mal assim. Na verdade, foi...

Star Wars: A Ascensão Skywalker é derrubado frente à Minha Mãe é uma Peça 3!
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE



Enfrentando a titânica estreia do blockbuster nacional Minha Mãe é uma Peça 3, Star Wars: A Ascensão Skywalker até que não se saiu tão mal assim. Na verdade, foi um resultado decente dadas as circunstâncias. 

 


O Episódio IX da saga espacial vendeu mais 496 mil ingressos e arrecadou pouco menos de R$ 10 milhões em seu segundo fim de semana em cartaz no Brasil. No total, o longa possui um público de 1,96 milhão e um faturamento de R$ 38,6 milhões após duas semanas no país. 

 


Sim, em segundo lugar atrás da gigantesca abertura de Minha Mãe é uma Peça 3, A Ascensão Skywalker enfrentou um adversário consideravelmente mais poderoso que seus dois predecessores no fim de semana do Natal, O Despertar da Força (que bateu com a fraca estreia de Até que a Sorte nos Separe 3) e Os Últimos Jedi (que batalhou a comédia teen Fala Sério, Mãe!). Dessa forma, o terceiro e último capítulo da mais recente trilogia teve uma queda de 55% no número de ingressos vendidos em comparação com a estreia, o que é bastante grande para um blockbuster de ação e fantasia – é maior do que literalmente qualquer filme do MCU e do DCEU na segunda semana, dos grandes como Ultimato e Coringa aos pequenos como Homem-Formiga e a Vespa e Shazam!.

 


 


Ainda assim, se comparado com os outros longas de sua franquia, A Ascensão Skywalker na verdade despencou menos do que eles. Sua queda de 55% foi menor que as dos dois Episódios anteriores (58,5% para o VII e 70% para o VIII), bem como a de Rogue One (inacreditáveis 74,4%). Apenas Han Solo caiu menos (13,2%), e isso porque sua estreia ocorreu durante a greve dos caminhoneiros de 2018, de forma que boa parte dos interessados em assistir ao filme só puderam fazê-lo na semana seguinte.

 

Em número de ingressos vendidos, o segundo fim de semana de Skywalker inclusive foi superior aos de Os Últimos Jedi (363 mil ingressos vendidos) e Rogue One (247 mil), ainda que abaixo do de O Despertar da Força (786 mil). Graças à falta de concorrentes relevantes, o filme está conseguindo se manter de maneira decente no país, compensando um pouco a falta de um grande contingente de fãs, como no caso dos filmes de super-heróis. Com A Ascensão Skywalker e Minha Mãe é uma Peça 3 dominando boa parte das salas no país, quem não tem interesse pelas novas aventuras de dona Hermínia não tem muita opção afora assistir ao confronto final dos Jedi contra os Sith.

 

Dito isso, o Episódio IX ainda está atrás do público de seus dois predecessores após duas semanas em cartaz (3,72 milhões para o VII e 2,21 milhões para o VIII) e pouco à frente do de Rogue One (1,71 milhão). De certa forma, a situação de Skywalker no Brasil se parece um pouco com a enfrentada pelo spin-off de 2016, que também teve que enfrentar uma sequência da Dona Hermínia (Minha Mãe é uma Peça 2) e, após o Ano Novo, uma aguardada animação da Disney, Moana no caso de Rogue One e Frozen II no de Skywalker. O Despertar da Força e Os Últimos Jedi também enfrentaram animações, respectivamente O Bom Dinossauro e Viva: A Vida é uma Festa, porém seus resultados (3,61 milhões e 1,96 milhão de ingressos vendidos) foram bem abaixo dos de Moana (5,15 milhões, na época o maior público para um desenho da Disney afora os da Pixar desde O Rei Leão) e do que se espera de Frozen II.

 

 

Caso desempenhe como Rogue One (que havia atingido quase 60% de seu público final após duas semanas em cartaz), A Ascensão Skywalker sai de cartaz com um público de 3,27 milhões de ingressos vendidos, pouco abaixo dos de Os Últimos Jedi (3,52 milhões) e A Ameaça Fantasma (3,45 milhões). No entanto, é preciso levar em consideração que Rogue One foi um spin off protagonizado por personagens inéditos, e ambientado numa outra época da franquia, antes dos clássicos filmes da trilogia original, o que confundiu o público casual. 

 

A Ascensão Skywalker é uma continuação direta da história que o público tem acompanhado pelos últimos 4 anos, tornando-o mais “amigável” para quem não tem grande interesse pela complexa mitologia da franquia. Por isso, uma performance mais similar à do Episódio VII (55,2% do público final na segunda semana) o leva a sair de cartaz com 3,55 milhões de ingressos vendidos, 30 mil a mais do que Os Últimos Jedi – tomando de seu antecessor o posto de terceiro filme mais assistido da saga espacial nos cinemas.

 

Se a conclusão da saga de Rey, Finn, Luke Skywalker e Kylo Ren não for esmagada por Minha Mãe é uma Peça 3 e Frozen II nos próximos dias, então ele pode terminar com um público decente para os padrões de sua franquia, compensando sua fraca abertura na semana passada. Mas vamos acompanhar!

© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL