Distribuído pela Amazon, Air: A História por trás do Logo é mais um sucesso dos streamers na bilheteria
O drama com Ben Affleck e Matt Damon Air: A História por trás do Logo teve estreia promissora nas bilheterias para a Amazon Studios.
Compartilhe: Tiago
Publicado em 11/4/2023 - 18h00
Em meados da década passada, conforme os serviços de streaming começavam a se popularizar, eles passaram a gastar absurdos para atrair atores e diretores famosos e levá-los a produzir filmes que estrearam exclusivamente em suas plataformas. Esse movimento se intensificou durante a pandemia, no qual os serviços pertencentes à empresas de mídia tradicionais (no caso a Warner e seu HBO Max e a Disney e seu Disney+) optaram por lançar diversos filmes direto no streaming.
Porém, conforme a pandemia foi passando e o público pôde retornar às salas, Hollywood passou a perceber que os filmes que, afora o streaming, também recebiam lançamento nos cinemas desempenhavam melhor quando ficavam disponíveis para ver em casa e rendiam mais dinheiro.
Por isso, não apenas as distribuidoras tradicionais (Warner, Disney, Paramount, etc) voltaram a apostar na boa e velha telona como também novos players em Hollywood como a Apple e a Amazon se comprometeram a dar um lançamento tradicional para seus principais longas antes que eles chegassem a seus serviços de streaming (no caso a AppleTV+ e o Prime Vídeo).
Falamos da Apple em uma matéria especial aqui. Já a Amazon gastou horrores comprando a MGM e fez acordos com artistas e empresários em Hollywood para lançar filmes no cinema. O primeiro deles foi Creed III, mais um capítulo de uma franquia possuída pela MGM e que foi um sucesso: US$ 153,2 milhões nos EUA e US$ 113,9 milhões fora de lá, resultando num total de US$ 267 milhões até o momento (o maior da série Creed).
Este Air: A História por Trás do Logo, porém, foi uma aposta mais arriscada da Amazon. Ao contrário de Creed III, que foi uma sequência de uma franquia bem sucedida, o longa é um típico drama para adultos que se apoiava em uma premissa com potencial de atrair fãs de esportes (a história de um funcionário da Nike tentando assinar um acordo de merchandising com a então promessa do basquete Michael Jordan para produzir os famosos tênis Air Jordan) e no elenco repleto de estrelas (Matt Damon, Ben Affleck, Viola Davis, Jason Bateman, entre outros).
Apesar das dificuldades enfrentadas por dramas adultos originais lançados no cinema após a pandemia, a Amazon investiu US$ 90 milhões na produção de Air. Porém, a aposta parece ter dado certo: o filme arrecadou US$ 20,2 milhões entre quarta e domingo na bilheteria americana, apesar da competição com o mega hit Super Mario Bros: O Filme.
Tendo contado com excelentes críticas (92% no Rotten Tomatoes), o longa tem grande potencial para seguir firme e forte nas próximas semanas. Afinal, o boca a boca promete ser positivo e Air é o único drama adulto para um público mais velho que procura um programa mais maduro.
Mesmo que Air não recupere o investimento, a Amazon está nadando em dinheiro e de toda forma o filme (que foi co-distribuído pela Warner) logo estará no streaming. Ainda assim, não deixa de ser um início promissor para o que promete ser uma longa parceria entre cinemas e streamers.
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[fonte: Box Office Mojo]