Glicked: Conheça o Barbenheimer de 2024
Se no ano passado o fenômeno Barbenheimer dominou o cinema, neste ano a dupla Glicked entregou o melhor feriado de Ação de Graças em uma década.
Em 2023, um dos assuntos do mundo do cinema mais comentado foi o fenômeno conhecido como Barbenheimer. Trata-se de dois filmes muito diferentes, a comédia feminista de fantasia Barbie e o drama biográfico Oppenheimer, que abriram no mesmo fim de semana. Isso chamou a atenção da internet, que celebrou a chegada de ambos com uma chuva de memes, e contribuiu para que ambos fossem imensos sucessos de bilheteria.
Hollywood, claro, adorou a ideia e desde então tentou replicá-la, muitas vezes com resultados constrangedores, como ocorreu com SawPatrol. Lançados poucos meses após Barbenheimer, a dupla formada pelo terror Jogos Mortais X (ou Saw X no original) e o infantil Patrulha Canina: Um Filme Superpoderoso (Paw Patrol). Apesar da bizarra discrepância entre um terror sangrento para adultos e uma animação para crianças pequenas, SawPatrol não ganhou tração nas redes sociais e foi visto como uma tentativa dos estúdios de forçar um novo Barbenheimer – que começou de forma orgânica na internet.
Felizmente para Hollywood, o fenômeno ocorreu novamente neste fim de semana, ainda que numa escala um pouco menor. Trata-se de Glicked, a dupla formada pelo musical Wicked: Parte 1 e o épico Gladiador II. Tal como em Barbenheimer, são dois filmes completamente diferentes, um deles voltado para o público feminino e o outro um drama de um renomado diretor (no caso, Ridley Scott) e proibido para menores de idade.
Wicked arrecadou US$ 114 milhões nos EUA e Canadá. Trata-se de uma das maiores aberturas da história para um musical, atrás apenas de Frozen II (US$ 130 milhões) e os remakes de A Bela e a Fera (US$ 173 milhões) e O Rei Leão (US$ 191 milhões). Ou seja, a maior estreia para um musical que NÃO é da Disney.
Aliás, é a maior estreia para um filme baseado em um musical da Broadway. Tal subgênero ainda não tinha conseguido gerar uma abertura de mais de US$ 100 milhões.
Além disso, é a sétima maior estreia da história para um filme da Universal. Sem ajustar pela inflação, Wicked perde apenas para Minions, Super Mario Bros, Velozes & Furiosos 7 e a trilogia Jurassic World. Curiosamente, o estúdio também participou de Barbenheimer em 2023, representado pelo drama de Christopher Nolan.
Fora dos EUA, Wicked arrecadou “meros” US$ 50,2 milhões, resultando numa abertura global de US$ 164,2 milhões. Apesar de uma estreia sólida no Reino Unido, tudo indica que o longa será mais popular nos EUA/Canadá. Ou seja, uma carreira similar à de Os Fantasmas se Divertem Beetlejuice Beetlejuice (que faturou US$ 295 milhões de seus US$ 455 milhões fora dos EUA). Ao custo de US$ 145 milhões (caro para um musical live-action), Wicked precisará de uma sólida sustentação nas semanas seguintes, principalmente no mercado doméstico, se quiser ser lucrativo.
Ainda assim, com boa recepção da crítica e do público, é bem provável que Wicked tenha uma excelente carreira à sua frente, inclusive adentrando as festas de fim de ano – e preparando a audiência para a segunda pare da história, a estrear no mês que vem.
Por sua vez, Gladiador II terá um caminho mais difícil para não deixar seu estúdio no prejuízo. O épico de Ridley Scott abriu com US$ 55,5 milhões, o que seria decente para um filme de ação para maiores… Se ele não tivesse custado US$ 250 milhões. Curiosamente, mais pessoas foram assistir ao primeiro Gladiador em seu primeiro fim de semana em maio de 2000: sua estreia de US$ 35 milhões equivale a US$ 69 milhões em valores ajustados pela inflação.
Ainda assim, a recepção da crítica e da audiência foi razoável e o filme funciona como uma boa alternativa para quem não se interessa por musicais, sejam eles em live-action ou animados (Moana 2, que estreia na próxima semana). Aliás, como a maioria dos filmes desta atual temporada de fim de ano são programas familiares (Wicked, Moana 2, Sonic 3, Mufasa: O Rei Leão), Gladiador II pode se firmar como o grande filme adulto do momento – tal como Oppenheimer no ano passado.
Fora dos EUA a bilheteria do longa foi ainda melhor. O filme abriu no fim de semana passado em diversos países, inclusive o Brasil, com uma arrecadação de US$ 87 milhões. Neste fim de semana, foram mais US$ 50,5 milhões nos mercados internacionais, resultando num total de US$ 165,5 milhões fora dos EUA/Canadá e US$ 221 milhões global.
Se não quiser fracassar, o longa ambientado no Império Romano precisará de pelo menos US$ 750 milhões. Não só isso é bem acima do que um épico histórico costuma faturar como também é bem mais que os US$ 460 milhões do Gladiador original.
Vale lembrar que Glicked foi um fenômeno praticamente restrito apenas aos EUA, uma vez que na maioria dos países Gladiador II já está em cartaz desde o final de semana passado. Ainda assim, a principal lição de Barbenheimer foi usada aqui: preencher o mercado com filmes distintos, voltados para vários tipos de audiência, é a melhor fórmula para manter a indústria do cinema viva e saudável.
Você já assistiu Wicked? E Gladiador II? Deixe nos comentários aí embaixo!