Minha Mãe é uma Peça 3 ultrapassa o público de Os Dez Mandamentos
Em cartaz já há 9 semanas nos cinemas brasileiros, Minha Mãe é uma Peça 3 ainda resiste bravamente. Sem precisar lidar com a chegada de nenhum grande blockbuster para...
Compartilhe: Tiago
Publicado em 2/3/2020 - 15h55
Em cartaz já há 9 semanas nos cinemas brasileiros, Minha Mãe é uma Peça 3 ainda resiste bravamente. Sem precisar lidar com a chegada de nenhum grande blockbuster para lhe desafiar desde sua estreia, no final de dezembro, o filme ficou com o caminho livre para atingir excelente bilheteria.
A comédia dirigida por Susana Garcia e estrelada por Paulo Gustavo, mesmo em cartaz desde dezembro do ano passado, levou mais 43 mil espectadores às salas escuras e arrecadou mais R$ 793 mil. No total, os números do filme são absurdos: R$ 179,3 milhões em bilheteria, e 11,4 milhões de pessoas nos cinemas.
Quanto ao faturamento, trata-se da maior bilheteria para um longa brasileiro, e de bem longe. O segundo colocado é seu próprio antecessor, Minha Mãe é uma Peça 2, que arrecadou R$ 124 milhões entre 2016 e 2017 – um número que é de fato impressionante, mas que empalidece quando comparado com o de sua sequência.
Aliás, mesmo comparado com filmes americanos os números de Minha Mãe 3 são assustadores: trata-se de nada menos que a quarta maior bilheteria da história do Brasil. O encerramento da trilogia de Dona Hermínia supera sucessos como Vingadores: Era de Ultron (R$ 146 milhões), Capitã Marvel (R$ 146,8 milhões) e Coringa (R$ 157 milhões), e fica atrás apenas dos blockbusters da Disney Ultimato (R$ 339 milhões), o remake de 2019 de O Rei Leão (R$ 266 milhões) e Guerra Infinita (R$ 238 milhões).
Já quanto ao número de ingressos vendidos, bem, pode-se dizer que Minha Mãe 3 é um dos 10 filmes que mais levaram pessoas aos cinemas no país desde que existem dados confiáveis sobre as nossas bilheterias. O longa ocupa a sétima posição no ranking dos filmes mais assistidos da história, atrás de Ultimato (19,6 milhões de ingressos vendidos), Titanic (17 milhões), O Rei Leão de 2019 (16,2 milhões), Guerra Infinita (14,5 milhões), Tubarão (13 milhões) e, bem, Nada a Perder: Contra Tudo. Por Todos (11,9 milhões).
Como você deve ter percebido, Minha Mãe 3 é o segundo filme nacional que mais vendeu ingressos da história, perdendo apenas para a primeira cinebiografia de Edir Macedo. Porém, o terceiro longa da trilogia de Paulo Gustavo derrota outros sucessos do cinema nacional, como o também produzido pela Record Os Dez Mandamentos: O Filme (11,2 milhões), Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (11,1 milhões) e Dona Flor e seus Dois Maridos (10,7 milhões), bem como seu próprio antecessor Minha Mãe é uma Peça 2 (9,32 milhões).
Claro, tanto Nada a Perder quanto Os Dez Mandamentos conquistaram seus enormes números de bilheteria através da venda de ingressos em massa, que então eram distribuídos pelos fiéis, mesmo que os recipientes dos “presentes” não comparecessem às sessões. O resultado eram salas vazias, apesar das sessões esgotadas. Ninguém duvida que tais longas fossem bem sucedidos, porém a triste obsessão de seus realizadores em quererem ser os maiores de todos os tempos pode ter camuflado seu real (e inegavelmente excelente) resultado.
Voltando a Minha Mãe 3, é provável que o título de filme nacional que mais vendeu ingressos da história permaneça com Nada a Perder por enquanto. Afinal, o longa estrelado por Gustavo já se encontra deixando as telonas, e dificilmente conseguirá cobrir a diferença de quase 600 mil ingressos que ainda faltam – a não ser que os realizadores planejem um relançamento ou algo do tipo (foi mais ou menos assim que Ultimato conseguiu superar Avatar na bilheteria global). Ainda assim, considerando as polêmicas envolvendo Nada a Perder, é bem provável que Minha Mãe 3 tenha sido visto por mais pessoas nos cinemas do que a história do bispo Macedo.
Portanto, trata-se de um sucesso histórico, e improvável de ser repetido no curto prazo. A não ser que Gustavo invente uma nova personagem tão popular quanto a Dona Hermínia, Minha Mãe é uma Peça 3 deverá se manter no topo das comédias brasileiras mais assistidas da história por algum tempo.
Bilheteria Brasil de 20/02/2020 a 23/02/2020:
Filme | Semanas em cartaz | Renda na semana (em R$) | Público na semana | Renda acumulada (em R$) | Público acumulado |
1- Sonic: O Filme | 2 | 7.184.539 | 442.200 | 28.523.471 | 1.879.190 |
2- Dolittle | 1 | 3.333.142 | 188.608 | 6.385.244 | 383.806 |
3- Maria e João: O Conto das Bruxas | 1 | 2.808.947 | 172.727 | 4.934.203 | 319.828 |
4- Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa | 3 | 2.257.246 | 136.643 | 26.587.050 | 1.709.766 |
5- Parasita | 16 | 2.154.074 | 98.175 | 15.208.397 | 795.685 |
6- O Chamado da Floresta | 1 | 881.314 | 52.671 | 1.676.071 | 106.273 |
7- Bad Boys para Sempre | 4 | 877.289 | 50.621 | 20.389.386 | 1.286.090 |
8- Minha Mãe é uma Peça 3 | 9 | 793.168 | 43.113 | 179.346.297 | 11.400.413 |
9- 1917 | 5 | 924.812 | 40.358 | 22.489.004 | 1.157.577 |
10- Luta por Justiça | 1 | 651.893 | 26.530 | 1.107.293 | 47.064 |