Top Lista: Cinco desfiles de cinema e Carnaval

O cinema e o Carnaval das escolas de samba formam cada um a sua maneira importantes teias do imaginário popular. Ambos usam a matéria prima dos sonhos para dar...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Yuri Gonçalves
Publicado em 17/2/2021 - 10h08


Publicidade
LEIA TAMBÉM




O cinema e o Carnaval das escolas de samba formam cada um a sua maneira importantes teias do imaginário popular. Ambos usam a matéria prima dos sonhos para dar vida a fantasias. São vários os exemplos de obras cinematográficas que se encaixam perfeitamente no espetáculo do desfiles.

Veja cinco vezes em que o cinema brilhou nos desfiles das Escolas de Samba:

Publicidade


Luz, Câmera, Ação

Um dos primeiros desfiles a homenagear deliberadamente o cinema foi o trazido pela Caprichosos de Pilares em 1988. Com o tema “Luz, Câmera, Ação“, a escola fez na época uma homenagem ao cinema passeando pelos gêneros (incluindo o erótico) em produções de Hollywood e brasileiras. Na alegoria dedicada aos westerns, o destaque era o personagem Antonio das Mortes, presente em dois filmes de Glauber Rocha. Um dos xodós do ano foi a alegoria dedicada ao horror, com um enorme monstro de Frankenstein.

Publicidade

 

O Rio no Cinema

Publicidade

Em 2011, o desfile da Acadêmicos do Salgueiro era muito esperado mesmo pelo público de fora do carnaval. No enredo “O Rio no Cinema”, o carnavalesco Renato Lage apresentava a capital carioca como polo produtor, exibidor e cenário de inúmeras produções cinematográficas. Entre os filmes homenageados, estavam os filmes “Madame Satã“, “O Homem do Sputnik“, “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” e “Tropa de Elite“.

Em certa altura, a trama imaginava a chegada de ícones de Hollywood na cidade. Entre super heróis e a ararinha Blue (da animação Rio), o destaque era para a alegoria que trazia o King Kong no relógio da Central do Brasil. Apesar de uma passagem empolgante, o Salgueiro teve problemas com as alegorias, estourou o tempo e mesmo assim terminou em 5º lugar.

Publicidade

 

Esta Noite Levarei Sua Alma

No mesmo ano de 2011, a Unidos da Tijuca homenageou cinema no enredo “Esta Noite Levarei Sua Alma”. A escola veio como favorita defendendo o titulo do ano anterior, e fez uma passagem realmente impactante. Com efeitos e muitas surpresas, muita gente nem preocupou muito em entender a trama que era proposta.

Publicidade

Apesar do titulo trazer alusão direta a um filme do Zé do Caixão, não era um desfile sobre filmes de terror. Na verdade a trama era mais sobre a luta entre o bem e o mal nos filmes, especialmente na cinematografia de Hollywood. Isso explica (?) porque o desfile começava com figuras fantasmagóricas, mas também tinha alegorias aludindo a Avatar e a série Indiana Jones.

 

Publicidade

Em cartaz: Luz, câmera e… terror. Uma produção Independente!

O desfile que realmente abraçou o as produções de terror foi o da escola paulistana Independente Tricolor em 2018. Subindo para o grupo especial, a agremiação oriunda de uma torcida organizada do São Paulo Futebol Clube desfilou o enredo “Em cartaz: Luz, câmera e… terror. Uma produção Independente!”.

Publicidade

A homenagem a um dos gêneros mais queridos pelas plateias brasileiras era a tentativa da agremiação de se firmar no grupo especial, porém Independente acabou voltando para o grupo de acesso. Não é o mesmo que um título, mas as alegorias com o palhaço dançarino Pennywise, zumbis e o onipresente Zé do Caixão estão eternizadas na história.

 

Publicidade

O Império Contra Ataca

Em 2019, a agremiação paulista Império de Casa Verde desfilou o enredo “O Império Contra Ataca” em homenagem a diversas obras da da história do cinema. O titulo faz referência ao nome da escola, mas também ao Episódio V da saga Star Wars. E realmente, a criação de George Lucas teve bastante destaque, de alegorias que traziam os gigantes AT-AT, e uma ala com stormtroopers em formação.

Publicidade

Ainda durante um ensaios técnicos, a Rainha de Bateria Valeska Reis bateu leque caracterizada de Kitana, personagem do game/filme Mortal Kombat  e deu show de samba. Confira aqui um trecho da apresentação.

 

Publicidade

Faixas Bonus:

Grande Otelo e Ruth de Souza na Santa Cruz

Publicidade

Em anos recentes, dois importantes ícones do cinema brasileiro ganharam homenagens em forma de desfile: Grande Otelo e Ruth de Souza. No caso do primeiro, a Acadêmicos de Santa Cruz apresentou o enredo “O pequeno menino se tornou Grande Otelo” em 2015, ano que o ator mineiro completaria seu centenário. É um bonito fecho de ciclo para um artista que trabalhou em diversos filmes que traziam a festa como pano de fundo.

Já em 2019, a escola da Zona Oeste carioca homenageou a dama do cinema Ruth de Souza. A atriz fez parte do Teatro Experimental Negro, onde integrou o primeiro grupo negro a subir ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Na tela grande, Ruth brilhou em obras como “Sinhá Moça“,  o terror “Macumba Love“, “Assalto ao Trem Pagador” e “As Filhas do Vento“. Infelizmente, a atriz faleceu em julho do mesmo ano, contudo pode brilhar uma última vez no palco do carnaval, aos 97 anos.

Publicidade

Agradecimentos:  acervo Tantos Carnavais. Em caso de direitos de imagem, entre em contato com a gente!

Veja os desfiles completos no YouTube

 

Publicidade

Não se esqueça de seguir nosso Instagram e curtir nossa página no Facebook. Para mais noticias sobre filmes e séries, continue acompanhando o Legado Plus.




Sair da versão mobile