A Baleia alcança bilheteria surpreendente no Brasil
Drama indicado ao Oscar A Baleia teve aumento de quase 40% nas bilheterias do Brasil no último fim de semana.
Compartilhe: Tiago
Publicado em 8/3/2023 - 23h30
A proximidade da próxima cerimônia de entrega do Oscar teve impacto bastante positivo na bilheteria de alguns dos longas indicados à estatueta deste ano, em especial, A Baleia.
O drama estrelado por Brendan Fraser arrecadou R$ 1,93 milhão e vendeu 73.4 mil ingressos em seu segundo fim de semana no Brasil. Ao todo, A Baleia possui R$ 4,37 milhões em faturamento e um público de 173 mil pessoas.
Mas o mais impressionante é que o longa cresceu 38% em comparação com sua estreia na semana anterior. É um feito que comprova que o boca a boca foi bastante positivo e mais pessoas estão vindo conferir a elogiadíssima atuação de Fraser.
Com isso, A Baleia agora é uma das maiores bilheterias no Brasil para filmes independentes indicados aos principais prêmios do Oscar deste ano (ou seja, excluindo blockbusters como Avatar: O Caminho da Água e Top Gun: Maverick).
Seu público é consideravelmente maior que os de longas como Triângulo da Tristeza (42 mil ingressos), Tár (45 mil), Os Banshees de Inisherin (68 mil) e Os Fabelmans (116 mil), porém abaixo do de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (270 mil). Este último, porém, teve a vantagem de estrear no meio do ano, antes das indicações. Conforme o buzz pelo longa cresceu, ele também retornou às salas escuras nas últimas semanas.
E como A Baleia conseguiu alcançar números tão acima de outros independentes deste ano? Simples: a presença de Brendan Fraser. Muitos cinéfilos atuais cresceram acompanhando o ator marcando presença em blockbusters de aventura e comédia como George: O Rei da Floresta e a trilogia A Múmia. Anos depois, a comovente história de retorno de Fraser, atingindo grande reconhecimento da crítica especializada, foi motivo o suficiente para muitos cinéfilos priorizarem A Baleia ao invés de outros dramas de Oscar que não carregam a mesma história de superação.
É uma grande vitória para a distribuidora especializada em cinema independente Califórnia Filmes, que trouxe A Baleia para o Brasil. Até antes da cerimônia, é possível que o longa alcance até 250 mil pessoas nos cinemas do país.
Continue ligado no Legado Plus!
[Fonte: Filme B]