Bilheteria Brasil: Animais Fantásticos 3 é a menor abertura da franquia em 10 anos
Décimo primeiro filme ambientado no Mundo Mágico criado por J.K. Rowling, Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore liderou as bilheterias brasileiras no último fim de semana. Publicidade ...
Compartilhe: Tiago
Publicado em 19/4/2022 - 23h15
Décimo primeiro filme ambientado no Mundo Mágico criado por J.K. Rowling, Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore liderou as bilheterias brasileiras no último fim de semana.
LEIA TAMBÉM!
-
Siga o Legado Plus no Google Notícias e não perca nada do universo pop!
-
Bilheterias EUA: Animais Fantásticos 3 é a pior abertura da franquia
-
Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore tem cenas pós-créditos?
O longa arrecadou R$ 19,3 milhões e vendeu 924 mil ingressos para as salas nacionais entre quinta e domingo. Contando com os números de segunda, Animais Fantásticos 3 possui um total de quase R$ 24 milhões e 1,18 milhão de público em cinco dias.
Se comparado com o público de abertura dos longas anteriores da franquia Harry Potter, Os Segredos de Dumbledore fica bem atrás. Afinal, trata-se da primeira vez desde O Enigma do Príncipe, lançado em julho de 2009, que um filme do Wizarding World vende menos de 1 milhão de ingressos em seu primeiro fim de semana. Isso também ocorreu com seu antecessor, A Ordem da Fênix, que saiu em julho de 2007.
Mas aí tem uma pegadinha: o único motivo pelo qual Enigma e Ordem tiveram primeiros fins de semana abaixo do 1 milhão foi porque seu lançamento oficial ocorreu numa quarta-feira, o que diluiu os resultados entre sexta e domingo. Desse modo, os dois fizeram “apenas” 873 mil e 978 mil ingressos no fim de semana em si, porém, se levarmos em consideração os números de quarta e quinta, Ordem e Enigma venderam respectivamente 1,54 milhão e 1,85 milhão de ingressos em cinco dias.
Desde então, os últimos capítulos da saga de Potter, As Relíquias da Morte – Parte 1 e Parte 2, estrearam normalmente numa sexta-feira (em novembro de 2010 e julho de 2011) e venderam 1,25 milhão e 1,55 milhão de ingressos em três dias. Já Animais Fantásticos 1 e 2 chegaram em novembro de 2016 e de 2018, após a determinação da Ancine de que as estreias cinematográficas passassem a ocorrer na quinta-feira. Seus públicos de estreia foram de respectivamente 1,3 milhão e 1,2 milhão em quatro dias.
Em resumo, Os Segredos de Dumbledore obteve o menor público de abertura da série Animais Fantásticos até o momento, bem como o menor do Mundo Mágico criado por Rowling, em quase 13 anos.
Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore é o novo capítulo da saga de Newt Scamander!
Dito isso, vale ressaltar que isso só ocorreu porque aqui no Brasil a franquia costuma ter estreias bastante fortes. Se deixarmos a comparação com a saga mágica de lado, a abertura de Segredos de Dumbledore foi muito boa para os padrões da atualidade.
Afinal, foi a segunda maior estreia do ano e a quarta maior desde a reabertura das salas no Brasil, perdendo apenas as de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (4,52 milhões), Batman (1,53 milhão) e Eternos (1,09 milhão), porém superando as de Venom: Tempo de Carnificina (876 mil) e Sonic 2 (827 mil).
Mesmo assim, os longas da franquia de Rowling não costumam ter desempenhos muito fortes após sua estreia – os mais recentes venderam em média 30% de seu público final só no primeiro fim de semana. Se ocorrer o mesmo com Animais Fantásticos 3, ele sairá de cartaz com pouco mais de 3 milhões de público, abaixo da média da saga mas ainda bastante sólido para os padrões pandêmicos.
Continue ligado no Legado Plus para saber todas as novidades do universo pop!