O que é o protocolo London Bridge que está sendo falado nas redes sociais?
Parece que o mundo está prestes a acompanhar o fim de uma era. A Rainha Elizabeth II está com a saúde debilitada e até seus filhos foram chamados para se encontrar com ela. Com a notícia, a galera nas redes sociais se perguntam: O que é o Protocolo London Bridge? O Legado Plus te explica
Nas últimas horas, a internet começou a ser tomada por um assunto bem delicado: a saúde de Rainha Elizabeth II. A rainha da Inglaterra está bastante debilitada e até os filhos dela já foram chamados para acompanhar a monarca.
Entretanto, um dos assuntos que tomou conta do Twitter, por exemplo, foi a expressão London Bridge. Mas por que a ponte de Londres seria um assunto relevante em um momento em que Rainha Elizabeth está com a saúde debilitada? O Legado Plus vai te explicar direitinho, da melhor forma possível para que você entenda um pouco mais sobre os protocolos britânicos em relação a monarquia.
Vamos lá?
O que é o protocolo London Bridge?
O chamado Protocolo London Bridge (ou Operação Ponte de Londres em tradução livre) nada mais é que um plano para anunciar a morte de Rainha Elizabeth II. O plano foi concebido em 1960 e ele sofre atualizações todos os anos, provavelmente para mudanças e adaptações para caso seja necessário sua utilização.
Acredita-se que a frase que irá anunciar o falecimento da Rainha Elizabeth seja “London bridge is down“, mas não há muita certeza, uma vez que a Ponte de Londres foi atacada em 2017. Entretanto, é como o plano é conhecido e ficou bem popular entre as pessoas que gostam da família real e conhecem tudo sobre eles.
E como funciona?
Neste caso, Elizabeth terá um Secretário Privado da Rainha, que é quem ficará sabendo primeiro de sua morte. Ele é quem fica responsável por transmitir a notícia para o Primeiro-Ministro britânico e os funcionários terão que usar a frase citada ali acima através de linhas telefônicas seguras.
Depois disso, as notícias devem ser transmitidas para os quinze países dos quais a Rainha Elizabeth é chefe de Estado e aos governos de outros países. Ou seja, tem todo um protocolo a ser seguido para que o anúncio do falecimento da monarca seja feito. O mais interessante em entender isso tudo, é ver como eles já se preparam para isso.
Entretanto, não fica apenas a cargo dos governantes de noticiarem o anúncio. A mídia também tem a sua parte, já que o comunicado tem que ser feito pela Press Association e pela BBC. Como parte do protocolo, há uma luz dentro dos estúdios que pisca para informar os jornalistas sobre o falecimento da rainha.
E não para por aí, já que toda a programação é suspensa e substituída por um tema mais sombrio por conta da notícia. E isso, aparentemente está acontecendo de forma sútil.
No Twitter, o público está apreensivo, isso porque a BBC já mudou a cor de seu site (que deixou de ser vermelho para preto) e os jornalistas estão utilizando gravatas pretas. Além disso, a emissora suspendeu toda sua programação até às 18h de hoje, o que está levando os internautas a crer que Rainha Elizabeth II já tenha falecido.
Como se trata do falecimento de uma monarca, uma rainha, existem diversos pontos dentro do protocolo. Por exemplo, caso a Rainha Elizabeth venha a óbito em um dos seus palácios na Escócia, existe um trem específico para levar seu corpo. Se ela falecer em outro país, um avião BAe 146 CC do The Royal Squadron é o responsável pelo transporte da monarca.
Até mesmo The Crown, a série que fala sobre a família real britânica da Netflix, tem um plano para o falecimento da rainha. Caso isso venha acontecer, os episódios das temporadas seguintes serão adiados (não se sabe por quanto tempo) em respeito a monarca e sua família. Lembrando que a família real britânica não tem gostado muito do que The Crown tem apresentado nas telas. Será que esse plano feito pelos criadores da trama daria certo?
Estamos acompanhando todas as informações sobre o caso de saúde da Rainha Elizabeth II. Continue aqui no Legado Plus e acompanhe todas as novidades do dia.