Bilheterias EUA: Morte no Nilo tem estreia decepcionante
Será que, em pleno 2022, as pessoas ainda saem de casa para assistir no cinema qualquer outra coisa que não sejam super-heróis da Marvel e da DC, sequências de...
Será que, em pleno 2022, as pessoas ainda saem de casa para assistir no cinema qualquer outra coisa que não sejam super-heróis da Marvel e da DC, sequências de animações clássicas e um ou outro filme de terror? É o que Hollywood tenta descobrir, lançando no cinema uma variedade de longas para diversos públicos que, vez após outra, continuam sendo ignorados.
Neste fim de semana, chegaram às salas dois filmes que miram o público adulto: o suspense Morte no Nilo e a comédia romântica Case Comigo. Ambos arrecadaram abaixo do que seria o esperado nas bilheterias: o primeiro faturou quase US$ 13 milhões e o segundo apenas US$ 8 milhões entre sexta e domingo.
A performance decepcionante de Morte no Nilo é ainda mais triste, pois coloca em risco uma franquia promissora: a das adaptações dos romances de mistério de Agatha Christie comandadas por Kenneth Branagh. O primeiro filme, Assassinato no Expresso do Oriente, foi lançado em novembro de 2017, estreou com US$ 28 milhões e saiu de cartaz com ótimos US$ 103 milhões na América do Norte e US$ 249 milhões fora de lá para um total global de US$ 352 milhões – muito bom considerando que seu custo foi de US$ 55 milhões.
Já este Morte no Nilo, por outro lado, foi mais caro: US$ 90 milhões. Até alguns anos atrás, tamanho investimento se justificaria. Afinal, trata-se de um mistério do tipo “quem matou?”, com um elenco repleto de estrelas em um cenário exótico – a mesma fórmula que gerou o sucesso de Assassinato no Expresso do Oriente e Entre Facas e Segredos. Porém, depois da pandemia e da popularização do streaming, o público que antes iria até o cinema para assistir esses filmes agora prefere vê-los em casa em seu serviço de preferência.
Não é surpresa que a Netflix comprou os direitos das sequências de Entre Facas e Segredos. Com tantas opções em casa, para que ir ao cinema?
Outro gênero cuja viabilidade nos cinemas foi prejudicada pela Netflix é a comédia romântica. A empresa lança diversos filmes do gênero todos os anos, de modo que hoje em dia dificilmente algum longa do tipo vai bem nas bilheterias. Casa Comigo é estrelado por Jennifer Lopez e Owen Wilson, uma dupla que já fez sucesso (separadamente) em várias comédias nos anos 2000 e início dos 2010. No entanto, o novo longa estreou em terceiro nas bilheterias, arrecadando apenas US$ 8 milhões.
Para ser justo, seria um fim de semana complicado para qualquer filme. Afinal, o Super Bowl foi no domingo, desviando a atenção do público e portanto diminuindo a venda de ingressos para os cinemas. Além disso, Case Comigo também estreou simultaneamente no Peacock, o serviço de streaming da Universal.
Mesmo assim, Hollywood e seus investidores em Wall Street vão olhar para esses resultados e concluir que longas como Morte no Nilo e Case Comigo são mais viáveis de lançar direto para o streaming. Os cinemas se restringirão apenas a blockbusters como filmes de super-herói.
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