Quadrinhos de Áfricas são tema de curso gratuito. Veja como assistir
Por que apesar dos laços que nos unem, nós brasileiros conhecemos tão pouco sobre a produção de quadrinhos nas Áfricas? Buscando facilitar a aproximação do público com estas obras,...
Por que apesar dos laços que nos unem, nós brasileiros conhecemos tão pouco sobre a produção de quadrinhos nas Áfricas?
Buscando facilitar a aproximação do público com estas obras, o historiador e pesquisador na área Márcio Rodrigues tem apresentado o Curso Quadrinhos Africanos gratuitamente direto do YouTube.
Para além do Pantera Negra, o curso explora a contextualização de autores e de leituras críticas sobre decolonialidade e local de enunciação. Entre os tópicos a serem discutidos, estarão as as representações do continente em produções europeias. Assim como serão discutidas a influência dos mangás na produção nigeriana.
Da mesma forma, são evidenciados casos de sucesso comercial que estão extrapolando as fronteiras locais, como O artista de Senegal Juni Ba, que pontualmente produz para as comics americanas, como Tartarugas Ninja e Batman. As produções de Malika Dahil, marroquina que vive no Brasil. O Africanfuturism de E.X.O., criado pelo nigeriano Roye Okupe:
Como assistir?
Para acessar ao conteúdo, basta navegar pelo canal do professor Márcio Rodrigues. Os encontros são realizados em formato de live, todas quartas-feiras, as 19h no horário de Brasilia (wednesday 3 PM PST). A duração é de 9 junho a 11 de agosto. Depois disso, o conteúdo fica arquivado e disponível para acesso a qualquer momento. Veja como foi uma das aulas:
https://www.youtube.com/watch?v=KCsrNEN60v8
Atualmente o curso está no quarto módulo, porém cada encontro funciona também de forma independente. Todas aulas estão nas playlists do canal.
Seja certificado
Além de inteiramente gratuito, para aqueles que desejarem o curso conta ainda com certificação acadêmica pela Universidade Federal do Maranhão, através do curso de graduação em Estudos Africanos e Afro-brasileiros. Basta que o interessado faça sua inscrição através do link, e responda as listas de chamada.
Curso Quadrinhos Africanos | Links úteis: