Previsões de bilheteria para 2020 – Parte 1: Os sucessos garantidos

Previsões de bilheteria para 2020 – Parte 1: Os sucessos garantidos

Previsões de bilheteria para 2020 – Parte 1: Os sucessos garantidos

Mais um ano começou, e com ele as expectativas dos cinéfilos pelos novos filmes de Hollywood. Quais serão os melhores filmes do ano? E os piores? Quem vai surpreender,...

Previsões de bilheteria para 2020 – Parte 1: Os sucessos garantidos
Imagem: Reprodução | Divulgação
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Mais um ano começou, e com ele as expectativas dos cinéfilos pelos novos filmes de Hollywood. Quais serão os melhores filmes do ano? E os piores? Quem vai surpreender, negativa e positivamente? E, claro, quais serão os grandes sucessos de 2020?

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro: 2020 não tem a menor chance de ser tão grande nas bilheterias norte-americanas e globais quanto 2018 ou 2019. Afinal, no ano passado, a Disney optou por lançar os maiores de seus titãs, a fim de tê-los o quanto antes em seu novo serviço de streaming: os encerramentos das atuais sagas do MCU em Vingadores: Ultimato e Star Wars em A Ascensão Skywalker; o remake das duas maiores bilheterias do estúdio durante os anos 90, com Aladdin e O Rei Leão; a continuação da franquia mais popular e aclamada da Pixar com Toy Story 4; a sequência de sua maior animação da história, com Frozen II… e isso afora o bilionário Capitã Marvel e a performance acima das expectativas (nas bilheterias internacionais) de Malévola: Dona do Mal.


Como comparação, o calendário da Casa do Mickey para este ano parece bem mais humilde: duas franquias novas no MCU (Viúva Negra e Os Eternos), o remake de Mulan, apostas arriscadas como Artemis Fowl: O Mundo Secreto e Jungle Cruise, e três animações originais, duas da Pixar e uma de seu próprio estúdio. Por outro lado, este ano o estúdio passará a contabilizar em seus rendimentos anuais a renda obtida dos filmes da extinta Fox, agora 20th Century Studios: Os Novos Mutantes, Morte no Nilo, King’s Man, entre outros.


Ainda assim, sem os monstros de bilheteria que a Disney lançou no ano passado, outros estúdios estão vindo bem mais fortes em 2020: a Warner com dois blockbusters da DC e mais uma intrigante ficção científica de Christopher Nolan; a Universal repleta de sequências de algumas franquias populares; a Paramount tentando recuperar seu espaço entre as grandes; a Sony com dois filmes da Marvel e mais uma tentativa de resgatar os Caça-Fantasmas da aposentadoria…

E isso que ainda nem falamos de assuntos afora o mundo do cinema. Há a constante ameaça do streaming – será que, sem um Ultimato esse ano, as pessoas continuarão deixando suas maratonas de lado para ir aos cinemas? E há também problemas globais, como o surto do coronavírus na China, que causou o adiamento por tempo indefinido de vários longas no país e pode prejudicar até mesmo os filmes hollywoodianos – leia aqui para mais informações. Enfim, diferentemente de 2019, em 2020 a disputa pela bilheteria será bem mais intensa, incerta e interessante. 


 

Por isso, nesse artigo, vamos tentar prever quais vão ser os sucessos, os fracassos e as surpresas nas bilheterias em 2020. Na primeira parte da matéria, vamos mostrar quais longas têm as maiores possibilidades de sucesso, na segunda falaremos dos incertos e possíveis surpresas e na terceira dos que vão ter que se esforçar mais para não fracassarem. Preparado? Então acompanhe conosco!


 

SUCESSOS GARANTIDOS

Aqui os filmes que tem tudo a seu favor para serem grandes sucessos nas bilheterias! Acompanhe:

MULAN

Previsão de estreia (EUA): 27 de março de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 26 de março de 2020

A Bela e a Fera, O Rei Leão, Aladdin, todos remakes de adorados clássicos dos anos 90 da Disney que arrecadaram mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias duas décadas e meia após chegarem aos cinemas pela primeira vez. Mulan, lançado em 1998, agora ganhará uma nova versão sem as músicas ou comédia da animação, mas com belas cenas de luta similares às do gênero wuxia, do cinema oriental, o que pode ajudar o longa a ter melhores críticas que os remakes anteriores. Aliás, o primeiro teaser de Mulan foi visto 175 milhões de vez em suas primeiras 24 horas, o sétimo mais visto da história neste período de tempo, o que mostra que há curiosidade acerca da nova versão.

Por outro lado, o filme terá que tomar cuidado para não ser sério ou pesado demais em suas temáticas de guerra a ponto de afastar o público familiar que compareceu em peso aos remakes anteriores. Além disso, as mudanças no calendário chinês após o surto do coronavírus pode impactar nos lançamentos hollywoodianos, e a Disney está contando com o país para que Mulan alcance os números bilionários dos antecessores.

VIÚVA NEGRA

Previsão de estreia (EUA): 01 de maio de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 30 de abril de 2020

Uma das heroínas mais queridas do MCU finalmente ganha uma aventura-solo… um ano após a personagem encontrar seu trágico fim em Ultimato. Ainda assim, Viúva Negra vai mostrar que a personagem interpretada por Scarlett Johannsonn ainda tem segredos a revelar aos fãs, incluindo possivelmente uma nova heroína (que deve ser vivida por Florence Pugh no filme) a assumir o manto da Viúva Negra entre os Vingadores.

Enfim, o longa pode até não alcançar os mesmos números de Guerra Infinita e Ultimato, porém desde que o orçamento se mantenha entre os US$ 150 milhões de Capitã Marvel e os US$ 200 milhões de Pantera Negra, até uma bilheteria global, na pior das hipóteses, similar à de Guardiões da Galáxia Vol. 2 (US$ 864 milhões) será o bastante para que o filme seja lucrativo.

Fica a ver o quanto o nono Velozes & Furiosos pode prejudicar Viúva Negra, mas considerando a popularidade do MCU nos últimos filmes e da própria heroína, creio que Natasha Romanoff em sua primeira (e última?) aventura solo tem grandes chances de ultrapassar o bilhão.

VELOZES & FURIOSOS 9

Previsão de estreia (EUA): 22 de maio de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 21 de maio de 2020

Falando em bilhão, eis aqui um dos mais prováveis candidatos a maior bilheteria global em 2020. A franquia de ação teve sua bilheteria catapultada para a estratosfera a partir do sétimo filme, graças à China, onde a franquia alcançou números espetaculares. Aliás, até serem superados por Ultimato no ano passado, os Velozes 7 e 8 estavam tecnicamente empatados como os maiores filmes americanos da história no país.

Por outro lado, se o sétimo capítulo, impulsionado pela curiosidade em saber como a série lidaria com a despedida do tragicamente falecido Paul Walker, alcançou US$ 350 milhões na bilheteria americana, o oitavo não chegou sequer aos US$ 230 milhões por lá. Ou seja, sua maior força está nas bilheterias estrangeiras, especialmente na Ásia e na América Latina. Isso pode criar uma situação onde Velozes 9 é prejudicado por Viúva Negra e Mulher-Maravilha 1984 na América do Norte, porém devora as duas heroínas fora de lá. A ver como será esse embate. 

MULHER-MARAVILHA 1984

Previsão de estreia (EUA): 05 de junho de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 04 de junho de 2020

Em 2017, Mulher-Maravilha tornou-se um dos casos de sucesso mais incríveis vistos em Hollywood nos últimos anos. O longa saiu de uma abertura de US$ 103,2 milhões, abaixo dos padrões para um filme de heróis de grande orçamento, rumo a uma bilheteria final de US$ 413 milhões nos EUA, maior que qualquer longa da DC em cinco anos. O filme aclamado pela crítica de Patty Jenkins transformou a heroína em uma das mais populares da atualidade, especialmente na bilheteria americana.

Por isso, é bem possível que esta continuação seja a maior bilheteria do ano nos EUA. Se o filme for tão bem recebido pela crítica e público quanto o primeiro, e ao mesmo tempo oferecer cenas ainda mais imperdíveis, este pode ser o verdadeiro evento em termos de longas de heróis do ano por lá. Será que teremos o primeiro filme da DC desde 2012 a alcançar uma bilheteria similar a de O Cavaleiro das Trevas Ressurge (US$ 448,1 milhões)? Ou quem sabe chegar a totais superiores aos US$ 500 milhões?

Fora dos EUA ainda é uma incógnita. O primeiro Mulher-Maravilha não se saiu tão bem na bilheteria internacional (US$ 409 milhões), mas desde então seus colegas da DC Aquaman (US$ 813 milhões) e Coringa (US$ 735 milhões) conquistaram imenso sucesso fora da América do Norte. A Warner certamente espera que haja um crescimento na bilheteria internacional nesta segunda aventura da icônica heroína, pois é a maior chance do estúdio este ano de chegar ao bilhão.

MINIONS: A ORIGEM DE GRU

Previsão de estreia (EUA): 03 de julho de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 09 de julho de 2020

Uma das franquias mais rentáveis do cinema infantil da atualidade retorna com mais um novo capítulo. Spin-off da popularíssima trilogia Meu Malvado Favorito, o primeiro Minions arrecadou nada menos que US$ 1.16 bilhão em 2015, na época a 10ª maior bilheteria global da história e a segunda maior para uma animação, logo atrás do primeiro Frozen. Sua sequência, que mostrará o primeiro encontro das criaturas amarelas com o protagonista da franquia original Gru, chega aos cinemas cinco anos depois do primeiro, ou seja, muitas das crianças que assistiram a Minions no cinema em 2015 agora já são pré-adolescentes, sem o menor interesse na franquia.

No entanto, muitas outras crianças que possivelmente ainda eram recém-nascidos na época do primeiro longa o assistiram via Blu Ray ou streaming nos anos seguintes, de modo que são o público certo para verem A Origem de Gru nas telonas. Ademais, se o intervalo de seis anos desde a estreia de seu predecessor não prejudicou Frozen II, certamente não vai criar problemas para este filme.

Ao menos na bilheteria global, deverá ser a maior animação do ano – e, possivelmente, a única bilionária. Como dito acima, as da Disney serão todas originais, e o único longa animado totalmente original, sem ser continuação, remake ou spin-off a faturar mais de US$ 1 bilhão globalmente é Zootopia, que atingiu tal feito graças a um inesperado sucesso na China.

INVOCAÇÃO DO MAL 3

Previsão de estreia (EUA): 11 de setembro de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 10 de setembro de 2020

O início de setembro tornou-se a principal data para os maiores filmes de horror da New Line/Warner Bros., com os dois It em 2017 e 2019, e A Freira em 2018. Para este ano, o escolhido foi o terceiro capítulo da franquia Invocação do Mal que, embora afastada das telonas desde 2016, ainda deve faturar bons números com seu novo capítulo.

O novo longa trará de volta os protagonistas dos capítulos anteriores interpretados por Patrick Wilson e Vera Farmiga e, mesmo que o filme não alcance os números globais de It: Capítulo Dois (US$ 470 milhões), uma bilheteria mundial similar à de A Freira (US$ 365 milhões) já será o bastante para que o longa seja provavelmente o maior terror do ano.

MORTE NO NILO

Previsão de estreia (EUA): 09 de outubro de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 08 de outubro de 2020

Um dos gêneros mais “empoeirados” do cinema, o filme de mistério, voltou a ser popular novamente graças à mais recente adaptação do clássico de Agatha Christie Assassinato no Expresso do Oriente em 2017 e o original Entre Facas e Segredos em 2019. Agora, o diretor Kenneth Branagh, que também interpreta o detetive Hercule Poirot, volta aos cinemas com uma nova adaptação de Christie, com Morte no Nilo.

Assassinato no Expresso do Oriente, mesmo não tendo sido tão aclamado pela crítica, ainda assim faturou ótimos US$ 353 milhões em 2017, 71% disso fora da América do Norte. Por isso, em um mês repleto de filmes de aventura e horror, Morte no Nilo deve ser a principal opção em cartaz para cinéfilos mais velhos.

HALLOWEEN KILLS

Previsão de estreia (EUA): 16 de outubro de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 15 de outubro de 2020

O vilão Michael Meyers, assassino do clássico Halloween, de 1978, andava meio esquecido, até ser resgatado do ostracismo em 2018 com o também intitulado Halloween, que arrecadou US$ 255,4 milhões globalmente. Por isso, obviamente o filme receberia uma continuação, agendada para outubro deste ano.

O Halloween de 2018 custou apenas US$ 10 milhões para ser produzido, de modo que o filme foi insanamente lucrativo para seu estúdio, a Universal. Ou seja, mesmo que Halloween Kills sofra uma queda similar (51%) ao dos Halloweens 1 e 2 dos anos 2000 dirigidos por Rob Zombie, ou mesmo uma mais parecida (57%) com a dos Halloweens 1 e 2 dos anos 70 e 80 produzidos por John Carpenter (e você aí pensando que as adaptações para o cinema do Homem-Aranha eram confusas), ainda sai de cartaz entre US$ 108 milhões e US$ 125 milhões, o que ainda seria excelente com um orçamento parecido com o longa de 2018.

ETERNOS

Previsão de estreia (EUA): 06 de novembro de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 29 de outubro de 2020

O MCU já apresentou conceitos fantásticos aos espectadores antes em longas como Guardiões da Galáxia, Homem-Formiga, Doutor Estranho e Capitã Marvel – todos bem sucedidos nas bilheterias. Por isso, ainda que o marketing acerca da nova empreitada da Marvel seja praticamente inexistente até agora, há poucos motivos para presumir que o longa não será pelo menos tão interessante quanto seus predecessores. Além disso, o elenco do filme é repleto de astros famosos e queridos (Salma Hayek, Kumail Nanjiani, os heróis de Game of Thrones Richard Madden e Kit Harrington e, claro, Angelina Jolie) e sua promessa de revelar mais sobre o universo do MCU deve torná-lo imperdível para os fãs.

Será que o longa ultrapassará o bilhão? Até então, o filme de fim de ano da Marvel mais bem sucedido é Thor: Ragnarok, com US$ 853 milhões. E o sucesso incrível de filmes como Pantera Negra, Capitã Marvel e Homem-Aranha: Longe de Casa pode gerar nos fãs e no estúdio a expectativa irrealista de que todo novo longa do MCU precisa arrecadar mais de US$ 1 bilhão para ser bem sucedido. Mas mesmo uma bilheteria global no nível do primeiro Guardiões da Galáxia (US$ 773 milhões) já estará de bom tamanho para Os Eternos, desde que as críticas e a recepção dos fãs seja boa, e o orçamento seja mais similar ao do próprio longa da equipe espacial (US$ 195 milhões) e menos parecido com de Era de Ultron (US$ 275 milhões).

GRANDES CHANCES DE SUCESSO

Estes são os filmes cujo sucesso ainda não é exatamente garantido, mas que tem grandes chances de terem ótimo desempenho!

AVES DE RAPINA

Previsão de estreia (EUA): 07 de fevereiro de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 06 de fevereiro de 2020

Apesar da péssima recepção da crítica e do público de Esquadrão Suicida, a Arlequina interpretada por Margot Robbie ganhou diversos fãs, principalmente entre o público feminino. Por isso, quando a atriz propôs à Warner uma nova aventura com sua personagem, sem o Coringa ou o restante do Esquadrão, o estúdio viu que só tinha a ganhar.

Aves de Rapina colocará a vilã/anti-heroína ao lado de algumas outras personagens da DC conhecidas pelos fãs de quadrinhos (Caçadora, Canário Negro, Renée Montoya) numa luta contra um vilão do Batman ainda não introduzido nas telonas (Máscara Negra). Por enquanto, as previsões são de que o filme tenha uma performance similar à Shazam! no ano passado. Mas quem sabe uma boa recepção da crítica e do público não faça o filme se sair melhor?

SONIC: O FILME

Previsão de estreia (EUA): 14 de fevereiro de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 13 de fevereiro de 2020

Geralmente tão dividida, a internet inteira se uniu para criticar o design do Sonic em seu primeiro filme para os cinemas. Tamanha controvérsia obrigou o estúdio a adiar o filme para 2020, enquanto refazia o personagem, mas ao menos para a Paramount valeu a pena: o trailer com o novo visual do ouriço corredor foi recebido de forma esmagadoramente positiva.

A menos de um mês de sua estreia, analistas da indústria estão projetando uma abertura de até US$ 47 milhões durante os cinco dias do feriado de Dia dos Presidentes, que ocorre em meados de fevereiro nos EUA. Tal número seria não apenas a sexta maior abertura deste feriado (logo atrás da de US$ 52 milhões obtida por Motoqueiro Fantasma em 2007) como também seria um começo extremamente promissor para o longa, considerando que seu custo de produção aparentemente foi de menos de US$ 100 milhões.

Se o filme for tão bem recebido quanto o novo visual de seu herói, ele poderá ter uma carreira decente, gerar lucro e quem sabe uma nova franquia para a Paramount, que está precisando desesperadamente de mais.

DOIS IRMÃOS: UMA JORNADA FANTÁSTICA

Previsão de estreia (EUA): 06 de março de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 05 de março de 2020

A primeira animação totalmente original da Pixar neste ano promete uma aventura em um mundo de fantasia “modernizado”. Os dois irmãos do título nacional são dublados por Chris “Thor” Hemsworth e Tom “Homem-Aranha” Holland, o que pode servir para atrair alguns fãs da Marvel ao longa. Além disso, o trailer do filme tem sido exibido durante as sessões lotadas de crianças de Frozen II desde o final de 2019, o que tem sido bastante positivo para divulgá-lo.

Na bilheteria americana, por enquanto o filme aparenta ter uma performance mais parecida com WiFi Ralph, o que lhe daria uma estreia em torno de US$ 60 milhões e uma bilheteria final de pouco menos de US$ 230 milhões. Não é nenhum fracasso, claro, mas será interessante ver como o longa se sairá nos mercados fora da América do Norte. 

Lembrando que o filme terá quase um mês para ter o público familiar praticamente só para si, no mínimo até a estreia de Mulan no fim de março.

UM LUGAR SILENCIOSO – PARTE II

 

Previsão de estreia (EUA): 20 de março de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 19 de março de 2020

Continuação do sucesso surpresa de 2018, Um Lugar Silencioso – Parte II continuará as aventuras de uma família tentando sobreviver em meio a uma Terra dominada por criaturas sensíveis ao som.

Graças ao excelente boca a boca do primeiro filme, e ao fato de que ele terminou com um gigantesco cliffhanger, as antecipações estão altas para a segunda parte. Previsões iniciais colocam o longa com uma abertura em torno dos US$ 70 milhões, similar à de outros blockbusters de horror como Halloween e Nós. Caso seja tão bom quanto o antecessor, é possível esperar uma performance comparável à do primeiro, que saiu de cartaz com US$ 188 milhões. Por outro lado, Um Lugar Silencioso – Parte II terá competição mais dura desta vez de longas como Mulan e o novo 007.

PEDRO COELHO 2: O FUGITIVO

Previsão de estreia (EUA): 03 de abril de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 30 de abril de 2020

O primeiro Pedro Coelho, lançado em 2018, foi um sucesso surpresa, dando nova vida ao subgênero de filmes infantis onde personagens animados peludos interagem com humanos em live action (que já gerou longas adorados pelas crianças, detestados pelos pais e reprisados incansavelmente na televisão, como as franquias Alvin e os Esquilos e Os Smurfs) e arrecadando US$ 352 milhões globalmente. Por isso, logicamente o filme ganharia uma continuação, chegando aos cinemas dois anos depois do primeiro.

O problema é que o longa chegará uma semana depois de Mulan, e duas antes de Trolls 2, gerando uma estranha competição pelo público familiar, que se torna ainda mais bizarra quando notamos que ela se dará em abril (!), bem longe das férias. Se Mulan acabar sendo um monstro similar a A Bela e a Fera, isso poderá ser prejudicial ao coelho. 

Porém, se o remake da guerreira chinesa acabar sendo sombrio e/ou violento demais para o público familiar, Pedro Coelho 2 irá se beneficiar como a melhor opção para famílias com crianças mais novas, especialmente se for recebido de maneira tão decente (para os padrões de seu subgênero) quanto o primeiro.

TROLLS 2

Previsão de estreia (EUA): 17 de abril de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 16 de abril de 2020

Em outubro de 2016, Trolls foi um sucesso surpresa para a DreamWorks, arrecadando quase US$ 400 milhões globalmente. Quase quatro anos depois, as criaturinhas estão de volta, tentando viabilizar mais uma franquia para o estúdio. O filme certamente terá uma série de músicas que serão tocadas à exaustão (como a onipresente Can’t Stop the Feeling, de Justin Timberlake, tema do primeiro Trolls) e certamente ajudarão no marketing, enquanto sua premissa (os personagens conhecem trolls de outras tribos, cada uma devotada a um estilo musical) será divertida o bastante para atrair pais e filhos.

O longo intervalo entre um longa e sua sequência não prejudicou Frozen II (que superou seu antecessor) e Como Treinar o seu Dragão 3 (não superou o 2, mas foi bem sucedido mesmo assim), mas certamente causou problemas aos segundos filmes das franquias Uma Aventura Lego e Pets. Por isso, vamos ver se, neste meio tempo desde Trolls, o público vai ter desistido das criaturas com vozes de Justin Timberlake e Anna Kendrick, ou se suas músicas vão levar o público para as salas escuras.

BOB ESPONJA: O INCRÍVEL RESGATE

Previsão de estreia (EUA): 22 de maio de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 11 de junho de 2020

Você sabia que a série animada do Bob Esponja e seus amigos da Fenda do Bikini está em exibição já há mais de 20 anos? Sim, você está ficando velho.

Nessas duas décadas, a esponja amarela já lançou dois filmes no cinema, um em 2004 e outro em 2015 – em ambos, os personagens saíam para fora do mar e viviam cenas em live action no terceiro ato. Já este terceiro longa será (ao que tudo indica) totalmente animado, embora com CGI ao invés dos desenhos à mão que caracterizam a série televisiva.

De toda forma, o Bob Esponja ainda é um personagem famoso o bastante desde entre pessoas beirando os 30 anos até crianças bem pequenas. Isso deve garantir que o longa seja um dos maiores filmes familiares da temporada de verão norte-americano (no meio do ano). Possivelmente será a maior bilheteria de 2020 da Paramount também. E tendo como único concorrente o provável fracasso Artemis Fowl, a terceira aventura cinematográfica de Bob e seus amigos será o maior filme infantil em cartaz por mais de um mês, no mínimo até a chegada de Soul na segunda metade de junho.

SOUL

Previsão de estreia (EUA): 19 de junho de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 25 de junho de 2020

O diretor Pete Docter sabe como cativar o público com suas premissas incríveis, como uma fábrica onde monstros trabalham assustando crianças em Monstros S.A. (US$ 577 milhões globalmente em 2001), um senhor idoso que amarra balões para fazer sua casa voar em Up: Altas Aventuras (US$ 735 milhões globalmente em 2009) e as emoções na mente de uma garotinha em Divertida Mente (US$ 858 milhões globalmente em 2015). Seu novo filme para a Pixar é Soul, sobre um professor de música cuja alma é separada do corpo (a sinopse não diz, mas fica implícito que o personagem morre) e vai parar em uma jornada incrível.

A julgar pelos trabalhos anteriores de Docter, podemos esperar um longa criativo, divertido, porém ao mesmo tempo emocionante para pais e filhos. É uma fórmula que se provou vencedora já três vezes, e que esperemos que funcione na quarta também. Afinal, o longa pegará um concorrente peso pesado nas semanas seguintes: Minions: A Origem de Gru.

EM UM BAIRRO DE NOVA YORK

Previsão de estreia (EUA): 26 de junho de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 20 de agosto de 2020

Tirando Cats, o musical é um dos gêneros mais confiáveis nas bilheterias, haja visto o sucesso de O Rei do Show, O Retorno de Mary Poppins, Caminhos da Floresta, Os Miseráveis, La La Land, entre outros. Além disso, Em Um Bairro de Nova York será a adaptação cinematográfica de uma popular peça da Broadway do autor Lin-Manuel Miranda, um dos mais populares compositores e dramaturgos a surgir no teatro norte-americano nos últimos anos.

Claro, diferentemente dos musicais citados no parágrafo anterior, Em Um Bairro de Nova York não será lançado no fim do ano, mas sim no verão da América do Norte. Isso significa que, ao menos nos EUA sua bilheteria poderá ser mais similar aos também lançados no meio do ano Hairspray (US$ 119 milhões) e os dois Mamma Mia! (US$ 144 milhões para o primeiro e US$ 120 milhões para o segundo), ao invés de uma mais parecida com O Retorno de Mary Poppins ou O Rei do Show (ambos acima dos US$ 170 milhões), que saíram em dezembro. Ainda assim, caso o longa seja tão aclamado quanto sua versão da Broadway, nada impede que ele tenha uma performance bem acima disso.

Na bilheteria internacional será outra história bem diferente. Afinal, o musical da Broadway é um gênero muito norte-americano, e muitos desses longas não são exatamente um estouro fora dos EUA. Mas desde que seu orçamento permita, uma boa performance na bilheteria americana pode compensar por um desempenho mais fraco fora da América do Norte.

TENET

Previsão de estreia (EUA): 17 de julho de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 23 de julho de 2020

Christopher Nolan é um dos cineastas mais confiáveis da atualidade. Por mais desafiadores que fossem seus filmes, como O Cavaleiro das Trevas, A Origem e Interestelar, eles sempre conseguiam boas críticas, prêmios e, claro, gordas bilheterias. 

O caso de Tenet, nova ficção científica de ação do diretor, representa um desafio adicional: seu orçamento. O filme alegadamente custou US$ 225 milhões, mais ou menos o custo do primeiro Os Vingadores e o segundo longa mais caro de Nolan, atrás apenas de O Cavaleiro das Trevas Ressurge, que precisou de US$ 250 milhões para ser feito. 

Por isso, mesmo uma bilheteria global similar ao longa anterior de Nolan, o drama de guerra Dunkirk (US$ 526 milhões) não bastaria para que Tenet fosse lucrativo. Na realidade, o longa precisaria de, no mínimo, números similares aos de Interestelar (US$ 677 milhões), além de, claro, ótimas críticas, para que tamanho investimento valha a pena. 

Claro, enfrentando concorrentes voltados principalmente para o público mais jovem em julho, Tenet será o único blockbuster de ação para adolescentes e adultos em cartaz ao menos até a chegada de Morbius no fim do mês. E, se o filme for bem recebido, ele tem tudo para chegar a números similares aos de Interestelar, ou quem sabe os de A Origem (US$ 828 milhões), que aliás completará 10 anos este ano. Mais uma vez: sim, você está ficando velho.

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