Censura em jogo de terror no PlayStation causa adiamento
Violência é um tema comum aos video games. Alguns dos maiores títulos lançados a cada ano abordam a violência de forma bem explícita, tanto por questões de gameplay como...
Compartilhe: Juan de Carvalho
Publicado em 13/2/2022 - 17h30
Violência é um tema comum aos video games. Alguns dos maiores títulos lançados a cada ano abordam a violência de forma bem explícita, tanto por questões de gameplay como de história. Não é diferente nos consoles da Sony desde o primeiro PlayStation mas, vez ou outra, alguns títulos podem sofrer censura.
LEIA MAIS
-
Dois novos jogos da franquia Assassin’s Creed vem aí, saiba mais
-
Microsoft vai comprar grande estúdio japonês? Entenda
-
Call of Duty exclusivo do Xbox? Entenda
O mercado de game às vezes sofre de implicâncias meio sem noção que geram tipos bizarros de censura. Em Devil May Cry 5, as nádegas desnudas de uma personagem foram cobertas por um feixe de luz na versão de PlayStation, enquanto exclusivos como God of War e The Last of Us 2 possuem cenas explícitas de nudez e sexo. De modo similar, a versão para PC de Conan Exiles permite aos jogadores customizar e exibir orgulhosamente os falos de seus personagens em sua mais completa glória – mecânica que (infelizmente?) foi removida das versões para consoles.
Alguns exclusivos da Sony também tendem a ser hiper-violentos, com sangue e tripas para todo lado, assim como outros jogos de sucesso na plataforma – vide Mortal Kombat. Porém, é bastante comum a violência ser diminuída em versões específicas de alguns jogos, dependendo das regulações de mercado de determinadas regiões. O mercado japonês, por exemplo, é famoso por evitar cenas de nudez e mutilação por questões conservadoras. A Austrália também é famosa por polêmicas do tipo, já tendo banido jogos como Left 4 Dead e GTA V.
A mais recente vítima desse tipo de censura foi o jogo de terror psicológico Martha Is Dead, produzido pela LKA e com lançamento planejado para o próximo dia 24 de fevereiro. Alguns elementos do jogo tiveram de ser censurados, mas única e exclusivamente nas versões para PlayStation. A produtora lamentou as mudanças e as anunciou em um comunicado oficial em suas redes.
Com as mudanças, o jogo continua com seu lançamento digital inalterado, mas as versões físicas para PS4 e PS5 serão adiadas para uma data ainda não definida. O comunicado afirma que isso deve ocorrer em poucas semanas. As versões de PC e Xbox não sofrerão nenhuma modificação e serão lançadas como originalmente planejado.
Não se sabe ao certo o que será alterado, mas acredita-se que um dos elementos passível de modificação é a cena mostrada no vídeo abaixo, presente na demo do jogo. Cuidado, pois o conteúdo pode ser sensível e conter spoilers.
Vale lembrar que alguns dos jogos mais famosos do PlayStation possuem cenas de mutilação e tortura explícitas, como GTA V e The Last of Us Parte II.
E aí, o que você acha do ocorrido? A censura nos games faz sentido em alguma circunstância?
Para mais novidade do mundo dos games, acesse o Legado Plus.