Soul tem ótima bilheteria nos países em que foi lançado nos cinemas
A nova animação da Disney/Pixar, Soul, é um caso curioso. Por conta da pandemia, o filme foi lançado diretamente no Disney+ nos países que já receberam o serviço de...
Compartilhe: Tiago
Publicado em 19/1/2021 - 16h36
A nova animação da Disney/Pixar, Soul, é um caso curioso. Por conta da pandemia, o filme foi lançado diretamente no Disney+ nos países que já receberam o serviço de streaming da Disney, incluindo o Brasil. E os resultados foram positivos: apesar da empresa não fornecer seus números de audiência, uma pesquisa da Screen Engines declarou que Soul foi bastante assistido pelo Disney+, ainda que menos do que Mulher-Maravilha 1984.
Mas e nos países nos quais o serviço ainda não está disponível? Bem, em diversos mercados que ainda não contam com o Disney+, a Casa do Mickey não teve escolha a não ser lançá-lo nos cinemas. E os resultados até o momento são bastante promissores.
Na China (atualmente o maior mercado cinematográfico em atividade do planeta), o filme abriu durante o fim de semana do Natal faturando apenas US$ 5,5 milhões. No entanto, o excelente boca a boca entre os cinéfilos chineses arrecadou US$ 13,7 milhões, um salto de nada menos que 249% em comparação com a estreia.
E a mesma história se repetiu nos mercados onde Soul estava em sua segunda semana de exibição. Houveram aumentos de 77% em Cingapura, 59% na Ucrânia, 54% na Tailândia, 52% na Arábia Saudita e 47% no Vietnã em comparação com o fim de semana anterior. Em geral, Soul arrecadou US$ 16 milhões globalmente no último fim de semana, um aumento de 114% em comparação com sua estreia. No total, a animação arrecadou US$ 32,5 milhões até o momento em 11 territórios, com estreias já marcadas na África do Sul, Rússia, Coréia, Hungria e Turquia.
Mas é na China que o longa espera fazer a maior parte de sua bilheteria. Tendo arrecadado US$ 25 milhões no país até o momento, por lá Soul tem enfrentado diversos e populares filmes chineses, que têm atraído multidões às salas no país (que já superou a COVID 19). São blockbusters como Shock Wave 2 e A Little Red Flower, este último tendo arrecadado US$ 76 milhões em um único dia, a terceira maior bilheteria diária no país atrás de Monster Hunt 2 e Vingadores: Ultimato.
Sim, por enquanto a bilheteria chinesa de Soul ainda não é exatamente um grande sucesso (Os Croods 2 por exemplo já arrecadou US$ 52 milhões na nação oriental). Mas a Disney tem motivos para ser otimista: em novembro de 2017, a animação da Pixar Viva: A Vida é uma Festa (que, tal como Soul, também aborda o pós-vida com uma perspectiva lúdica) arrecadou magros US$ 17 milhões em seu primeiro fim de semana na China, porém o boca a boca foi tão positivo que na segunda semana sua bilheteria foi de US$ 44 milhões, um aumento de 146%. No fim das contas, Viva encerrou sua carreira com US$ 189,2 milhões na China, pouca coisa abaixo dos US$ 210 milhões arrecadados nos EUA, e mais do que qualquer filme da Pixar conseguiu no país.
Claro, as condições de hoje são bem diferentes das de 2017 mesmo no mercado chinês. Além disso, como dito acima, Soul está enfrentando uma série de blockbusters locais que podem lhe tomar salas e público. Mesmo assim, se o boca a boca continuar positivo e os chineses abraçarem o filme tal como receberam Viva há três anos, o longa pode alcançar uma bilheteria surpreendente no país.
No fim das contas, é certo que Soul é um sucesso e está sendo bastante assistido, seja via streaming ou nas salas de cinema. No entanto, avaliar esse sucesso no futuro será mais difícil do que simplesmente comparar sua bilheteria com seu orçamento. No futuro imediato, lançamentos híbridos em cinema e streaming podem complicar a análise do que foi bem sucedido e o que não foi, ainda mais com os serviços de streaming não liberando os dados de audiência.
Mas e você, já assistiu a Soul? O que achou? Comente conosco!