Nosso Sonho é o filme nacional mais assistido de 2023

Biografia de Claudinho e Buchecha, Nosso Sonho supera Os Aventureiros de Luccas Neto como a maior bilheteria de 2023 para o cinema nacional.

Nosso Sonho é o filme nacional mais assistido de 2023

Biografia de Claudinho e Buchecha, Nosso Sonho supera Os Aventureiros de Luccas Neto como a maior bilheteria de 2023 para o cinema nacional.

Nosso Sonho é o filme nacional mais assistido de 2023
SÓ LOVE SÓ LOVE
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

De acordo com dados do Filme B, a cinebiografia de Claudinho e Buchecha Nosso Sonho acaba de se tornar o filme nacional que mais vendeu ingressos para as salas de cinema em 2023.




PUBLICIDADE



O drama musical, que estreou em setembro, chegou a 431,4 mil ingressos até o dia 26 de outubro. Com isso, Nosso Sonho superou o antigo campeão deste ano, o infantil Os Aventureiros: A Origem, o primeiro filme lançado nos cinemas do ídolo da garotada Luccas Neto.

A trajetória de Nosso Sonho tem mostrado como um bom boca a boca pode fazer a diferença para filmes que, ao contrário dos grandes blockbusters Hollywoodianos, não contam com uma imensa expectativa que leva milhões de fãs aos cinemas na primeira semana. Em seu primeiro fim de semana, o longa estreou vendendo menos de 45 mil ingressos e abaixo de uma série de filmes norte-americanos: os estreantes Som da Liberdade e Os Mercenários 4 e os veteranos A Freira 2, A Noite das Bruxas e Besouro Azul.


Sua segunda semana coincidiu com a Terceira Semana do Cinema, que trazia ao público ingressos a preços mais baratos. Assim, Nosso Sonho viu seu público subir para 75 mil pagantes e atingir um acumulado de 151 mil. Ao longo do mês de outubro, o filme se manteve de modo consistente graças ao ótimo boca a boca, em especial no estado do Rio de Janeiro, até conseguir superar Os Aventureiros.

Essa vitória, porém, quase não aconteceu depois que, após sua estreia decepcionante, os cinemas cortaram quase 70% das exibições do filme, gerando uma carta-aberta em protesto da produtora e distribuidora. Após anos de bilheterias decepcionantes para o cinema nacional, os exibidores achavam mais seguro apostar nos longas estrangeiros. Felizmente, Nosso Sonho comprovar seu apelo popular.


Ainda assim, o momento vivido pelo cinema nacional ainda não é bom. Apesar da miraculosa recuperação de Nosso Sonho, em 2023 apenas dois filmes brasileiros venderam mais do que 150 mil ingressos em toda a sua carreira: o longa de Claudinho e Buchecha e Os Aventureiros. Para cada filme nacional que se recupera apesar da forte concorrência com os estrangeiros, vários outros afundam e são retirados das salas sem que o público tenha a chance de descobri-los.

Segundo o Filme B, apenas 2% de todos os ingressos vendidos esse ano foram para filmes nacionais. E isso apesar de 140 longas nacionais terem sido lançados entre janeiro e outubro.


O público brasileiro tem vontade de assistir histórias de e sobre seu próprio país nas telonas. Mas para isso é preciso não apenas filmes com potencial de se tornarem populares como também que eles tenham os meios para alcançar o público. Sem a máquina de marketing do cinema americano, os longas brasileiros precisam de tempo e paciência para que sua qualidade e apelo popular transforme o boca a boca em altos números na bilheteria.

E para você, qual a melhor forma do cinema nacional “ressuscitar” após a pandemia? Comente abaixo!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL