Remake de A Pequena Sereia supera estreia de Aladdin nas bilheterias americanas
Versão em live-action de A Pequena Sereia faturou mais em seu primeiro fim de semana do que o remake de Aladdin.
O remake de A Pequena Sereia abriu em primeiro lugar nas bilheterias americanas neste fim de semana, faturando US$ 95,5 milhões segundo estimativas da Disney.
Nos Estados Unidos, na segunda-feira dia 29 de maio será comemorado o Memorial Day. Trata-se de um dos feriados mais importantes do ano para Hollywood, que sempre costuma agendar a estreia de um dos seus principais blockbusters do ano. Em 2022, o escolhido foi o megasucesso Top Gun: Maverick, que arrecadou US$ 160 milhões nos quatro dias do feriado prolongado e quebrou o recorde de 15 anos pertencente a Piratas do Caribe: No Fim do Mundo.
Já em 2023, a Disney estima que A Pequena Sereia vai faturar US$ 117,5 milhões entre a sexta de sua estreia e a segunda-feira do feriadão. Caso a previsão se confirme, será a quinta maior abertura do Memorial Day, atrás apenas de Maverick, No Fim do Mundo (US$ 139,8 milhões), Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (US$ 126,9 milhões) e X-Men: O Confronto Final (US$ 122,9 milhões).
Por um lado, Ariel e sua turma aquática ficaram abaixo das expectativas mais otimistas da indústria, que esperavam que este total de US$ 117 milhões fosse atingido em três ao invés de quatro dias. Por outro, é uma estreia acima da de outro remake em live action de um clássico animado da Disney que também abriu no mês de maio: Aladdin, que estreou em 2019 e faturou US$ 91,5 milhões entre sexta e domingo e US$ 116,8 milhões nos quatro dias do feriado.
Em termos de performance nas bilheterias, é com Aladdin que A Pequena Sereia vem sendo comparada, ao invés dos megahits O Rei Leão (abertura de US$ 191,7 milhões, total de US$ 543,6 milhões) e A Bela e a Fera (abertura de US$ 174,8 milhões, total de US$ 504 milhões).
Claro, Aladdin pode ter tido uma abertura inferior à desses dois titãs, bem como também abaixo dos igualmente bem sucedidos Alice no País das Maravilhas (US$ 116,1 milhões) e Mogli: O Menino Lobo (US$ 103,2 milhões). Porém, o musical estrelado por Mena Massoud e Will Smith se manteve firme e forte nas semanas que se seguiram e saiu de cartaz com US$ 355,5 milhões, o que fez dele temporariamente a maior bilheteria da história (sem ajustar pela inflação) para um lançamento no Memorial Day.
No entanto, ele teve seu caminho facilitado pelo fracasso de quase todos os concorrentes que estrearam nas semanas seguintes. Longas como Godzilla: Rei dos Monstros, X-Men: Fênix Negra, MIB: Homens de Preto Internacional e Pets: A Vida Secreta dos Bichos 2 estrearam abaixo das expectativas e com isso contribuíram para que Aladdin permanecesse forte. Ele só foi pegar um adversário realmente competitivo (ainda mais pelo bolso das famílias) em sua quinta semana, quando Toy Story 4 estreou, e nem assim Aladdin esmoreceu, demonstrando excelente sustentação nas semanas que se seguiram.
A Pequena Sereia, em tese, terá competidores potencialmente muito mais fortes que os da turma de Agrabah, inclusive dois blockbusters de super-heróis (Homem-Aranha: Através do Aranhaverso e The Flash). Por outro lado, vale ressaltar que seus adversários são filmes de ação voltados principalmente para o público masculino, enquanto A Pequena Sereia atrai majoritariamente a audiência feminina (segundo o Box Office Pro, 68% do público do longa foi de mulheres).
Por isso, vale a pena acompanhar nas próximas semanas a carreira do musical aquático para saber se ele conseguirá alcançar Aladdin.
E você, já assistiu ao remake de A Pequena Sereia? Comente conosco o que achou!
[fontes: Box Office Pro, The Numbers]