Previsões de bilheteria para 2020 – Parte 3: As incertezas e prováveis fracassos

Após a parte 1 (leia aqui) e a parte 2 (leia aqui), na 3ª e última parte de nossas previsões para a bilheteria em 2020, conheça os longas cujo...

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Compartilhe: Tiago
Publicado em 19/2/2020 - 18h47


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Após a parte 1 (leia aqui) e a parte 2 (leia aqui), na 3ª e última parte de nossas previsões para a bilheteria em 2020, conheça os longas cujo futuro desempenho ainda é incerto, e os que tem mais chances de fracassarem nas bilheterias!

INCERTEZAS:

Os Novos Mutantes

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Previsão de estreia (EUA): 03 de abril de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 02 de abril de 2020

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Literalmente anos após suas gravações se encerrarem e seu estúdio, a Fox, ser comprado pela Disney, parece que Os Novos Mutantes finalmente verá a luz do dia.

O longa, que virou piada em Hollywood por seus constantes adiamentos, de toda forma perdeu a confiança dos fãs. Se quiser se transformar de um motivo de riso por nunca ficar pronto em um filme imperdível nos cinemas, Os Novos Mutantes vai precisar de um marketing muito forte, que enfatize a qualidade e as surpresas do longa. Sugestões de conexões com o MCU podem funcionar – quando a franquia dos Vingadores cresceu, os X-Men só diminuíram por estarem separados dos eventos ocorrendo no universo compartilhado de heróis Marvel.

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O filme, que promete ser uma mistura de terror e super-heroísmo, corre o risco das constantes refilmagens e mudanças terem feito seu custo de produção aumentar bem mais do que o previsto, essencialmente obrigando o longa a ter um desempenho fenomenal nas bilheterias se não quiser dar prejuízo. Porém, desde que o orçamento tenha se mantido em um número razoável, mais similar ao de Coringa (US$ 60 milhões) do que X-Men: Fênix Negra (inexplicáveis US$ 200 milhões), o filme pode faturar até uma bilheteria similar ao do desastrado longa dos mutantes do ano passado (US$ 252 milhões global) e ainda se sair bem.

Top Gun: Maverick

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Previsão de estreia (EUA): 26 de junho de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 09 de julho de 2020

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34 anos após o Top Gun original se tornar a maior bilheteria de 1986, Tom Cruise finalmente conseguiu fazer a continuação decolar. O trailer divulgado no final do ano passado mostra que a nova aventura ainda será cheia de ação em alta velocidade envolvendo caças. 

Porém, duas dúvidas pairam sobre este novo filme. A primeira é se a combinação entre nostalgia e novos elementos para a geração nascida após o clássico dos anos 80 que funcionou tão bem para as franquias Star Wars e Jurassic Park dará certo aqui. E a segunda é se a grande maioria do público fora da América do Norte irá querer assistir a um longa tão distintamente focado nas façanhas militares americanas.

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Se o filme conseguir se vender como um espetáculo de ação para todos os gostos, então Cruise poderá ter mais uma de suas franquias em mãos, após a bem sucedida série Missão Impossível.

Morbius

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Previsão de estreia (EUA): 31 de julho de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 30 de julho de 2020

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O vampiro da Marvel fará sua estreias nos cinemas interpretado por Jared Leto, neste longa que vai continuar o universo iniciado por Venom em 2018 – e que eventualmente vai incluir a estrela principal do show, o Homem-Aranha.

O problema é, antes do longa de 2018, o público já era bem familiarizado com o personagem Venom. Um dos vilões mais populares do Aracnídeo desde seu surgimento, ele inclusive já havia participado em Homem-Aranha 3. Já o Morbius é (por enquanto) conhecido apenas entre os leitores mais fiéis dos quadrinhos da Marvel, e não tem exatamente uma base de fãs como o simbionte.

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Por isso, a grande pergunta é: será que o público vai comparecer a um filme protagonizado por um antagonista/anti-herói tão relativamente obscuro quanto esse? Uma coisa é fazer sucesso com um longa de vilões famosos como o Coringa, a Arlequina ou o próprio Venom, a outra é fazer um filme de um antigo adversário do Homem-Aranha que não tem o mesmo status.

O marketing desse filme terá muito trabalho pela frente, e vai precisar de trailers melhores do que o último. Por outro lado, o longa tem uma arma secreta: sua curiosa conexão com o MCU, representada (por enquanto) no vilão de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, o Abutre de Michael Keaton.

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Bill & Ted Face the Music

Previsão de estreia (EUA): 21 de agosto de 2020

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Previsão de estreia (Brasil): Sem previsão de estreia por enquanto.

Os dois malucos no tempo estão de volta após quase três décadas longe das telas (não se preocupe, assim que Hollywood acabar de exaurir todas as franquias dos anos 80 e 90, eles passarão para os anos 2000). A comédia reúne Alex Winters e Keanu Reeves com o papel que lhe deu fama antes de se tornar um astro se ação famoso por longas como Velocidade Máxima, Matrix e John Wick.

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Ainda há poucos detalhes sobre o novo longa, porém fica a dúvida se o filme será capaz de atrair tanto trintões nostálgicos quanto novos fãs que se tornaram fãs de Reeves após seus papéis em longas de ação. Por uma coincidência do destino, sua estreia nos EUA será próxima ao lançamento do game Cyberpunk 2077, no qual Reeves terá um papel crucial e muito comentado na internet. Com a popularidade do ator, é possível que o jogo ajude a divulgar o filme, e vice-versa.

King’s Man: A Origem

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Previsão de estreia (EUA): 18 de setembro de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 17 de setembro de 2020

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Os dois Kingsman atualizaram o gênero filme de espionagem para o século XXI e geraram uma nova franquia para a extinta Fox, hoje 20th Century Studios. Então, qual o passo lógico a se fazer a seguir? Uma prequel ambientada ao menos um século antes dos eventos dos filmes originais e, claro, sem nenhum dos personagens dos outros dois longas, claro!

King’s Man vai testar qual o apelo a franquia possui por si só, sem seus protagonistas ou a ambientação nos tempos atuais. É uma aposta arriscada fazer uma prequel com uma franquia tão nova, ainda mais que ela está fora das telas desde 2017, quando o último capítulo chegou às telonas. Mas se o filme funcionar como um longa de ação divertido, então não importa qualquer que seja sua franquia.

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Venom 2

Previsão de estreia (EUA): 02 de outubro de 2020

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Previsão de estreia (Brasil): 01 de outubro de 2020

Nos últimos meses de 2018, o sucesso de Venom pegou até o seu próprio estúdio, a Sony, de surpresa: tendo custado apenas US$ 100 milhões, o filme arrecadou US$ 856 milhões globalmente, quase US$ 300 milhões disso vindos da China. Por isso, para sua sequência, duas coisas podem ocorrer.

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A primeira possibilidade é que, apesar de detestado pela crítica (média de apenas 35 no Metacritic), o primeiro Venom foi bem quisto o bastante pelos espectadores para que estes retornem em peso à sequência, ainda mais se ela trazer o simbionte vivido por Tom Hardy num embate contra o sádico vilão Carnificina, de Woody Harrelson. Mesmo que o filme não atinja os números do primeiro na China, um crescimento em outros mercados (inclusive o americano) pode auxiliar para que Venom 2 se mantenha no mesmo nível do primeiro, ou até o supere.

A segunda é que os espectadores não gostaram do longa muito mais que os críticos, de modo que mesmo uma continuação melhor recebida não seja o bastante para evitar uma queda imensa na bilheteria. Já vimos isso acontecer diversas vezes com sequências superiores de longas mal recebidos, como Angry Birds 2, As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras e A Família Addams 2.  Se ocorrer uma queda similar à entre os dois longas live action das tartarugas, nos quais a bilheteria do segundo foi praticamente a metade da do primeiro, Venom 2 sai de cartaz com cerca de US$ 433 milhões, o que seria decente mesmo que o novo longa custe mais que o anterior (desde que o orçamento não vá além dos US$ 140 milhões, claro). Porém, sinalizaria perda de interesse dos espectadores pela franquia, o que levaria a Sony ou a cancelá-la, ou a tomar atitudes drásticas para reverter a tendência de queda. Como, por exemplo, colocar o Venom de Hardy junto ao Homem-Aranha de Tom Holland.

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Godzilla vs Kong

Previsão de estreia (EUA): 20 de novembro de 2020

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Previsão de estreia (Brasil): 20 de novembro de 2020

Dois dos monstros mais famosos do cinema retornam para o que promete ser um embate épico. Infelizmente, nas críticas e na bilheteria esse não é exatamente um momento muito favorável para nenhum deles. Embora os dois primeiros filmes do chamado MonsterVerse, o Godzilla de 2014 e Kong: A Ilha da Caveira três anos depois, tenham se saído relativamente bem, o último filme da franquia, Godzilla 2: Rei dos Monstros, foi uma decepção de crítica e bilheteria.

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Talvez para tentar refazer Godzilla vs Kong de um modo que não aliene tanto os fãs quanto o longa do ano passado, a Warner adiou o filme de março para novembro. Não há quase nenhum material de marketing por enquanto, mas as expectativas do estúdio estão altas: ou o filme vai dar novo gás ao MonsterVerse, ou vai encerrá-lo de vez.

Raya and the Last Dragon

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Previsão de estreia (EUA): 25 de novembro de 2020

Previsão de estreia (Brasil): Sem previsão oficial, mas se for seguir os padrões da Disney, chegará ao país em 7 de janeiro de 2021.

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Esta animação original da Disney é uma fantasia inspirada pela cultura oriental. Ainda há pouquíssimas informações disponíveis sobre o longa, porém, se o filme conseguir cativar os espectadores no mínimo da mesma forma que Enrolados ou Moana, pode assegurar uma bilheteria similar a esses dois longas (US$ 591 milhões para Rapunzel e US$ 643 milhões para a heroína polinésia).

Duna

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Previsão de estreia (EUA): 18 de dezembro de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 17 de dezembro de 2020

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Sem nenhum Star Wars, O Hobbit ou mesmo Aquaman esse ano, o papel de grande blockbuster de Natal caberá a Duna, a estreladíssima ficção científica do canadense Denis Villeneuve. Apesar do festival de astros consagrados no elenco, o problema é que o próprio cineasta, apesar de aclamado pela crítica, viu seu blockbuster anterior Blade Runner 2049, também baseado em uma propriedade cult de ficção científica, afundar nas bilheterias.

Claramente a Warner teme que o certamente caríssimo Duna tenha o mesmo destino. Então, fica a dúvida se o filme será tão cerebral quanto Blade Runner 2049 ou o também comandado por Villeneuve A Chegada, ou se o diretor irá tentar inserir cenas de ação grandiosa para atrair quem, como o público de Star Wars e Aquaman nos anos anteriores, só busca uma aventura fantástica grandiosa.

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GRANDES CHANCES DE FRACASSO:

Bloodshot

Previsão de estreia (EUA): 13 de março de 2020

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Previsão de estreia (Brasil): 12 de março de 2020

Esse longa de ação estrelado por Vin Diesel pretende iniciar um suposto “universo compartilhado” nos moldes do MCU baseado nos super-heróis da Valiant Comics. Aparentemente, nem os produtores nem a Sony receberam o memorando de que Hollywood, após os fiascos do Dark Universe que deveria ter se iniciado pelo A Múmia de 2017, não está mais querendo se focar em universos compartilhados – nem mesmo a DC, que quer que seus próximos filmes sejam quase totalmente independentes entre si.

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Com pouco buzz nas redes sociais, as primeiras previsões para a estreia do longa colocam sua abertura em torno de US$ 17 milhões e uma bilheteria final nos EUA de míseros US$ 36 milhões. Aparentemente, teremos mais um natimorto universo compartilhado…

Artemis Fowl: O Mundo Secreto

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Previsão de estreia (EUA): 29 de maio de 2020

Previsão de estreia (Brasil): 28 de maio de 2020

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A Disney hoje pode ser conhecida pelas monstruosas bilheterias de seus blockbusters, porém a Casa do Mickey também possui vários e caríssimos fiascos: John Carter, O Cavaleiro Solitário, Uma Dobra no Tempo… todos baseados em propriedades pouco conhecidas, as quais a Disney visava transformar em franquias no mínimo tão lucrativas quanto Piratas do Caribe. A mesma receita se aplica a este Artemis Fowl, baseado numa série de livros de fantasia cult de Eoin Colfer.

Com o provável fiasco desse longa, é possível que novas tentativas do tipo da empresa ocorrerão apenas no Disney+, ao menos num primeiro momento.

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G.I. Joe: Snake Eyes

Previsão de estreia (EUA): 23 de outubro de 2020

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Previsão de estreia (Brasil): Sem previsão de estreia por enquanto

Spin-off da franquia G.I. Joe, estrelado pelo ninja Snake Eyes, interpretado por Ray Park nos filmes anteriores e aqui pelo astro de Podres de Ricos Henry Golding.

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O que, não se lembra de ter assistido nenhum filme dessa franquia? Não se preocupe: os dois filmes lançados em 2009 e 2013 foram apenas sucessos medianos nas bilheterias e foram recebidos com críticas fracas. Por isso, acabaram desaparecendo da consciência dos cinéfilos nesses quase sete anos. Isso não impediu a Paramount de querer perseguir um spin-off e, quem sabe, um universo compartilhado. Mas, a não ser que Snake Eyes seja fenomenal (ou tenha um orçamento baixo o bastante para que uma bilheteria mais fraca seja suficiente), as chances da franquia serão esmagadas pela disputa com Halloween Kills e Os Eternos.




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