Yasuke: Anime sobre samurai de origem africana ganha mais detalhes
Yasuke, o anime desenvolvido pela plataforma Netflix sobre o o lendário samurai de origem africana ganhou mais detalhes sobre sua produção e lançamento. Anunciada em outubro passado, em um...
Yasuke, o anime desenvolvido pela plataforma Netflix sobre o o lendário samurai de origem africana ganhou mais detalhes sobre sua produção e lançamento. Anunciada em outubro passado, em um evento online, a produção é do estúdio MAPPA, o mesmo de Jujutsu Kaisen e a recente quarta temporada de Attack on Titan. Com assinatura do diretor LeSean Thomas (Black Dynamite, A Lenda de Korra), a animação chega mundialmente ao Netflix no dia 29 de abril.
Conheça o Yasuke real que inspira o anime
A animação se baseia na história real do rapaz de Moçambique levado ao Japão no século XVI, em uma missão jesuíta portuguesa liderada por Alessandro Valignano. A historiografia discute se Yasuke seria escravizado, cristão livre, ou outra possibilidade.
Yasuke teria despertado interesse e curiosidade da população local que não tinha contato com homens de pele escura, especialmente do daimyo (algo como lorde feudal) Oda Nobunaga. Oda teria criado laços pessoais com o jovem moçambicano, o que o levou ao rapaz se tornar um samurai de fato. Os relatos sobre a força de Yasuke chegou até os dias de hoje, inspirando diversas obras históricas e ficcionais.
Na versão da Netflix, Yasuke será um guerreiro envelhecido, possivelmente seguindo as narrativas de ronins, os samurais renegados. Contudo, para proteger uma garotinha de forças malignas, ele se verá forçado a reviver seu passado de violência. O anime terá seis episódios.
O Legado de Yasuke
Em publicação oficial da Netflix, o diretor LeSean Thomas falou sobre sua conexão com o personagem:
Esse projeto tem uma natureza fortuita, como um homem afro-americano foi ao Japão para viver e trabalhar com os melhores na animação japonesa para criar um anime sobre um africano que foi ao Japão para viver entre a elite japonesa e se tornou um guerreiro.
Nascido no Bronx, Thomas atualmente vive em Tókio, onde recentemente desenvolveu o sucesso Cannon Busters. Outro nome ligado ao projeto é o artista Flying Lotus (ou FlyLo). Rapper e produtor, FlyLo cuidará da trilha da animação, além de ser produtor executivo do projeto.
No idioma original, Yasuke será dublado pelo ator Lakeith Stanfield, da série Atlanta e filmes como Entre Facas e Segredos, Corra! e Judas e o Messias Negro. Antes de seu falecimento, o ator Chadwick Boseman (1976-2020) estava ligado a um projeto para adaptar a lenda de Yasuke em um longa metragem com atores reais.