Qual é a ordem de leitura dos livros de O Senhor dos Anéis?
Com a série Os Anéis de Poder chegando ao Prime Vídeo, preparamos para você um guia de leitura dos livros de J.R.R. Tolkien e a Terra-Média. Confira!
Compartilhe: Tiago
Publicado em 7/9/2022 - 16h19
O universo fantástico criado pelo autor J.R.R. Tolkien continua a inspirar gerações mesmo após quase um século. Suas famosas obras O Senhor dos Anéis e O Hobbit já ganharam bem sucedidas adaptações para os cinemas pelas mãos do cineasta neozelandês Peter Jackson, e agora a Terra-Média está de volta às telas com a série da Amazon Prime Vídeo Os Anéis de Poder.
Por isso, se você se apaixonou pelo mundo povoado por elfos, magos, anões, seres malignos e guerreiros corajosos do escritor e quer se aprofundar nele, preparamos este guia de leitura dos livros de O Senhor dos Anéis, com tudo o que você precisa saber para mergulhar de cabeça na Terra-Média.
Como começar a ler os livros de O Senhor dos Anéis?
Para começar, existem duas formas de ler as obras de Tolkien: a ordem cronológica em que os eventos se passam, e a ordem em que os livros foram publicados. Ambas estão corretas, porém, para um novato, os livros que contam a história inicial da Terra-Média podem ser um tanto quanto abstratos e de difícil leitura.
Por isso, se você está chegando agora ao mundo Tolkieniano (definido pelo autor como seu legendarium), é preferível seguir a ordem de publicação dos livros, pois eles começam mais leves e ficam progressivamente mais detalhados e complexos.
O Hobbit (1937)
Primeiro livro publicado pelo autor ambientado em seu universo fantástico, O Hobbit conta a história de Bilbo Bolseiro, um membro da diminuta e pacífica raça dos Hobbits, que é convocado pelo mago Gandalf para uma perigosa missão. Escrito a partir das histórias que o autor contava para seus filhos pequenos, O Hobbit é uma obra de fantasia leve, divertida e que, apesar de ter sido pensada para o público infantil, não deixa de encantar os adultos.
Um dos livros de fantasia mais influentes da história, esta é uma excelente introdução à Terra-Média e ao legendarium.
Compre O Hobbit clicando aqui.
O Senhor dos Anéis (1954-55)
Após o sucesso de O Hobbit, não demorou para que os editores encomendassem uma sequência a Tolkien. Porém, sua nova obra foi muito mais ambiciosa, deixando o clima leve e aventureiro do primeiro e abraçando uma narrativa muito mais épica e grandiosa.
O Senhor dos Anéis segue a história do parente de Bilbo, Frodo Bolseiro, e sua aventura para destruir o Um Anel, o objeto mais poderoso e cobiçado da Terra-Média. A obra é dividida em três volumes, intitulados A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei, que devem ser lidos nesta ordem.
E se você já assistiu aos filmes da trilogia de Peter Jackson, não se preocupe: os livros complementam a história vista na tela grande de maneira fabulosa e trazem surpresas que não foram vistas no cinema.
Leitura obrigatória para quem é fã de literatura fantástica e grandes sagas épicas!
Compre o box com a trilogia O Senhor dos Anéis aqui, ou, se preferir volumes separados, A Sociedade do Anel aqui, As Duas Torres aqui e O Retorno do Rei aqui.
O Silmarillion (1977)
Agora que você já está familiarizado com a Terra-Média, seus povos, costumes e com o estilo de escrita de Tolkien, é hora de entrar mais a fundo no legendarium.
Publicado postumamente e editado pelo filho do autor, Christopher Tolkien (que manteve vivo o legado do pai após seu falecimento), O Silmarillion é uma série de contos ambientados na Primeira Era – ou seja, a origem daquele universo. Você vai saber como a Terra-Média foi criada e o que aconteceu em seus primeiros dias, em que os Altos Elfos travaram uma guerra contra o Senhor Sombrio Morgoth pela posse das Silmarils, além de muitas outras histórias interessantes.
O livro pode ser um tanto abstrato e poético, porém sua leitura é recompensadora para quem persiste.
Compre O Silmarillion aqui.
Os Filhos de Húrin (2007)
O primeiro dos Três Grandes Contos dos Dias Antigos, que aparecem resumidos em O Silmarillion. Conta a história de Húrin, o maior guerreiro da Terra-Média, de como ele desafiou Morgoth e por isso foi punido, sendo obrigado pelo Senhor Sombrio a ver uma maldição cair sobre sua família.
O autor começou a trabalhar nele em 1918, porém passou boa parte de sua vida reescrevendo-o. O livro que temos hoje é mais uma vez fruto do trabalho de Christopher Tolkien, que organizou e editou os textos do pai, formando uma história completa.
Compre Os Filhos de Húrin aqui.
Beren e Lúthien (2017)
Segundo dos contos dos Dias Antigos, esta obra narra o romance proibido entre o homem mortal Beren e a princesa élfica Lúthien.
O pai de Lúthien desaprova o amor da filha pelo humano, e por isso propõe a Beren uma missão impossível: roubar uma Silmaril de Morgoth, o Senhor Sombrio. Caso fosse bem sucedido, ele autorizaria o casamento dos dois. Assim, o livro narra a heroica tentativa do casal de realizar esta perigosa tarefa.
Compre Beren e Lúthien aqui.
A Queda de Gondolin (2018)
O último conto dos Dias Antigos. Na trama, o protagonista Tuor, membro de uma casa que já havia sido nobre e respeitada, precisa fugir da escravidão e encontrar uma cidade mística, sobre a qual só se conhecem rumores.
A cidade é a Gondolin do título, um refúgio dos Elfos que ainda resistem a Morgoth, o Senhor Sombrio.
Compre A Queda de Gondolin aqui.
Contos Inacabados (1980)
Como o título diz, trata-se de uma coleção de contos da Terra-Média, escritos por Tolkien durante toda a sua vida e editados postumamente por Christopher, que fornece seus próprios comentários e ajuda o leitor a situá-los na cronologia do legendarium.
São histórias ambientadas não apenas na Primeira Era (em versões ampliadas daquelas que vimos em O Silmarillion), mas também antes e durante a própria narrativa de O Senhor dos Anéis. Alguns dos contos se aprofundam em personagens memoráveis como Gandalf e Elrond, entre outros.
Compre Contos Inacabados aqui.
E para você, qual a sua obra favorita da Terra-Média de J.R.R. Tolkien? Comente com a gente!
[fontes: Os Melhores Livros, O Vício, Mural dos Livros]