Bilheteria Brasil: Minha Mãe é uma Peça 3 ultrapassa Capitã Marvel e Coringa
Foi uma disputa apertada pelo posto de maior bilheteria do último fim de semana entre duas comédias, Jumanji: Próxima Fase e Minha Mãe é Uma Peça 3. No fim...
Foi uma disputa apertada pelo posto de maior bilheteria do último fim de semana entre duas comédias, Jumanji: Próxima Fase e Minha Mãe é Uma Peça 3. No fim das contas, embora o longa estrelado por Dwayne Johnson e Kevin Hart tenha faturado mais, o filme de Paulo Gustavo vendeu mais ingressos.
Minha Mãe é uma Peça 3, aliás, continua sua carreira meteórica nas bilheterias nacionais. O filme levou mais 530 mil pessoas aos cinemas em seu quinto fim de semana e arrecadou mais R$ 9,17 milhões. No total, ele possui nada menos que 9,87 milhões de espectadores e R$ 156,1 milhões em faturamento até domingo, deixando Capitã Marvel (R$ 146,8 milhões) no chinelo e praticamente ultrapassando Coringa (R$ 156,8 milhões) – se o longa já não superou a bilheteria do palhaço assassino da DC na segunda, certamente o fez na terça.
Isso faz de Minha Mãe é uma Peça 3 a terceira maior bilheteria para um longa lançado em 2019 (o filme saiu em 26 de dezembro, ainda que a maior parte de seus números tenham sido conquistados em 2020) e, aliás, a quarta maior da história do Brasil. À sua frente, apenas três sucessos da Disney, Vingadores: Guerra Infinita (R$ 238 milhões), O Rei Leão (R$ 266 milhões) e Vingadores: Ultimato (R$ 339 milhões). Obviamente, o filme é, de longe, a maior bilheteria para um filme nacional, deixando no chinelo o recordista anterior que é… Minha Mãe é uma Peça 2.
A Dona Hermínia também já foi vista nos cinemas por mais pessoas que os longas de Carol Danvers e Arthur Fleck, que venderam respectivamente 9 milhões e 9,75 milhões de ingressos. Minha Mãe 3 inclusive está a pouca coisa de superar Os Incríveis 2 (9,88 milhões) e se tornar o 15º maior público da história do Brasil.
Tendo ultrapassado os ingressos vendidos por seu antecessor de 2016 (9,32 milhões), o longa comandado por Susana Garcia já é o 5º filme nacional de maior público, atrás apenas de Dona Flor e seus Dois Maridos (10,7 milhões), Tropa de Elite 2 (11,14 milhões), Os Dez Mandamentos: O Filme (11,26 milhões) e o primeiro Nada a Perder (11,98 milhões). Mas, pelo visto, é apenas questão de tempo até que Minha Mãe 3 se torne o maior público do cinema nacional também.
O longa obteve um quinto final de semana similar ao de O Rei Leão (528 mil ingressos) e superior aos de vários longas de heróis como Ultimato (400 mil), Era de Ultron (386 mil) e Capitã Marvel (313 mil). Claro, na maioria dos casos dos blockbusters da Marvel, os fãs lotam os cinemas nas primeiras semanas, a fim de evitar spoilers e discuti-lo o quanto antes nas redes sociais. Por outro lado, Minha Mãe é uma Peça 3 é voltado para um público mais velho, o qual não tem o mesmo horror à spoilers – você consegue imaginar sua tia fã do Paulo Gustavo correndo aos cinemas para evitar que lhe contem o final da saga da Dona Hermínia? Dessa forma, esse tipo de comédias nacionais lançadas todo início de ano costumam ter um desempenho mais consistente, sem quedas muito bruscas ou números muito concentrados nos primeiros dias, do que os filmes americanos.
Claro, é notável que Minha Mãe 3 esteja obtendo tal consistência mesmo com números tão superiores à média geral do gênero. Basta notar que, apesar de seu público superlativo, o longa teve uma queda de apenas 34% em relação ao quarto fim de semana. A mesma coisa havia acontecido com o segundo filme, que aliás teve uma queda parecida na quinta semana, de apenas 30%.
Caso o longa continue desempenhando como seu antecessor, sairá de cartaz com um público de monstruosos 12,05 milhões de espectadores, ou 65 mil a mais do que o que Nada a Perder conquistou de forma pouco leal. Será uma disputa interessante entre Dona Hermínia e o Pastor Edir Macedo para ver quem fica com o recorde do cinema nacional.
E você, em quem está apostando?