Barbie já foi assistida por 10 milhões de pessoas no Brasil
Barbie se consolida como a maior bilheteria do ano e o maior público para um filme da Warner Bros no Brasil desde os anos 1970.
Sem nenhum grande lançamento para ameaçar sua liderança, Barbie se consolida como uma das maiores bilheterias da história do Brasil.
A comédia de Greta Gerwig encerrou a última quarta-feira com R$ 193,8 milhões de arrecadação e 10,1 milhões de ingressos vendidos. Trata-se da maior bilheteria do ano, à frente dos hits da Universal Super Mario Bros e Velozes e Furiosos 10.
Barbie é atualmente o 6º maior faturamento em reais da história do Brasil, logo atrás de longas lançados nos últimos cinco anos: Vingadores: Ultimato (R$ 339 milhões em 2019), Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (R$ 324 milhões entre 2021 e 2022), O Rei Leão (R$ 266 milhões em 2019), Avatar: O Caminho da Água (R$ 241 milhões entre 2022 e 2023) e Vingadores: Guerra Infinita (R$ 238 milhões em 2018).
Evidentemente, trata-se da maior arrecadação da Warner no país desde que o real foi implementado, à frente de Coringa (R$ 158 milhões em 2019).
Mas é no público que a situação de Barbie se torna mais interessante. Até onde existem dados disponíveis, apenas 18 filmes, incluindo a boneca da Mattel, conseguiram ultrapassar a marca de 10 milhões de ingressos vendidos para as salas brasileiras. O filme estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling atualmente é o 16º maior público da história do país.
Até então, o último filme lançado pela Warner a quebrar esta antes impensável barreira havia sido Inferno na Torre, que foi lançado em 1975 e vendeu 10,4 milhões de entradas para os cinemas brasileiros. Quase cinquenta anos se passaram e nesse período a Warner lançou franquias poderosas como O Senhor dos Anéis, Harry Potter e todos os filmes da DC, desde Superman: O Filme em 1979 até o recente The Flash… E, ainda assim, o único que conseguiu quebrar a marca dos 10 milhões foi Barbie.
Claro, é importante ressaltar que, hoje em dia, é muito mais comum ver um filme quebrando essa marca do que nos anos 80, 90 e 2000. Na época de Inferno na Torre, os cinemas eram de rua, os ingressos mais baratos e as salas bem maiores. Mas entre o final dos anos 80 e início dos 90, com a migração das salas para dentro dos shopping centers, ir ao cinema se tornou algo menos popular e mais elitizado, o que levou o número de ingressos vendidos por ano a cair drasticamente – o que não impediu os romances Ghost (10 milhões em 1990) e Titanic (16 milhões em 1998) de se tornarem sucessos monstruosos.
Ao longo dos anos 2000, o volume de público dos cinemas voltou a registrar crescimento e, aos poucos, ver um filme na telona tornou-se um evento mais popular, atraindo mais e mais pessoas. Em 2010, a barreira dos 10 milhões foi quebrada pela primeira vez desde Titanic pelo mega sucesso nacional Tropa de Elite 2. Em 2012, dois filmes estrangeiros chegaram lá: Os Vingadores e A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2.
Sim, a pandemia atrapalhou bastante, porém já em 2021 o feito foi repetido por Sem Volta para Casa e no ano seguinte por O Caminho da Água. Agora, Barbie também quebrou a marca dos 10 milhões, consolidando-se como o terceiro maior hit pós-pandêmico (e podendo passar para o segundo lugar caso supere o épico sci-fi de James Cameron).
Excluindo o ano atípico de 2020, desde 2018 temos pelo menos um blockbuster por ano (sendo três no caso de 2019: Ultimato, O Rei Leão e Minha Mãe é uma Peça 3) atraindo mais de 10 milhões de cinéfilos às salas nacionais. Será que Barbie será o único em 2023 a conquistar esse feito? Ou será que algum outro concorrente também terá a mesma chance?
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[fonte: Filme B]