Barbie já foi assistida por 10 milhões de pessoas no Brasil

Barbie se consolida como a maior bilheteria do ano e o maior público para um filme da Warner Bros no Brasil desde os anos 1970.

Barbie já foi assistida por 10 milhões de pessoas no Brasil

Barbie se consolida como a maior bilheteria do ano e o maior público para um filme da Warner Bros no Brasil desde os anos 1970.

Barbie já foi assistida por 10 milhões de pessoas no Brasil
WATCH ME DAAAAANCE
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

Sem nenhum grande lançamento para ameaçar sua liderança, Barbie se consolida como uma das maiores bilheterias da história do Brasil.




PUBLICIDADE



A comédia de Greta Gerwig encerrou a última quarta-feira com R$ 193,8 milhões de arrecadação e 10,1 milhões de ingressos vendidos. Trata-se da maior bilheteria do ano, à frente dos hits da Universal Super Mario Bros e Velozes e Furiosos 10.

Barbie é atualmente o 6º maior faturamento em reais da história do Brasil, logo atrás de longas lançados nos últimos cinco anos: Vingadores: Ultimato (R$ 339 milhões em 2019), Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (R$ 324 milhões entre 2021 e 2022), O Rei Leão (R$ 266 milhões em 2019), Avatar: O Caminho da Água (R$ 241 milhões entre 2022 e 2023) e Vingadores: Guerra Infinita (R$ 238 milhões em 2018).


Evidentemente, trata-se da maior arrecadação da Warner no país desde que o real foi implementado, à frente de Coringa (R$ 158 milhões em 2019).

Mas é no público que a situação de Barbie se torna mais interessante. Até onde existem dados disponíveis, apenas 18 filmes, incluindo a boneca da Mattel, conseguiram ultrapassar a marca de 10 milhões de ingressos vendidos para as salas brasileiras. O filme estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling atualmente é o 16º maior público da história do país.


Até então, o último filme lançado pela Warner a quebrar esta antes impensável barreira havia sido Inferno na Torre, que foi lançado em 1975 e vendeu 10,4 milhões de entradas para os cinemas brasileiros. Quase cinquenta anos se passaram e nesse período a Warner lançou franquias poderosas como O Senhor dos Anéis, Harry Potter e todos os filmes da DC, desde Superman: O Filme em 1979 até o recente The Flash… E, ainda assim, o único que conseguiu quebrar a marca dos 10 milhões foi Barbie.

Claro, é importante ressaltar que, hoje em dia, é muito mais comum ver um filme quebrando essa marca do que nos anos 80, 90 e 2000. Na época de Inferno na Torre, os cinemas eram de rua, os ingressos mais baratos e as salas bem maiores. Mas entre o final dos anos 80 e início dos 90, com a migração das salas para dentro dos shopping centers, ir ao cinema se tornou algo menos popular e mais elitizado, o que levou o número de ingressos vendidos por ano a cair drasticamente – o que não impediu os romances Ghost (10 milhões em 1990) e Titanic (16 milhões em 1998) de se tornarem sucessos monstruosos.


Ao longo dos anos 2000, o volume de público dos cinemas voltou a registrar crescimento e, aos poucos, ver um filme na telona tornou-se um evento mais popular, atraindo mais e mais pessoas. Em 2010, a barreira dos 10 milhões foi quebrada pela primeira vez desde Titanic pelo mega sucesso nacional Tropa de Elite 2. Em 2012, dois filmes estrangeiros chegaram lá: Os Vingadores e A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2.

Sim, a pandemia atrapalhou bastante, porém já em 2021 o feito foi repetido por Sem Volta para Casa e no ano seguinte por O Caminho da Água. Agora, Barbie também quebrou a marca dos 10 milhões, consolidando-se como o terceiro maior hit pós-pandêmico (e podendo passar para o segundo lugar caso supere o épico sci-fi de James Cameron).


Excluindo o ano atípico de 2020, desde 2018 temos pelo menos um blockbuster por ano (sendo três no caso de 2019: Ultimato, O Rei Leão e Minha Mãe é uma Peça 3) atraindo mais de 10 milhões de cinéfilos às salas nacionais. Será que Barbie será o único em 2023 a conquistar esse feito? Ou será que algum outro concorrente também terá a mesma chance?

Deixe o seu comentário aí embaixo!

[fonte: Filme B]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL