Oppenheimer: A cena mais horrível do filme é explicada pelo diretor

O diretor Christopher Nolan explica a sequência mais aterrorizante de seu filme Oppenheimer e por que a abordou dessa maneira.

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Junior Morais
Publicado em 1/8/2023 - 12h00

Oppenheimer narra a vida e a carreira de J. Robert Oppenheimer, conhecido como o “pai da bomba atômica”, e apresenta uma cena em que Oppenheimer faz um discurso de vitória após os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki, enquanto tem visões de destruição.


Publicidade
LEIA TAMBÉM




A cena foi concebida como um reflexo da sequência do Trinity Test, com o som da multidão balançando no volume máximo, imitando uma explosão atômica. A editora do filme, Jennifer Lane, descreve a cena como a “meia-irmã malvada de Trinity”, em termos de como foi editada.

Em uma entrevista recente com Vulture, Christopher Nolan agora investiga por que essa cena arrepiante em Oppenheimer se desenrola da maneira que acontece. Confira o comentário completo de Nolan abaixo:

Todo o filme é sobre consequências. O atraso no início das consequências que as pessoas costumam esquecer – o filme está cheio de diferentes representações disso. Algumas viscerais, outras mais narrativas.

Enquanto mergulhei na história de Oppenheimer, finalmente percebi que, embora ele nunca tenha se desculpado especificamente por Hiroshima e Nagasaki, suas ações na noite após o bombardeio foram as ações de alguém verdadeiramente possuído pela culpa, verdadeiramente possuído por um desejo de desfazer o que ele havia feito. Então, senti que, ao contar, queria ser fiel à minha interpretação da turbulência interior que ele deve ter sentido, como isso se manifestaria.

O protagonista J. Robert Oppenheimer lida com sentimentos de culpa e preocupação após criar a bomba atômica. Durante um discurso, ele tem visões de destruição e sofrimento, representando os efeitos potenciais da explosão atômica em seres humanos.

Ao longo do filme, sua culpa se intensifica, e ele se torna um opositor da criação da bomba de hidrogênio. No final, ele expressa seus maiores medos de que sua invenção levará à destruição do planeta, e visões apocalípticas mostram ogivas nucleares causando devastação.

Publicidade

Fique ligado aqui no Legado Plus para não perder nenhuma novidade!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sair da versão mobile