Previsões de bilheteria para 2020 – Parte 2: As possíveis surpresas do ano
Na primeira parte de nossa matéria especial (leia aqui) nós falamos sobre os sucessos garantidos de 2020. Nesta segunda parte, conheça os longas cujas perspectivas de sucesso são mais...
Na primeira parte de nossa matéria especial (leia aqui) nós falamos sobre os sucessos garantidos de 2020. Nesta segunda parte, conheça os longas cujas perspectivas de sucesso são mais incertas – e justamente por isso eles podem se sair melhor do que o esperado!
O Homem Invisível
Previsão de estreia (EUA): 28 de fevereiro de 2020
Previsão de estreia (Brasil): 27 de fevereiro de 2020
A empresa Blumhouse é a responsável por lançar alguns dos filmes de terror mais bem sucedidos crítica e comercialmente dos últimos anos: Corra, Nós, Fragmentado, o Halloween de 2018, Sobrenatural, Uma Noite de Crime, A Morte te dá Parabéns, entre outros. Agora, o estúdio vai lançar este longa que pretende pegar um antigo monstro dos filmes de horror dos anos 50 da Universal e atualizá-lo para o século XXI.
O primeiro trailer teve boa recepção entre o público, por isso por enquanto suas perspectivas são positivas. Suas primeiras previsões são de uma estreia de US$ 30 milhões e uma bilheteria final nos EUA de US$ 80 milhões, que pode chegar até aos US$ 100 milhões se o filme for bem recebido, e não for prejudicado pelos concorrentes.
007: Sem Tempo para Morrer
Previsão de estreia (EUA): 10 de abril de 2020
Previsão de estreia (Brasil): 09 de abril de 2020
Quase cinco anos após sua última aparição, James Bond volta aos cinemas com Sem Tempo para Morrer, que precisou de um complicadíssimo processo de produção.
Os últimos filmes do agente secreto atualmente interpretado por Daniel Craig foram bem sucedidos nas bilheterias, especialmente o bilionário Operação Skyfall. Porém, o novo longa terá que lidar com a fraca recepção do capítulo anterior, e com uma data de estreia mais desfavorável, que o coloca logo após Mulan e algumas semanas antes de Viúva Negra – curiosamente, este parece ser o filme do MCU que mais vai emular o gênero thriller de espionagem.
Com um orçamento que certamente será alto, Sem Tempo para Morrer vai precisar ter um desempenho no mínimo tão bom quanto Capitão América 2: O Soldado Invernal (US$ 715 milhões globalmente), outro filme de ação lançado em abril há quase seis anos, se não quiser naufragar. E tudo isso vai depender se o longa tiver boas críticas e se o público não tiver desistido das aventuras do agente secreto, que já está nos cinemas há quase seis décadas (!).
Scooby! O Filme
Previsão de estreia (EUA): 15 de maio de 2020
Previsão de estreia (Brasil): 14 de maio de 2020
O cachorro adorado e comilão e sua turma criados pela Hannah Barbera voltarão às telas do cinema depois de quinze anos com esta animação que mostrará o primeiro encontro de Scooby com Salsicha, Fred, Daphne e Velma.
Apesar da boa resposta ao primeiro trailer, Scooby! terá uma batalha difícil pelo público familiar com Bob Esponja: O Incrível Resgate, pois afinal o cão, apesar de icônico, é potencialmente menos conhecido entre as crianças de hoje do que a esponja amarela. Por enquanto, no embate entre as duas animações blockbuster de maio, minha aposta para quem terá a maior bilheteria está em O Incrível Resgate.
Scooby! vai precisar de ótimas críticas e uma boa recepção do público se quiser se sair bem frente ao concorrente. Porém, caso seja bem recebido, podemos ter uma boa surpresa quanto à performance do carismático dogue alemão nas bilheterias.
Candyman
Previsão de estreia (EUA): 12 de junho de 2020
Previsão de estreia (Brasil): 11 de junho de 2020
Jordan Peele se tornou um dos mais aclamados cineastas de horror depois de seus longas repleto de críticas sociais Corra e Nós. Para este longa, o remake de um clássico de terror dos anos 90, Peele será apenas o roteirista e o produtor, enquanto a direção caberá à novata Nia DaCosta, uma jovem cineasta de apenas 29 anos.
Por isso, fica a dúvida se Peele conseguirá utilizar o gigantesco sucesso de crítica e público de seus dois thrillers anteriores para atrair o público para este longa. Ainda assim, desde que mantenha seu padrão de qualidade, podemos esperar um surpreendente sucesso de horror no meio do ano.
Free Guy: Assumindo o Controle
Previsão de estreia (EUA): 03 de julho de 2020
Previsão de estreia (Brasil): 09 de julho de 2020
Esta comédia de ação é um dos raros blockbusters totalmente originais, ou seja, não baseados em qualquer propriedade já existente (quadrinhos, livros, séries, animações, outros filmes, etc) ou sequência de outros longas anteriores. E justamente por isso é uma das apostas mais arriscadas deste ano.
Se quiser ser bem sucedido, apenas o carisma de Ryan Reynolds não vai bastar. O marketing deste longa terá que saber explorar sua divertida premissa (um atendente bancário descobre que vive no meio de um game de ação de mundo aberto) e mostrar ao público que o longa precisa ser visto nos cinemas. Boas críticas também serão cruciais. Afinal, hoje em dia, com tantas opções de entretenimento em casa, a tarefa mais difícil de um estúdio hollywoodiano é convencer o público a deixar o conforto de seus lares para assistir um filme totalmente original nos cinemas.
Basta lembrar que, há quase cinco anos, Pixels, outra comédia de ação que também abordava o mundo dos jogos e trazia um comediante como protagonista, teve fraco desempenho após ser recebido com péssimas críticas: US$ 245 milhões globalmente a um custo de US$ 88 milhões.
Ghostbusters: Mais Além
Previsão de estreia (EUA): 10 de julho de 2020
Previsão de estreia (Brasil): 20 de agosto de 2020
Esqueça os Caça-Fantasmas da sua infância: tal como o Super-Homem virou Superman no Brasil há alguns anos, também o grupo de caçadores de assombrações será chamado pelo seu título original no país.
A franquia, que produziu o clássico dos anos 80 estrelado por Bill Murray, Dan Aykroyd e outros, esteve sumida desde o início do século, até o lançamento daquele que é seguramente um dos filmes mais controversos da década: Caça-Fantasmas de 2016, um reboot no qual a equipe agora seria composta por… mulheres. Após meses de brigas virulentas nas redes sociais e ataques de fãs misóginos, o longa acabou afundando nas bilheterias, trazendo prejuízo ao estúdio, e falhando em atualizar a franquia para uma nova geração. Agora a Sony tentará novamente, com este longa que continua a história de onde os filmes dos anos 80 pararam, abordando uma família cujo avô teve envolvimento com os Caça-Fan…, digo, Ghostbusters originais.
Da mesma forma que franquias antigas como Jurassic Park e Star Wars conseguiram se tornar relevantes novamente para uma nova geração de cinéfilos, Ghostbusters tentará o mesmo, agora com uma nova estratégia: ambientar uma história fantástica numa pequena cidade rural, e ter como protagonistas crianças e adolescentes. É a mesma fórmula que funcionou nos clássicos familiares dos anos 80, e que continuou dando certo na atualidade na televisão (Stranger Things) e no cinema (Goosebumps e sua continuação, o recente Histórias Assustadoras para Contar no Escuro).
Se isso vai funcionar para colocar a franquia de volta nos trilhos, só saberemos quando o longa estrear. E há também o espectro do fracasso de 2016 que ainda assombra a franquia. Quando Star Wars e Jurassic Park retornaram às telonas, ambas as franquias tinham seus próprios fiascos passados (a controversa trilogia prequel no caso do primeiro, e Jurassic Park III no do segundo), porém isso havia ocorrido há bem mais tempo do que o espaço os quatro anos que separam os Ghostbusters de 2016 dos de 2020. Mas quem sabe…
Jungle Cruise
Previsão de estreia (EUA): 24 de julho de 2020
Previsão de estreia (Brasil): 23 de julho de 2020
Piratas do Caribe hoje em dia é mais conhecido como a franquia do Capitão Jack Sparrow, mas até 2003 era apenas uma atração nos parques da Disney. É a mesma estratégia que a Casa do Mickey espera repetir com este longa, que trará Dwayne Johnson no papel de um capitão de um barco a vapor no início do século XX, com a missão de ajudar a cientista interpretada por Emily Blunt a encontrar a Árvore da Vida.
O longa pode até se basear numa atração de parque temático, mas para grande parte do público o filme será visto como totalmente original. Por isso, ele vai depender de se o carisma da dupla de astros, combinada com grandes cenas de aventura na selva, serão o bastante para atrair o público. Desde que o filme consiga se firmar como uma aventura decente para a família, não deve ter problemas em alcançar números decentes.
Malignant
Previsão de estreia (EUA): 14 de agosto de 2020
Previsão de estreia (Brasil): 13 de agosto de 2020
Após os sucessos bilionários de Velozes & Furiosos 7 e Aquaman, o diretor James Wan retorna às suas raízes de cineasta de horror com este longa de baixo orçamento, que curiosamente tem o mesmo nome de uma HQ escrita pelo cineasta em 2011.
Pouco se sabe sobre o longa ainda. Porém, Wan é especialista em filmes de horror que agradam às multidões, tendo sido o diretor e criador de franquias como Sobrenatural e Invocação do Mal. Se seguir na mesma linha de tais filmes, podemos esperar um grande sucesso no gênero.
West Side Story
Previsão de estreia (EUA): 18 de dezembro de 2020
Previsão de estreia (Brasil): 17 de dezembro de 2020
O grande blockbuster musical do Natal este ano será esse remake do clássico Amor Sublime Amor, que reimagina a clássica história de Romeu e Julieta para uma disputa de gangues na Nova York da década de 1950. Seu diretor será ninguém menos que Steven Spielberg, comandando o primeiro musical de sua carreira.
Dado a fama do diretor e do próprio musical, é possível imaginar que West Side Story terá uma performance mais similar a O Retorno de Mary Poppins ou O Rei do Show do que o desastre Cats. Além disso, considerando que não haverá nenhum novo Star Wars em dezembro, West Side Story terá o caminho mais livre para ter uma ótima carreira, ainda mais se o filme agradar o público fora da América do Norte tanto quanto os americanos.
Um Príncipe em Nova York 2
Previsão de estreia (EUA): 18 de dezembro de 2020
Previsão de estreia (Brasil): 17 de dezembro de 2020
Eddie Murphy tem experimentado uma ressurgência em sua carreira. Após sua elogiada atuação em Meu Nome é Dolemite, o comediante vai tentar retomar dois de seus papéis mais populares: os protagonistas de Um Príncipe em Nova York e Um Tira da Pesada. O primeiro ganhará uma tardia sequência este ano, mais de 30 anos após o original, novamente reunindo o ator com o diretor Craig Brewer, responsável por Meu Nome é Dolemite.
As perspectivas para o longa ainda são nebulosas, mas supondo que ele seja elogiado e recebido mais como Dolemite e menos como O Grande Dave, podemos esperar um bom sucesso de fim de ano familiar. Será uma disputa interessante para uma comédia, que estreará bem numa época onde o público está acostumado a musicais extravagantes, blockbusters de fantasia e dramas de Oscar.