Como os jogos de God of War refletem o estado mental de Kratos
Algumas franquias de videogames não têm o luxo de se prolongar por várias geração de jogos. Estes podem incluir títulos como Sly Cooper ou Jak and Daxter. No entanto, os jogos que conseguem...
Algumas franquias de videogames não têm o luxo de se prolongar por várias geração de jogos. Estes podem incluir títulos como Sly Cooper ou Jak and Daxter. No entanto, os jogos que conseguem tal façanha às vezes podem aprofundar o propósito ou o desenvolvimento do personagem, alterando completamente a forma como eles operam.
Essa transição pode ser sentida melhor quando a franquia clássica God of Warevoluiu para seu título mais recente. Quando a saga de Kratos original foi lançada em 2005 no PlayStation 2, ela abraçou o gênero hack-and-slash. O título apresentava o vingativo Kratos, e os jogadores o controlavam em sua busca para matar os Deuses do Olimpo por forçá-lo a matar sua família.
Publicidade
Como personagem, Kratos era muito superficial e focado apenas em assassinar todos que atrapalhassem seus planos. Ao longo dos jogos, Kratos lutou de forma irregular e cheia de raiva. Suas Lâminas do Caos destruíram tudo em seu caminho e refletiram onde sua mente estava, pois ele se importava pouco com os inocentes.
No entanto, uma vez que Kratos saciou sua sede de vingança, o personagem mudou. Os fãs passaram oito anos sem Kratos até que sua história continuasse em God of War de 2018. No entanto, o Kratos que retornou era diferente, mais moderado. Com a mente calma e um filho para cuidar, ele não precisava mais da vingança que as lâminas representavam.
Publicidade
A jogabilidade também mudou, como se refletisse seu estado mental mais calmo. Em vez de cortar freneticamente os inimigos, Kratos lutou de forma mais metódica e com imensa força. Esse poder foi canalizado através de seu Machado Leviatã.
Publicidade
Enquanto as Lâminas do Caos carregavam a raiva na mente de Kratos, o Machado carregava uma calma e segurança, que ele levou anos para entender. Ao invés de balançar descontroladamente em qualquer coisa que andasse, o Machado Leviatã assegurava que um inimigo não duraria mais do que alguns golpes antes de cair.
Ele foi projetado para neutralizar, em vez de destruir e danificar tudo a sua volta, como eram as Lâminas do Caos. Enquanto este novo Kratos representava uma mente mais calma, sua Fúria Espartana ainda estava enterrada profundamente, e os jogadores ainda podiam acessar seu poder brutal.
Publicidade
Embora a jogabilidade pareça ter sido projetada para alguém que não seja Kratos, o personagem ainda seria forçado a retornar ao seu passado sangrento e usar as Lâminas do Caos novamente. No entanto, em vez de usá-los como uma arma de destruição, ele usou sua mentalidade mais calma para concentrar sua raiva de forma construtiva para proteger seu filho.
Publicidade
É um toque sutil adicionado ao jogo, mas mostrou o quanto Kratos mudou usando sua arma clássica. Outro toque único foi como os elementos dentro de ambas as armas representaram a mentalidade de Kratos. Em seus primeiros anos, Kratos foi alimentado por sua raiva e raiva e não mostrou sinais de descanso.
Seu estado de espírito era representado pelas chamas da Lâminas do Caos. No entanto, o Machado Leviatã presenteado a ele por sua segunda esposa está encantado com habilidades de gelo. Serve como uma representação de como Kratos desacelerou e se acalmou. No entanto, ele também se tornou mais frio com seu filho, Atreus.
Publicidade
God of War Ragnarok está chegando em breve. Mas resta saber se a jogabilidade se adaptará à mentalidade de Kratos como antes. Desde o fim do mais novo título, seu coração se aqueceu mais para o filho, e os dois se tornaram verdadeiros guerreiros. Kratos percorreu um longo caminho desde seus primeiros anos, e será emocionante ver aonde essa nova jornada o levará.
Mas e você, o que acha de tudo isso? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais!
Publicidade
Para mais novidades sobre o mundo dos games, fique de olho no Legado Plus.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.