Só nos cinemas, Free Guy: Assumindo o Controle tem boa estreia mundial

Estreando na liderança das bilheterias americanas, a comédia de ação Free Guy: Assumindo o Controle arrecadou bons US$ 28,4 milhões entre sexta e domingo. Trata-se da sétima maior abertura...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Tiago
Publicado em 20/8/2021 - 14h20


Publicidade
LEIA TAMBÉM




Estreando na liderança das bilheterias americanas, a comédia de ação Free Guy: Assumindo o Controle arrecadou bons US$ 28,4 milhões entre sexta e domingo. Trata-se da sétima maior abertura do ano nos EUA, pouca coisa atrás dos US$ 31 milhões de Space Jam: Um Novo Legado – e, claro, acima dos US$ 26 milhões que O Esquadrão Suicida faturou em sua estreia na semana passada.

Free Guy foi distribuído pela Disney através de sua mais recente aquisição, a 20th Century Studios (antes conhecida como 20th Century Fox). Por conta de um antigo acordo de exclusividade com a HBO, a Casa do Mickey não pode mandar os filmes da antiga Fox direto para o seu serviço de streaming, o Disney+, conforme seus acionistas e atual CEO certamente prefeririam. Por isso, a estreia do filme é exclusiva dos cinemas ao menos pelos primeiros 45 dias.

Publicidade

Os números de abertura de Free Guy foram comemorados na imprensa americana por uma série de motivos. Em primeiro lugar, trata-se de um longa totalmente original, que não pertence a nenhuma megafranquia nem é remake, sequência ou prequel de alguma outra obra. Ele não é nem sequer uma adaptação de livro, quadrinho ou adaptação de algum brinquedo de parque (como é o caso de Jungle Cruise), mas sim um longa totalmente original, vendido apenas com sua curiosa premissa (o protagonista descobre que seu mundo é na verdade um jogo de videogame e ele é apenas um NPC) e com o star power de Ryan Reynolds.

Nos últimos tempos, tornou-se lugar comum dizer que o público atualmente só vai ao cinema para assistir aos novos capítulos de suas franquias preferidas: o MCU, o DCEU, Velozes e Furiosos, e por aí vai. Por isso, o único lugar para assistir longas originais tornou-se os serviços de streaming. No entanto, o sucesso de Free Guy mostra que o público está disposto a assistir na telona a filmes “não baseados em nada”, desde que tenham uma premissa atraente, boas críticas que enfatizem que o longa é divertido e merece ser visto, e, claro, o astro certo no papel certo.

Publicidade

Além disso, ao contrário dos recentes Space Jam: Um Novo Legado, Jungle Cruise e O Esquadrão Suicida, Free Guy não teve um orçamento gigantesco. Assim, ele não precisa ter bilheterias astronômicas (o que é impensável no momento) apenas para se pagar, diferentemente de seus concorrentes. 

Publicidade

Fora dos EUA, Free Guy arrecadou mais US$ 22,5 milhões em 41 mercados, um total dentro das expectativas do estúdio. Assim, seu total global foi de US$ 51 milhões no fim de semana. Ele ficou em primeiro lugar em uma série de países: Reino Unido, Rússia, Bélgica, Israel, Nova Zelândia, Cingapura, entre outros. 

A recepção positiva dos críticos deve fazer com que o longa tenha uma boa carreira pós estreia. Além disso, ele será a melhor opção de blockbuster para todas as idades ao menos até a estreia de Shang-Chi em setembro – e mesmo depois disso caso o filme da Marvel falhe em conquistar o público, tal como Viúva Negra. Por isso, a esperança da 20th Century Studios é que o boca a boca se traduza em bons números nas bilheterias. Ele chega aos cinemas nacionais na próxima quinta-feira, dia 19 de agosto.

Publicidade

Afora Free Guy, as bilheterias americanas tiveram as estreias de dois outros longas: o terror O Homem nas Trevas 2 e a biografia da cantora Aretha Franklin Respect. O primeiro abriu com US$ 10,6 milhões, bem abaixo dos US$ 26 milhões que o primeiro Homem nas Trevas faturou em seu primeiro fim de semana, em agosto de 2016. De toda forma, é um total decente para um longa de horror de baixo orçamento, acima do primeiro fim de semana de Escape Room 2: Tensão Máxima

Publicidade

Já a abertura de Respect não foi muito boa, apenas US$ 8,8 milhões, decepcionante considerando que seu orçamento foi de US$ 55 milhões. O longa, que traz uma elogiada performance de Jennifer Hudson como Franklin, vai precisar de muito boca a boca para compensar pela abertura mais fraca. 

Bilheteria EUA de 13/08 a 15/08

# Filme Distribuidora Semana Bilheteria no fim de semana % da queda em relação à semana anterior Bilheteria total
1 Free Guy: Assumindo o Controle 20th Century Studios 1 $28.400.000 $28.400.000
2 O Homem nas Trevas 2 Sony Pictures 1 $10.600.000 $10.600.000
3 Jungle Cruise Walt Disney 3 $9.000.000 -43% $82.142.554
4 Respect United Artists 1 $8.805.105 $8.805.105
5 O Esquadrão Suicida Warner Bros. 2 $7.500.000 -71% $42.634.747
6 Tempo Universal 4 $2.400.000 -42% $42.957.640
7 Viúva Negra Walt Disney 6 $2.000.000 -49% $178.199.531
8 Stillwater Focus 3 $1.300.000 -54% $12.542.695
9 O Cavaleiro Verde A24 3 $1.163.401 -55% $14.738.256
10 Space Jam: Um Novo Legado Warner Bros. 5 $1.115.000 -54% $68.172.738

 

Publicidade



Sair da versão mobile