Sonic já é a 4º maior bilheteria americana para um filme baseado em games
A trajetória de sucesso de Sonic: O Filme nas bilheterias americanas e mundiais continua firme e forte. Nos EUA, o ouriço azul superou a principal estreia da semana que,...
A trajetória de sucesso de Sonic: O Filme nas bilheterias americanas e mundiais continua firme e forte.
Nos EUA, o ouriço azul superou a principal estreia da semana que, tal como ele próprio, é voltado para o público infantil e familiar: a aventura O Chamado da Floresta. Foram US$ 26,3 milhões para Sonic em seu segundo fim de semana contra US$ 24,8 milhões do concorrente, distribuído pela 20th Century Studios/Disney, antes conhecida como Fox. No total, Sonic conquistou ótimos US$ 106,6 milhões após apenas duas semanas em cartaz.
Com isso, o herói velocista superou Rampage: Destruição Total (US$ 103 milhões) na bilheteria americana. Ele agora está atrás apenas de Angry Birds: O Filme (US$ 107 milhões), o primeiro Tomb Raider de 2001 (US$ 131 milhões) e Pokémon: Detetive Pikachu (US$ 144 milhões) entre o subgênero das adaptações de videogames. Claro, isso sem ajustar pela inflação – convertidos para dólares atuais, a bilheteria de Tomb Raider seria de US$ 211 milhões.
De toda forma, considerando sua ótima bilheteria nos últimos dias, Sonic ainda tem uma excelente chance de se tornar o maior filme de games nos EUA. O filme caiu cerca de 54,7% em comparação com sua abertura na semana passada, o que pode parecer muito (e em parte é graças a O Chamado da Floresta saindo-se melhor que o esperado), porém é similar à de outros longas que abriram durante o feriado de Dia dos Presidentes na América do Norte: Deadpool (57,3%), Motoqueiro Fantasma (55,7%), Demolidor (55,1%), Alita: Anjo de Combate (56,7%) e Jumper (53,5%).
Na hipótese mais pessimista, a bilheteria final de Alita foi 1,4 vezes maior que seu total na segunda semana. Uma performance similar para Sonic lhe daria uma bilheteria de US$ 150 milhões. Já desempenhos mais parecidos com Demolidor e Motoqueiro Fantasma (cujo total final foi 1,48 vezes maior que seus números na segunda semana) fariam com que Sonic saísse de cartaz em torno dos US$ 157 milhões. Finalmente, sendo otimista, o número final de Deadpool foi 1,53 vezes maior que o da segunda semana, o que daria a Sonic uma bilheteria final de US$ 163 milhões.
Em todos os casos, Sonic ultrapassa Detetive Pikachu para se tornar a maior bilheteria americana da história para um longa de games sem ajustar pela inflação. Caso saia de cartaz com mais de US$ 155 milhões (o total ajustado de Pokémon: O Filme, lançado em 1999) , também será o segundo filme de games que mais levou pessoas aos cinemas da América do Norte, atrás apenas de Tomb Raider.
Fora de lá, Sonic arrecadou mais US$ 38,3 milhões em 56 mercados, incluindo 16 novos países no qual o longa ainda não havia estreado. No total, são US$ 96,5 milhões nas bilheterias internacionais – e o filme ainda precisa chegar ao Japão, no dia 27 de março, bem como na China. Ainda fechada graças ao Covid-19 (nome oficial do Coronavírus), Sonic, juntamente com diversos filmes hollywoodianos, ainda não tem data oficial para chegar lá.
Globalmente, são US$ 203,1 milhões para o ouriço. O longa deve ultrapassar Dolittle (US$ 204 milhões) hoje ainda para se tornar a segunda maior bilheteria de 2020 até o momento, atrás apenas de Bad Boys para Sempre (US$ 391,1 milhões). No fim das contas, afora a China, que ainda é uma incógnita, podemos imaginar que Sonic terá uma bilheteria final global em torno dos US$ 315 milhões.
Tudo vai depender de como o longa se sair contra Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica, que começa a chegar a boa parte do mundo daqui há duas semanas. De toda forma, qualquer bilheteria acima dos US$ 300 milhões já seria bastante lucrativo para a Paramount, considerando que seu orçamento foi de menos de US$ 100 milhões, mesmo com todas as mudanças no design do herói.
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