[ARTIGO] RBD: um marco na geração que superou o tempo
Muita gente se pergunta: como que o RBD ainda faz sucesso? E é exatamente isso que nós traz aqui para esse artigo:
Compartilhe: Mariana
Publicado em 24/1/2023 - 23h01
Nas últimas semanas, tudo o que se vê na internet é uma coisa: RBD. O grupo mexicano estava prestes a anunciar um possível comeback, que fez as redes sociais praticamente pararem. E, com esse ato de tantos fãs que estavam adormecidos, muita gente começou a se perguntar se o RBD ainda tinha tantos fãs assim.
E é onde a gente senta para refletir sobre algumas coisas, trazendo um pouco mais do amor desses fãs que atravessou o tempo e faz muita gente se questionar se ainda o grupo mexicano consegue mover multidões, mesmo depois de 15 anos da sua separação.
O RBD superou o tempo e ainda é um marco da nossa geração
Não dá pra negar que a novela Rebelde era uma sensação no SBT, já que com o fato de sempre exibir as novelas mexicanas, trouxe algo para uma geração conviva com a Malhação, mas que talvez ainda faltasse algo ali pra chamar a atenção. A narrativa do clássico mexicano era composta de assuntos que eram tratados como tabus para os jovens, como drogas, álcool, sexo e, além disso, o romance entre os casais da novela.
E claro, Rebelde se tornou um verdadeiro fenômeno, o que fez com que o RBD nascesse e virasse uma febre mundial. São milhares de fãs ao redor do mundo, que fizeram com quem um grupo latino virasse um grande sucesso no mundo inteiro. E é impossível mensurar o tamanho desse amor que muita gente sustenta até hoje. Pode ter sido uma coisa de 2006, mas até hoje se você pergunta, as pessoas vão se lembrar com um grande carinho do que foi o RBD.
A ideia de ter um grupo latino que estourou, quebrando barreiras, como o preconceito, em uma indústria que só visava o pop americano, já algo que prova muito a força do que o sexteto mexicano foi e é para uma geração, para o mundo da música. É inevitável, até hoje se você perguntar para as pessoas, muitas delas irão falar do RBD com um carinho enorme, a ponto de lembrar de todas as canções e citar trechos da novela.
O RBD foi a prova viva de que a música latina faz sucesso sim, que o amor quebra barreiras e, também, atravessa o tempo. Tanto a novela quanto o grupo musical são pontos importantes para lembrar do marco atemporal que foram para uma geração e que talvez seja bem difícil qualquer outro grupo latino chegar a este patamar. O que o RBD fez foi único, jamais visto em qualquer lugar: 50 milhões de discos vendidos ao redor do mundo, mais de 2,37 milhões de cópias de CDs vendidos só no Brasil, uma das bandas mais premiadas mundialmente e assim vai.
E é por isso que tantas pessoas ainda se lembrem com tanto amor, com tanta afeição e devoção. Porque o que o RBD fez enquanto grupo foi além de muita coisa para a época de sua existência e que resistiu com força ao tempo.
Isso nos traz a ideia de que nem mesmo dez, doze, quinze anos foram capazes de apagar o amor dos fãs pelo grupo. Não é a toa que muita gente esperou pelo momento em que estamos vivendo hoje: ver 5 de 6 integrantes originais do RBD em cima de um palco novamente, para fazer a alegria de muita gente. Então quando se perguntarem se o RBD ainda tem fãs, saibam que sim. Que mesmo já adultos, com trabalho e família, muitos fãs se lembram com devoção de cada um deles. Como uma parte querida e emocionante de suas vidas.
O RBD retorna aos palcos com a Soy Rebelde Tour para shows no Brasil em 17 e 19 de novembro, em São Paulo e no Rio de Janeiro. As vendas online serão feitas pela Eventim.
Continue aqui no Legado Plus para acompanhar todas as novidades sobre o grupo e o mundo da cultura pop.