Greve dos roteiristas nos EUA: entenda o impacto na indústria do entretenimento

Roteiristas de Hollywood entram em greve pela primeira vez em 15 anos.

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Henrique
Publicado em 31/5/2023 - 10h23

Os roteiristas de cinema e TV de Hollywood declararam greve pela primeira vez em 15 anos, afetando a produção de programas de TV, filmes e a indústria do entretenimento como um todo. A última greve, ocorrida em 2007, teve um impacto significativo, resultando em cancelamentos de séries, temporadas mais curtas e filmes problemáticos. A paralisação atual foi convocada pelo Sindicato de Roteiristas dos Estados Unidos (WGA), que não chegou a um acordo com os estúdios, como a Disney e a Netflix. A última greve durou cem dias e custou à economia da Califórnia mais de US$ 2 bilhões.


Publicidade
LEIA TAMBÉM




No dia 2 de maio de 2023, os roteiristas de cinema e TV de Hollywood declararam greve pela primeira vez em 15 anos. A última paralisação, em 2007, foi um furacão na indústria do entretenimento: algumas séries foram canceladas, outras tiveram temporadas mais curtas com tramas criticadas, filmes foram um desastre e até a cerimônia do Globo de Ouro não aconteceu.

Até que os conflitos sejam resolvidos, parte da programação da TV será interrompida. Programas noturnos como Jimmy Kimmel Live e The Tonight Show with Jimmy Fallon, que usam equipes de roteiristas para escrever piadas atuais, devem interromper imediatamente a produção. Isso significa que novos episódios não estarão disponíveis durante os horários tradicionais da televisão ou nos serviços de streaming que os disponibilizam no dia seguinte.

Publicidade

Os roteiristas buscam através da greve um aumento de seus salários, garantias mínimas advindas de um emprego estável e o recebimento maior de lucros gerados pela transmissão das produções por streaming. No entanto, os estúdios alegam que é necessário reduzir os gastos devido às pressões econômicas.

A greve atual pode ter um impacto semelhante à última, afetando a produção de programas de TV e filmes. Alguns exemplos de séries afetadas são “Stranger Things”, “Abbott Elementary”, “Yellowjackets” e “Billions”.

Publicidade

A Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), que representa os estúdios, disse que ofereceu “aumentos generosos na compensação” aos roteiristas, mas os dois lados não conseguiram chegar a um acordo. A situação continua em impasse, e o futuro da indústria do entretenimento permanece incerto enquanto a greve dos roteiristas se desenrola.

Confira a lista de filmes, programas e séries que já anunciaram interrupção ou manutenção da produção:

Publicidade

Até agora, nenhum programa foi cancelado, mas em vez de episódios inéditos, reprises estão sendo exibidos atualmente.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sair da versão mobile