Cruella estreou em segundo lugar nas bilheterias americanas
Pela primeira vez em meses os cinemas americanos receberam duas grandes estreias simultâneas. Afora a excelente abertura de Um Lugar Silencioso: Parte II, houve também a abertura de Cruella,...
Compartilhe: Tiago
Publicado em 1/7/2021 - 20h18
Pela primeira vez em meses os cinemas americanos receberam duas grandes estreias simultâneas. Afora a excelente abertura de Um Lugar Silencioso: Parte II, houve também a abertura de Cruella, o spin-off de 101 Dálmatas que também estreou simultaneamente no Disney+.
O longa abriu em segundo lugar, arrecadando US$ 21,3 milhões entre sexta e domingo, e cerca de US$ 27 milhões até segunda-feira, que foi feriado nos Estados Unidos. Dados do Box Office Mojo. Trata-se da maior abertura da Disney desde março de 2020, superando os US$ 8 milhões de Raya e o Último Dragão.
O número de Cruella é decente, mas que poderia ter sido ainda melhor se o longa fosse exclusivo dos cinemas, tal como seu concorrente Um Lugar Silencioso: Parte II. No entanto, a Disney optou por lançar Cruella também no streaming por uma taxa adicional. Embora a Casa do Mickey não tenha revelado quantos assinantes viram o longa pelo Disney+, a indústria do cinema crê que tal estratégia impediu Cruella de ter uma abertura ainda melhor nos cinemas.
No entanto, este não foi o único problema a prejudicar a performance da comédia estrelada por Emma Stone. Há também o fato de que, nos EUA, os adultos foram vacinados em maior proporção do que as crianças. Por isso, lançar filmes voltados para o público familiar neste momento pode ser arriscado. É por isso que Cruella está disponível também para ver em casa (por uma taxa adicional), a nova animação da Pixar Luca vai ser exclusiva do Disney+ e a continuação de O Poderoso Chefinho da DreamWorks vai estrear simultaneamente no Peacock, serviço de streaming da Universal.
Ainda assim, com o boca a boca positivo (84% do público que viu Cruella nos cinemas gostou do filme segundo o PostTrak), é possível que aconteça com a comédia familiar o mesmo que houve com Raya e o Último Dragão: ter uma longa carreira nas bilheterias americanas a despeito de uma abertura fraca. Como dito acima, a animação abriu com apenas US$ 8 milhões mas, após 13 semanas em cartaz chegou a decentes US$ 51 milhões – um total superior aos de blockbusters que tiveram aberturas melhores, como Mulher-Maravilha 1984 e Mortal Kombat.
Enfim, Cruella praticamente não terá concorrentes pelo público familiar até pelo menos 18 de junho, quando chegam às salas americanas Pedro Coelho 2: O Fugitivo. Quem sabe a recepção positiva do público não se transforma em uma boa carreira nas bilheterias?