Glass Onion é a maior bilheteria de estreia para um filme da Netflix
Um filme da Netflix passando nos cinemas e ainda fazendo sucesso? Sim, é isso mesmo o que ocorreu no último fim de semana com Glass Onion: Um Mistério Knives Out.
Há alguns anos, a Netflix chocou o mundo do entretenimento quando anunciou a compra por absurdos US$ 400 milhões dos direitos das sequências do bem sucedido Entre Facas e Segredos. A primeira continuação, intitulada Glass Onion, seria lançada diretamente no streamer, porém um acordo histórico da Netflix com as principais cadeias de cinema da América do Norte levou a um lançamento surpreendentemente amplo (por uma semana) nos cinemas.
Com isso, o suspense arrecadou US$ 9.4 milhões entre sexta e domingo e um total de US$ 13.3 milhões no período de cinco dias de quarta e domingo, que incluiu o feriado de Ação de Graças.
Pode não parecer muito, mas o filme esteve em cartaz em apenas 696 cinemas nos EUA e Canadá. Com isso, sua média por cinema (uma das principais métricas em lançamentos de menor escala) foi de mais de US$ 13 mil, a mais alta dentre todos os filmes em cartaz no fim de semana, acima até de Pantera Negra: Wakanda para Sempre, que faturou US$ 10.8 mil por cinema.
Aliás, Glass Onion é também a 10ª maior abertura da história para um filme em menos de 900 telas, acima de filmes lançados décadas atrás, quando havia menos salas de cinema.
Sua bilheteria foi superior à de outros filmes mais tradicionais que também tentaram a sorte no feriado americano, como o drama de guerra Irmãos de Honra, o romance canibal Até os Ossos e o drama autobiográfico sobre a infância de Steven Spielberg Os Fabelmans. Isso pois Glass Onion representa muito mais o tipo de filme que o público adulto (seja ele jovem ou velho) prefere ver nos cinemas do que os rivais.
Portanto, é possível que a Netflix ganhasse ainda mais dinheiro se o circuito do longa de Rian Johnson fosse ainda maior. De todos os longas originais do serviço de streaming que receberam lançamentos nos cinemas, Glass Onion foi o de maior bilheteria no fim de semana de estreia, superando Alerta Vermelho. Ainda assim, muitos exibidores menores não conseguiram exibir o longa, pois a Netflix priorizou os melhores cinemas das maiores cadeias americanas.
De um modo geral, é um resultado excelente para o serviço, um que deve turbinar ainda mais suas horas assistidas quando chegar ao streaming. A pergunta que fica é: no futuro, a Netflix vai apostar novamente em lançar seus pretensos blockbusters nos cinemas? E vai dar a eles a oportunidade de passarem em lançamentos amplos (acima de 1000 cinemas) e por mais tempo (Glass Onion só ficará em cartaz por uma semana)?
Vamos ver. Mas, por enquanto, é um início promissor para o que parece ser uma parceria renovada entre os cinemas e seu maior algoz.
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