Bilheteria dos filmes de terror no Brasil é maior em 2023 do que em 2019

Os filmes de terror lançados em 2023 já levaram mais de 10 milhões de pessoas aos cinemas brasileiros, mais do que em todo o ano de 2019.

Bilheteria dos filmes de terror no Brasil é maior em 2023 do que em 2019

Os filmes de terror lançados em 2023 já levaram mais de 10 milhões de pessoas aos cinemas brasileiros, mais do que em todo o ano de 2019.

Bilheteria dos filmes de terror no Brasil é maior em 2023 do que em 2019
SUSTOS NA TELONA
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

O terror sempre foi um gênero muito popular entre o público brasileiro, e isso é uma verdade ainda maior em 2023, em que os filmes do tipo venderam mais ingressos do que em 2022 e 2019.




PUBLICIDADE



Neste ano, foram lançados 28 filmes de terror até o dia 30 de setembro que, juntos, venderam um total de 10.784.068 ingressos, segundo o Filme B. Entre os dias 1º de janeiro e 30 de setembro de 2019 foram 25 filmes do tipo, com um público total de 8.460.554 ingressos. Já no mesmo período de 2022 foram 17 filmes que venderam 5.810.280 ingressos.

Em 2019, a bilheteria dos longas aterrorizantes ficou concentrada em torno de um blockbuster que desempenhou acima da média para o gênero: It: Capítulo Dois. A adaptação da segunda metade do livro de Stephen King desafiou a duração atípica para um terror (quase três horas de duração) e tinha alcançado até o dia 30/9 pouco mais de 3 milhões de pessoas, ou seja, 35% de todos os ingressos vendidos para seu gênero.


Logo abaixo havia outro lançamento da Warner, Annabelle 3: De Volta para Casa, que chegou a 1,78 milhão de ingressos. Se este total foi abaixo dos dois Annabelle anteriores lançados em 2014 e 2017, ao menos ficou bem acima dos outros longas de terror lançados naquele ano. São filmes como A Morte te dá Parabéns 2, Cemitério Maldito, Nós, A Maldição da Chorona, o remake de Brinquedo Assassino, que não venderam sequer 600 mil ingressos.

Já em 2022, o primeiro ano a ter alguma normalidade nos cinemas após a pandemia, o líder indiscutível até o dia 30/9 foi Órfã 2: A Origem, que se aproveitou da Semana do Cinema para vender mais de 2 milhões de entradas. A prequel de A Órfã e o distribuído pela Universal O Telefone Preto foram os únicos filmes assustadores até 30/09/2022 a ultrapassarem a barreira do 1 milhão de pagantes.


Logo a seguir vieram Pânico 5 (913 mil), Não! Não Olhe! (826 mil) e diversos outros longas menores que sequer chegaram aos 400 mil – embora Sorria, que estreou no fim de setembro, também conseguiu quebrar a barreira do 1 milhão antes de sair de cartaz.

Em 2023, porém, o desempenho do gênero foi muito mais forte do que em 2022 e menos concentrado em torno de um megahit do que em 2019. Até o dia 30 houveram nada menos que quatro longas acima da marca do 1 milhão: A Freira 2 (2,49 milhões), M3GAN (1,76 milhão), Pânico VI (1,24 milhão) e A Morte do Demônio: A Ascensão (1,1 milhão). A seguir, o independente Fale Comigo, a sequência Sobrenatural: A Porta Vermelha e o estrelado por Russell Crowe O Exorcista do Papa ultrapassaram a casa dos 700 mil ingressos, mais do que qualquer longa de 2019 que não seja It 2 ou Annabelle 3.


O fato dos filmes de terror terem vendido mais de 10 milhões de entradas só nesses nove meses indica que o brasileiro segue apaixonado por levar sustos na tela grande. E a parte mais interessante: não é apenas um subgênero do horror que tem atraído os cinéfilos, mas sim vários deles. Temos terror religioso (A Freira 2, O Exorcista do Papa), slashers com toques de humor (M3GAN, Pânico VI), suspenses fantasmagóricos (o novo Sobrenatural) e até festivais de sanguinolência para os amantes do horror extremo (Jogos Mortais X, A Morte do Demônio: A Ascensão).

Já está mais do que na hora do cinema brasileiro usar o amor do público pelo gênero mais arrepiante na telona para lançar seus próprios sucessos do gênero, não acha?


[Fonte: Filme B]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL