Conheça os filmes nacionais de maior bilheteria do ano
Os top 10 filmes de maior bilheteria do cinema nacional de 2022 até o momento inclui infantis, comédia, suspense, ação, romance e até uma animação; confira.
Compartilhe: Tiago
Publicado em 14/7/2022 - 23h19
A pandemia afetou duramente o cinema nacional, de um modo que ele ainda não se recuperou por completo. Porém, em 2022 foram dados passos importantes para que o público retorne a ver filmes brasileiros no cinema.
Segundo a FilmeB, até meados de julho foram lançados 66 longas nacionais, sendo 42 de ficção e 24 documentários. Eles venderam ao todo 3 milhões de ingressos e faturaram mais de R$ 50 milhões. 96% desse total, porém, ficou concentrado em apenas dez filmes. São eles:
1 – Turma da Mônica: Lições
O segundo filme live-action da turminha mais querida do Brasil estreou em 30 de dezembro de 2021 e vendeu 819 mil ingressos, com uma arrecadação de R$ 13,43 milhões. É bom o bastante para ser o maior nacional do ano até o momento, porém seus números foram menos da metade dos de Laços, a primeira adaptação da Turma, que vendeu 2,11 milhões de ingressos e arrecadou R$ 30,2 milhões em julho de 2019.
2 – Tô Ryca 2
Estrelada por Samantha Schmutz, esta comédia abriu em 3 de fevereiro e teve um público de 526 mil ingressos, com um faturamento de R$ 8,63 milhões. No entanto, o primeiro Tô Ryca, que estreou em 2016, vendeu 1,13 milhão de ingressos, com uma arrecadação de R$ 14,8 milhões.
3 – Medida Provisória
Primeiro filme dirigido pelo astro Lázaro Ramos, o longa foi visto por quase 467 mil pessoas e obteve uma arrecadação de R$ 8,35 milhões até o fechamento desta matéria, graças a uma forte campanha nas redes sociais que lembrou a de Bacurau, em 2019. Ele ainda se encontra em cartaz em algumas cidades brasileiras, portanto, se você quiser vê-lo nos cinemas, é bom correr!
4 – Detetives do Prédio Azul 3: Uma Aventura no Fim do Mundo
Baseado na bem sucedida (e longeva) série infantil do canal a cabo Gloob, o terceiro filme dos Detetives foi visto por 430 mil pessoas, com uma arrecadação de R$ 8,23 milhões. É o segundo maior filme nacional para crianças do ano, porém, se comparado com seus predecessores (pré-pandêmicos), a queda fica evidente: o primeiro vendeu 1,21 milhão de ingressos em 2017 e o segundo, 1,32 milhão no final de 2018 e início de 2019.
5 – Eduardo e Mônica
A adaptação da clássica canção do Legião Urbana foi vista por 407 mil pessoas nos cinemas, com uma bilheteria de R$ 7,61 milhões. É o segundo filme inspirado em um hit da banda comandada por Renato Russo – o primeiro foi Faroeste Caboclo, visto por 1,5 milhão de pessoas em 2013.
6 – Juntos e Enrolados
Mais uma comédia na lista, este longa estrelado por Cacau Protásio e Rafael Portugal foi assistido por 250 mil pessoas e faturou R$ 4,3 milhões desde sua estreia em 13 de janeiro deste ano.
7 – Alemão 2
Primeiro filme de ação do ranking, Alemão 2 vendeu 41 mil ingressos e arrecadou R$ 790 mil. Este longa é sequência de outro lançado em 2014, que teve um público bem superior: 960 mil ingressos. O resultado de ambos, porém, exemplifica o quanto é difícil para longas de ação nacionais conseguirem boas bilheterias, ainda mais com o público tão acostumado aos hollywoodianos.
8 – Me Tira da Mira
Combinando ação e comédia, este filme foi visto por quase 36 mil pessoas, com uma bilheteria de R$ 649 mil. Seu maior destaque é trazer no elenco uma família de artistas famosos: protagonizada por Cleo, o filme também conta com seu pai Fábio Jr. e seu irmão Fiuk.
9 – A Jaula
Um suspense psicológico estrelado por Chay Suede e Alexandre Nero, que vendeu quase 23 mil ingressos e obteve um faturamento de R$ 395 mil.
10 – Meu Amigãozão: O Filme
Para fechar, temos a única animação da lista, que foi vista por 16,7 mil pessoas e arrecadou R$ 355 mil.
Vale ressaltar que, segundo a FilmeB, cerca de 6,4% dos ingressos vendidos em 2022 foram para filmes nacionais. Trata-se de metade do market share médio conquistado entre 2015 e 2019, quando a porcentagem de bilhetes vendidos para os brasileiros foi de 13,5%.
No entanto, ainda é uma grande melhora em relação a 2021, quando, no auge da pandemia, apenas 1,4% do share foi para o cinema nacional.
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