Como o PS4 revigorou os protagonistas dos videogames; entenda

Como o PS4 revigorou os protagonistas dos videogames; entenda

Como o PS4 revigorou os protagonistas dos videogames; entenda

Desde o início dos videogames, protagonistas como Pac-Man, Mario e Sonic definiram a indústria. No entanto, nem todos os personagens principais carregam muita profundidade, deixando-os unidimensionais. Isso pode ser...

Como o PS4 revigorou os protagonistas dos videogames; entenda
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE



Desde o início dos videogames, protagonistas como Pac-Man, Mario e Sonic definiram a indústria. No entanto, nem todos os personagens principais carregam muita profundidade, deixando-os unidimensionais. Isso pode ser visto melhor nos jogos do Sonic, cujo objetivo principal é derrotar Eggman, mas carece de camadas ou exploração adicional em seu personagem.

 


    LEIA MAIS!

 

Essa maneira de pensar com os heróis dos videogames mais tarde cresceria e se adaptaria à medida que as histórias continuassem a evoluir. À medida que o PlayStation surgiu, personagens de jogos como Lara Croft, Spyro e Crash tornaram-se heróis domésticos entre os jogadores. No entanto, ao trazer consigo personalidades divertidas e distintas, esses personagens continuaram a não ter uma relação necessária no jogo como um todo. 


Com o passar dos anos, mais protagonistas começaram a se desenvolver como personagens realistas, possuindo problemas e falhas, como Nathan Drake de Uncharted e seu desejo incessante de encontrar tesouros ou Ezio de Assassin’s Creed IIu , que passou de um jovem problemático para um herói da Itália.

Na época em que os protagonistas do PS4 começaram a aparecer, sua influência começou a revigorar as franquias por meio de protagonistas relacionáveis ​​e humanizados. Um dos melhores exemplos disso é com Aloy de Horizon Zero Dawn. Criada em um mundo onde a humanidade foi praticamente extinta, Aloy luta contra criaturas mecanizadas enquanto procura um tesouro que não pode ser guardado, a verdade. 


Seu desejo de aprender mais sobre seu mundo a leva a descobrir a verdadeira razão pela qual a humanidade caiu e de onde ela vem no processo. O desejo de Aloy pelo conhecimento e seu senso de justiça refletem qualidades naturais que a maioria das pessoas tem ou se esforça para alcançar. 

Aloy é uma pessoa inerentemente boa que lembra aos jogadores a importância de fazer a coisa certa e nunca se contentar com nada menos do que a verdade. Outro herói que na verdade é um veterano da era mais antiga dos protagonistas de videogame é Kratos do God of War do PS4. 


Como o PS4 revigorou os protagonistas dos videogames; entenda

Quando o espartano apareceu pela primeira vez, ele era muito parecido com outros protagonistas da época, um personagem cujo objetivo era derrotar o inimigo usando sua força e tendências violentas sem muita exploração do personagem além disso. Com o mais novo God of War, a fórmula mudou para Kratos.

Como resultado, Kratos evoluiu de um herói brutal para um homem lutando para enterrar seu passado, evitando que isso afetasse sua capacidade de ser o pai que ele precisa ser para seu filho. Foi uma transição massiva para o personagem e mostrou como um tópico relacionável como responsabilidade ou paternidade poderia ser mesmo através dos olhos de um semideus espartano.

Na superfície, Ghost of Tsushima é uma história de origem sobre um homem que deve encontrar uma maneira menos honrosa de salvar sua cultura e, mais importante, seu povo de um exército invasor. Através de Jin Sakai, os jogadores veem como certas lutas são mais difíceis de superar do que outras. No caso do jogo, a luta gira em torno da responsabilidade e se é mais importante fazer a coisa certa do que fazer a coisa honrosa. 

A crise de identidade de Jin serve como a espinha dorsal emocional da história e é um sentimento que as pessoas podem entender, pois todos passam por situações semelhantes. Ghost of Tsushima leva essa luta ao seu ponto de ruptura ao fazer o jogador decidir a personalidade de Jin.

Desde o PS4, mais jogos fizeram seus protagonistas terem mais camadas do que se via no passado. Heróis como Kratos, Jin e Aloy mostram que, por mais impossíveis que pareçam seus mundos, as lutas com que lidam são reais. Como resultado, os protagonistas dos videogames se tornam mais humanos e relacionáveis ​​com os jogadores, e tudo atingiu seu ápice PS4.

Mas e você, o que acha de tudo isso? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais!

Para mais novidades sobre o mundo dos games, fique de olho no Legado Plus.

Créditos: CBR

© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL